As 12 dicas que citaremos a seguir são muito valiosas, pois constatamos melhorias de até 300% em campanhas gerenciadas por nossa agência e conseguimos esse resultado sem fazer qualquer otimização ou alteração na campanha de Google Adwords. É importante frisar que qualquer otimização do Google Adwords realizada dentro da campanha, vai trazer na maioria das vezes um resultado positivo, porém essa melhoria de 300% foi atingida apenas seguindo o conceito de uma boa parte das 12 dicas descritas abaixo.
O que realizamos para triplicar os resultados dessa campanha, foi o lançamento de um novo site mais “clean” e responsivo, ou seja, o conteúdo foi adaptado para dispositivos móveis, tais como, celulares e tablets, e botões para ação (call to action – local onde você quer que o usuário clique para levar até a página da conversão ou então para que a conversão em si seja concluída. Visualmente ele pode ser parecido com um botão) bem definidos e com destaque nas páginas corretas.
A boa notícia é que mesmo que você não esteja pensando em trocar o seu site, você pode realizar ajustes pontuais para que esses resultados aconteçam, principalmente em sua página de destino ou pouso (landing page), ou seja, a página que o usuário é direcionado após clicar no seu anúncio do Google Adwords.
Existem diversas técnicas de otimização na internet para landing page, iremos listar 12 dicas que comprovamos na prática as melhorias para diversos segmentos. Confira:
1. Destaque o telefone de sua empresa em um local bem visível de sua “landing page”, geralmente no topo do site. Em muitos casos o cliente prefere tirar alguma dúvida via telefone do que ficar preenchendo formulários de contato. Além do mais essa forma de contato demonstra que sua empresa é real, ou seja, isso também gera credibilidade. É importante mensurar os resultados também contabilizando as ligações recebidas, essas conversões não vão estar detalhadas em seu painel, mas são de grande valia para o cálculo correto do ROI.
2. Destaque na página o seu serviço ou produto com informações bem precisas e claras, se possível, insira imagens para detalhamento. É imprescindível inserir um texto de forma resumida, a dica é utilizar palavras curtas e impactantes para chamar atenção em seus diferenciais.
3. Filtre os campos de seu formulário, quanto mais informações você solicita, menor será a sua taxa de conversão, ou seja, você receberá menos contatos. Evite pedir documentos pessoais como RG e CPF. A dica é conseguir apenas o nome e alguma forma de contato, os demais dados solicite via telefone.
4. A cor do botão (call to action) deve ficar em uma cor diferente para contrastar com a página, que em contra partida deve estar o mais legível possível.
5. Desenvolva uma versão de sua landing page que seja compatível com dispositivos móveis ( celulares e tablets )
6. O tempo de duração de uma visita obtida através de campanhas como a do Google Adwords, geralmente são muito rápidas. Caso o usuário não encontre rapidamente o que procura, irá desistir e sair do seu site, por isso, seja convincente com o seu conteúdo em apenas 5 segundos.
7. Pensando no conceito dos 5 segundos, não deixe nada importante escondido para que o cliente tenha que navegar para descobrir.
8. Ofereça uma oferta por tempo determinado para provocar o senso de urgência.
9. Crie um cupom de desconto exclusivo para compra de um produto ou serviço.
10. Caso você esteja realizando uma campanha de captação de contato (lead), ofereça gratuitamente o download de um e-book elaborado por sua empresa com algum treinamento específico ou dicas para que ele preencha o formulário.
11. Disponibilize depoimentos positivos e reais dos seus clientes. Não deixe de colocar o Nome, Cargo e Foto, isso gera mais credibilidade.
12. Mostre ainda mais credibilidade e segurança através de selos ou prêmios que sua empresa tenha conquistado, por exemplo, o selo do Google Partner. Esse selo identifica que sua agência é reconhecida pelo Google.