As ferramentas de marketing digital vem evoluindo mês a mês. Seus criadores apostam na tecnologia para otimizar o dia a dia de quem trabalha no mundo digital. E faz parte do nosso trabalho ficar sempre antenado para que possamos melhorar nossa produtividade com o auxílio delas.
Muitas pessoas nos perguntam sobre as ferramentas que utilizamos para realizar gestão de redes sociais da nossa agência, e por esse motivo criamos esse artigo e esperamos que vocês possam melhorar a produção de seu trabalho, a organização das suas tarefas e a comunicação entre todos os envolvidos, e dessa forma conseguir melhores resultados! 🙂
Trello
Bastante conhecido em empresas, o Trello é um organizador de tarefas e eventos bastante dinâmico e funcional. Sua organização pode ser feita da maneira que você quiser, podendo englobar o período inteiro de um projeto.
Nós da DDWB usamos o Trello para distribuir e monitorar tarefas e nomeamos as listas como: “Tarefas”, “Em Execução” e “Finalizado”. Cada funcionário possui um usuário e pode mover os “cards” de uma lista pra outra assim que as etapas forem concluídas. Inserimos também deadline das tarefas e integramos com nossos e-mails, para receber notificações.
É possível envolver usuários externos, como parceiros, fornecedores ou clientes para acompanhar e interagir em “Boads” específicos.
Google Drive
Com o Google Drive você é capaz de arquivar tabelas, formulários, Power Points, desenhos e até mesmo documentos do Word online, sem ter que usar a memória do seu computador.
Nós usamos o Google Drive para compartilhar com nossos clientes as planilhas com a grade de programação das publicações, bem como as artes que produzimos. Os clientes por sua vez, podem interagir e manipular informações sempre no mesmo arquivo que a gente. Isso evita que diversos arquivos diferentes fiquem circulando por e-mail, o que aumentaria muito a chance de erros e falhas.
Para utilizar o Drive, tudo que você precisará fazer será compartilhar o documento com a pessoa desejada e pronto, essa pessoa terá acesso imediato ao documento que você compartilhou.
Esse aplicativo dispensa apresentações, pois está entre as ferramentas de comuniação mais utilizadas do mundo, mas resumidamente O “Whatsapp” é um aplicativo de mensagens multiplataforma. Isso significa que você pode trocar mensagens com pessoas que não necessariamente possuam o mesmo modelo e marca de aparelho que você possui.
Essa ferramenta revolucionou a comunicação entre clientes e a equipe da DDWB.
Utilizamos o Whatsapp diariamente para agilizar nossa comunicação e aprovar peças gráficas. As possibilidades que temos são: Conversas rápidas com mensagens de Texto para troca de informações, mensagens de Áudio (que substituem ligações) e Interação entre várias pessoas ao mesmo tempo, com a utilização de Grupos para comunicação entre várias pessoas ao mesmo tempo.
Skype
O Skype é um dos melhores e sem dúvida o programa mais conhecido para conversas de voz e vídeo. Com ele você realiza conversas de voz em tempo real com uma ou mais pessoas simultaneamente.
Ideal para conversar com clientes que estejam em outra cidade ou mesmo em outro país, evitando também custos de telefonia. Utilizamos essa ferramenta para fazer conferências, e integrar na mesma conversa integrantes da empresa de departamentos diferentes e clientes. Essa ferramenta permite compartilhamento de tela, onde o receptor da conversa visualiza em tempo real o que você está fazendo no seu computador.
Dropbox
O Dropbox é um serviço de armazenamento em nuvem muito popular entre os usuários que oferece diversos recursos online, muitos deles ainda desconhecidos pela maioria. O aplicativo permite que o usuário acesse ou leia um documento mesmo quando o aparelho não estiver conectado à Internet (offline).
Para isso, basta marcar o arquivo como favorito. E esse é um dos principais atrativos dessa ferramenta, pois você visualiza e manipula os arquivos do Dropbox no seu computador em um diretório criado por um disco virtual. Aproveite essas facilidades e compartilhe arquivos entre funcionários e clientes.
MindMeister
O MindMeister é um sistema online que serve para organizar ideias na forma de mapas mentais. Os mapas mentais ajudam a criar e a desenvolver projetos com muito mais produtividade, pois suas ideias ficam organizadas de forma clara o coerente.
Em nossa agência, o sistema é utilizado para ilustrar a visão geral dos processos que envolvem a gestão de Facebook e Instagram, o que acaba facilitando a memorização por todos os departamentos envolvidos, organogramas, responsáveis, procedimentos, etc.
Hangout
O Hangout é um serviço de bate papo que realmente veio para ficar. Substituindo o Google Talk (que ainda é possível usar em outros serviços da empresa) o serviço ganhou destaque por permitir enviar fotos, emoticons inovadores e um sistema moderno e inovador de conversar em toda internet. Os hangouts tem a função de promover uma fácil conexão e interação entre pessoas. Por isso tem chamado a atenção, pela capacidade de substituir reuniões presenciais.
Nós utilizamos o Google Hangout para eliminar reuniões presenciais, pois isso se faz possível em muitas oportunidades. Muitas vezes uma conversa de 5 ou 10 minutos se torna útil para tirar dúvidas sobre o projeto, ou sugerir ideias novas. A ferramenta exibe imagens dos participantes em tela cheia, com excelente serviço de streaming, e com isso você se sente como se estivesse a frente do interlocutor. É uma ferramenta gratuita e permite não só reuniões virtuais como webinários (palestras online), pois é possível transmitir sua imagem para centenas de pessoas com a mesma eficiência.
Shutterstock
O Shutterstock, para quem não sabe, é um dos maiores bancos de imagens, fotos, vetores, ilustrações e vídeos. O site possui um acervo de mais 30 milhões de itens e é constantemente alimentado.
A DDWB é assinante do plano Professional. Essa ferramenta é peça chave do nosso departamento de criação, pois utilizamos imagens de altíssima qualidade e resolução, sem a preocupação de estarmos violando direitos autorais de algum designer ou fotógrafo.
Photoshop
A maior ferramenta de edição de imagens do mundo certamente é o Photoshop.
O Photoshop serve para edição de imagens em pixel, manipulando completamente a imagem e alterando o seu formato.
Usamos essa ferramenta para realizar montagens e efeitos em fotos, troca de cenários, retirada ou adição de pessoas ou objetos que estão nas fotos. Enfim, todas as artes que desenvolvemos para nossos clientes nas publicações das Redes Sociais são feitas com esse programa de edição. Ele também se faz necessário para produção de peças de emailmkt, banners para site, flyers, cardápios, cartões de visita, e etc.
Bit.ly
Bit.ly é um serviço online que permite encurtar o endereço de páginas da internet para quem utiliza redes sociais. Na verdade, o serviço substitui um link qualquer por um link bem menor e com extensão personalizada.
Na prática utilizamos o Bit.ly para transformar URLs extensas e taggeadas em URLs curtas e amigáveis. Um grande diferencial do Bit.ly comparado com outros sistemas de redirecionamento do tipo é que ele possui um serviço de trackeamento de cliques que mostra quantos cliques cada um dos seus redirecionamentos teve. Além de tornar o conteúdo com leitura mais fácil, também permite que as publicações fiquem mais clean, sem poluir o campo visual, valorizando o que realmente importa, o conteúdo.
Google Calendar
Dedicado à facilitar e otimizar as atividades do dia a dia, o Google Agenda é uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas que já fazem uso do pacote Google Apps for Business.
Com o Google Agenda, você organiza seu dia, recebe lembretes de eventos em sua caixa de e-mail ou celular, e ainda podem anexar arquivos ou documentos em seu evento. Em nossa agência isso ajuda muito para marcar reuniões com clientes, pois a disponibilidade de agenda não fica mais restrita a mim (Marcelo Rama), e outras pessoas ligadas a nosso departamento comercial podem acessar e marcar novos compromissos, sempre que necessário.
Dashlane
Dashlane é um aplicativo gratuito que salva dados de acesso e completa os campos correspondentes automaticamente quando for preciso. Disponível para Android, iOS, Windows e Mac, o app ajuda quem resolve muitos compromissos online e acessa diversos sites ao longo do dia.
O software gerencia todas as suas senhas, gera códigos seguros, armazena números da identidade e completa automaticamente todos os formulários que exigem essas informações. Isso possibilita logins instantâneos e uma navegação mais rápida tanto no smartphone quanto no computador.
Para quem trabalha com gestão de redes sociais, e controla muitas contas, como nós, sabe da importância de ter dados de login e senha salvos e com acesso fácil. Para não precisar buscar o login e senha das suas principais ferramentas, bem como das contas de Facebook e Instagram que você gerencia, esse software pode te ajudar muito.
Instamizer
Se você utiliza o seu Instagram para fazer negócios, existe uma ferramenta que precisa conhecer: o Instamizer. Este aplicativo vai permitir que você agende postagens, utilize várias contas ao mesmo tempo e ainda que faça uma edição de todas as suas fotos antes de publicar no Instagram.
O Instamizer além de agendar posts permite visualizar um relatório com dados de seguidores, comentar postagens, fazer publicações, seguir e curtir perfis de modo automático e tudo pelo seu desktop. A ferramenta é muito simples e objetiva.
Para agendar uma publicação por exemplo, basta selecionar a imagem, digitar a legenda com as hashtags e escolher a data para publicar ou publicar na mesma hora. Aqui na DDWB ela é fundamental para gerenciar diversas contas de Instagram pelo computador.
Adobe Bridge
Para quem ainda não sabe o Bridge é um software de gerenciamento de conteúdo e é instalado junto com os pacotes da Adobe Creative Suite. Por ser um software para gerenciar conteúdo, é isso que ele faz de melhor. Com recursos como colocar labels, classificar por estrelas, por tipos de arquivo e mais uma grande variedade de opções. Isso permite trabalhar com mais rapidez, pois você pode inclusive ver as miniaturas de todos os seus arquivos do computador.
Quem trabalha muito com arquivos PSD, como nós da agência DDWB, sabe que pelo visualizador de imagens do Windows, não é possível ver a miniatura do conteúdo desse arquivo, mas com o Bridge isso é possível, e agiliza muito o trabalho, identificando peças gráficas sem ter necessariamente que abri-las.
Stim Social
Com essa ferramenta você conseguirá fazer sua conta de Instagram crescer todo dia, toda hora. É de simples manuseio! Você basicamente precisa selecionar quais de quais contas e de quais hashtags você deseja receber seguidores. Simples assim.
Nunca mais passará na sua cabeça a possibilidade de comprar fãs fake. Nossa agência tem aplicado essa ferramenta para popular rapidamente contas de Instagram, aumentando consideravelmente o engajamento de pessoas qualificadas em cada uma das postagens que fazemos. Recomendamos fortemente por ser muito eficiente e custo baixo, conheça: bit.ly/influx-social
Iconosquare
Funciona, comparativamente, como o “Google Analytics” do Instagram. Entre os dados disponibilizados estão a quantidade de fotos publicadas, volume de likes e comentários no período de 28 dias, fotos com o maior desempenho, o dia e a hora em que os usuários estão mais engajados, os seguidores mais engajados, e o crescimento e perda de seguidores.
São informações que não teríamos condições de mensurar pelo celular, então aproveitamos essa ferramenta na DDWB para tomar decisões em relação a novas publicações, após analisarmos todas as métricas fornecidas pela ferramenta, assim como os melhores dias e horários para publicação. Além de todas essas possibilidades, também usamos o Iconosquare para acompanhar a atualizar nosso feed direto do computador ou smartphone.