28 de março de 2016 Marcelo Rama

Hoje em dia está tornando-se praticamente obrigatória a presença das empresas no Facebook. São muitas maneiras de criar um marketing de relacionamento com seus clientes e potenciais compradores, é possível divulgar seus produtos e serviços por meio de textos, fotos e vídeos, além é claro de poder promover eventos ou promoções com uma linguagem muito mais descontraída que normalmente seria usada em outros canais de comunicação.
Confira abaixo a listagem de 26 dicas mágicas para aumentar engajamento e interação com seus seguidores.

 

 

11) Conquiste fãs para sua página
Se você for novo no Facebook, dedique seus esforços para produzir conteúdo de qualidade a fim de que você aumente sua audiência e conquiste fãs que possam ver o seu conteúdo.

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22) Pense no Mobile
Hoje em dia não seria absurdo dizer que mais da metade das pessoas acessam o Facebook por celulares e tablets, por isso é fundamental que os textos existentes nas artes estejam em tamanho suficiente para que o usuário consiga realizar boa leitura na tela dos smartphones, e não somente na telas dos computadores.

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3) Objetividade
O Facebook não possui limitador de caracteres como o Twitter, mesmo assim você deve ser sempre claro e direto na mensagem. Você terá muito mais chances de sucesso se for objetivo e chamar rapidamente a atenção do leitor.

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44) Não tenha receio de arriscar
Se sua empresa aumentar os investimentos com anúncios, inevitavelmente você também aumentará sua audiência, pois no Facebook basta que um fã interaja com seu anúncio para que seus amigos visualizem essa atividade, ampliando muito as impressões.

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55) Seja criativo para divulgar
Não utilize seu anúncio somente para promover seu produto ou serviço. Você pode e deve publicar dicas, notícias, promoções e outros assuntos que gerem interesse do seu público e os fidelize.

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66) Trabalhe uma equipe
Se você realizar todo o trabalho sozinho, o processo poderá ser mais difícil. O Facebook permite que você conceda permissões para outras pessoas administrarem sua página.

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77) Cuidado com o tamanho das imagens
Verifique as dimensões exatas de cada imagem a ser utilizada antes de postar, pois é muito difícil decorar o tamanho de cada delas, uma vez que as possibilidades são muito variadas. São imagens de capa, perfil, postagens, além de diversos thumbnails.

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88) Escolha seu público
É possível utilizar as ferramentas do Facebook para definir exatamente o público que você deseja se comunicar. Selecione informações como Localização, Idade, Gênero, Local de Trabalho, Status de Relacionamento, Idioma, Educação, Interesses e muito mais.

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99) Coloque sua lista de e-mail no facebook
Uma excelente estratégia para fortalecer o contato com seus clientes é adicionar a sua lista de emails no Facebook, dessa forma seus anúncios terão maior engajamento e interatividade.

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1010) Criação de conteúdo próprio
Nunca crie uma página somente para divulgar seus produtos ou serviços. Para que sua página ganhe força e seguidores, você deve ser criativo e criar conteúdos próprios e interessantes, principalmente os títulos, pois se a manchete não for atrativa, a maioria dos usuários nem chegará a ler o restante do texto.

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11) Trabalhe com vídeo
Uma das técnicas mais atuais para prender atenção é a gravação de vídeo. Seus números estatísticos certamente aumentarão.

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12) Cuidado com o tamanho dos textos
O ideal é que seu anúncio contenha de 100 a 200 caracteres para não se tornar uma leitura cansativa.

 

 

 

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Japan --- the graph,overview --- Image by © 2/Yagi Studio/Ocean/Corbis

 

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13) Mensure seus resultados com relatórios

Os relatórios do Facebook são importantes para visualizar os posts que obtiveram maior sucesso, tanto com relação a quantidade de likes, quanto compartilhamento e engajamento em geral. Isso é muito importante para te ajudar a guiar o futuro da campanha.

 

 

 

Mobile hashtag horizontal concept on blue background

14) Use Hashags (#)
Mesmo não sendo tão forte quanto no Twitter, usar Hastags te ajudará a divulgar algum tema e principalmente promover uma campanha específica

 

 

 

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1515) Questione os usuários

Clientes gostam de ser ouvidos e expressar opiniões. Por isso, a partir de agora, busque saber a opinião dos usuários a respeito dos conteúdos de sua página. Faça perguntas simples, e provoque engajamento.

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1616) Interaja com conteúdo do usuário
Seus fãs gostam quando a empresa se aproxima do usuário. Repostar conteúdos publicados por clientes é uma boa estratégia de valorização dos seus clientes.

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1717) Aproveite os memes atuais
Sua campanha pode pegar carona com os memes do momento, eles te ajudam a trazer retornos rápidos. São fáceis de criar e populares, e podem te ajudar a ter êxito.

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Pen&question18) Não deixe nenhum comentário sem resposta
Para não jogar fora todos os seus esforços de campanha, sempre interaja com os usuários. Se você deixar algum usuário sem resposta, ele pode repercutir negativamente esse fato com outros usuários.

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1919) Humanize o conteúdo
Evite criar personagens ou qualquer outro recurso que afaste os usuários de você, responder em primeira pessoa é importante e tornará postagens mais atraentes.

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Wecker Zeit

20) Estude os horários certos para postagens
Os relatórios do Facebook te mostram quais são os seus picos de acesso, e se você aproveitar esses horários, as chances de aumentar engajamento serão grandes.

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2121) Aproveite as sazonalidades
Datas comemorativas como Páscoa, Dia dos Namorados, Natal e etc oferecem uma possibilidade de tematizar suas postagens. Os usuários naturalmente atrelam estas ações à felicidade, o que pode aumentar a aceitação do seu conteúdo.

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2222) Feedback dos usuários
Seus clientes tendem sempre a te dar sinais do que eles gostam, e o que não gostariam de visualizar no Facebook, isso te ajuda a definir sua estratégia e evitar polêmicas ou situações desagradáveis.

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2323) Não seja repetitivo
Sua intenção sempre será fidelizar o usuário na sua página, e por esse motivo, evite postar conteúdos repetitivos, isso desagradará seus usuários e fará com que sua página perca credibilidade.

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24) Monitore seus resultados
O Facebook permite que você teste diversas imagens, textos e targets para seu anúncio. Acompanhe de perto para evitar desperdício de dinheiro em anúncios com baixa performance.

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25) Torne seu seguidor um usuário VIP
Seu usuário certamente irá se sentir único e fidelizado se você publicar conteúdos únicos, que não são encontrados em nenhum outro lugar.

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26) Compartilhe sua felicidade e seja grato
Sempre que sua página atingir alguma marca expressiva, comemore junto a seus fãs e agradeça.Sua gratidão será bem vista perante os usuários.