Você gostaria de ser mais produtivo, aprimorar a presença digital da empresa e gerar mais leads para o departamento comercial? Então, chegou a hora de tirar todas as suas dúvidas sobre marketing digital.
Afinal, as marcas mais bem-sucedidas estão conseguindo engajar clientes, conquistar novas audiências e aumentar o faturamento com essa estratégia. Isso só é possível porque ficou muito mais fácil se aproximar e interagir com o consumidor.
Hoje, ele está conectado 24 horas: em casa, no trabalho, na fila de espera do médico, no shopping, em qualquer lugar. Seria loucura ignorar o fato de que a internet representa infinitas possibilidades de prospecção, concorda? Para saber mais, leia este artigo na íntegra!
1. Afinal, o que é marketing digital?
A partir da década de 90, as pessoas passaram a utilizar a internet para fazer pesquisas. Dessa forma, elas começaram a encontrar opções de serviços e produtos. Não demorou muito para as marcas investirem pesado em produção de conteúdo para atrair essa audiência sedenta por informação.
Assim nasceu o marketing digital: de uma necessidade de evoluir junto com o consumidor, que está mais informado, conectado e seletivo. Essa atividade é conhecida por um conjunto de ações que podem ser trabalhadas em diferentes meios digitais com a finalidade de promover empresas e produtos.
Entre as práticas mais utilizadas estão: publicar artigos em blogs, divulgar posts, vídeos e anúncios nas redes sociais, enviar newsletter (e-mail marketing) e outras.
2. Quais as vantagens do marketing digital?
Se você fizer uma lista dos objetivos que pretende alcançar no seu negócio, vai se surpreender com o fato de que o marketing digital é o caminho para buscar os resultados. Confira as principais vantagens de investir nessa ideia!
Eficiência na comunicação
A possibilidade de segmentar o público-alvo permite filtrar o perfil dos potenciais clientes de acordo com o objetivo das campanhas. Isso aumenta a eficácia na entrega da mensagem, além de garantir que os recursos sejam bem aplicados.
Outro ponto importante é que, no mundo virtual, não existem distâncias ou limites geográficos a serem percorridos. Ou seja, todo o conteúdo que você produz é visualizado em qualquer lugar do planeta por meio da internet.
Possibilidade de interagir com o público-alvo
O formato digital não é uma via de mão única. O usuário participa com visitas, curtidas, comentários e compartilhamentos. Ele pode entrar em contato com a empresa por diferentes canais, como chat, e-mail, formulário de contato ou outros.
Também é possível mandar uma mensagem de texto do próprio celular a qualquer hora do dia ou da noite, por exemplo. É por isso que as marcas conseguem interagir muito mais agora, pois o consumidor escolhe como, onde e quando dialogar.
Flexibilidade de orçamento
Se você tiver um bom planejamento e acompanhar os indicadores certos, é possível investir mais com menos. Essa flexibilidade acontece porque o marketing digital é dinâmico e possui muitas alternativas de divulgação.
Exemplo disso são os anúncios pagos. Com eles, você tem total controle sobre os gastos, acompanha os resultados em tempo real e ainda pode fazer alterações na hora em que achar mais conveniente.
Mais visibilidade para a marca
Como diz o ditado popular: “Quem não é visto, não é lembrado”. Por outro lado, a empresa que marca presença na internet, é ativa nas redes sociais, aplica técnicas de SEO e interage com os seguidores ganha uma enorme visibilidade.
Principalmente, porque ela aparece nos principais resultados do Google sempre que alguém faz uma busca relacionada. Você conhece oportunidade melhor que essa de aparecer para o seu público e ser notado?
Mensuração facilitada
Outro benefício do marketing digital é a mensuração de resultados. Desde o número de acessos, tempo de permanência no site até o momento exato em que a pessoa efetuou o pagamento ou abandonou o carrinho de compras: tudo pode ser medido.
Com as métricas certas, você tem a possibilidade de acompanhar os dados mais relevantes. Isso ajuda a avaliar se o investimento está dando o retorno esperado ou se os esforços devem ser direcionados para outras ações.
É claro que, antes, é preciso fazer um planejamento detalhado para escolher os indicadores mais alinhados com os objetivos do seu negócio. Assim, os números facilitam muito a tomada de decisões.
3. O que são os 8 Ps do marketing digital?
O marketing digital possui 8 elementos que influenciam a percepção do consumidor. Confira:
Pesquisa
O estudo do público-alvo é fundamental para saber a melhor forma de se comunicar, o tipo de conteúdo ideal e os canais mais apropriados.
Planejamento
O planejamento existe para que você não se perca no meio de tantas informações, pois é preciso ter propostas, metas e objetivos bem definidos.
Produção
Para gerar valor, é necessário entregar conteúdos verdadeiramente úteis para o seu público, independentemente dos canais escolhidos. Aqui entra em cena a parte da criação.
Publicação
Conteúdos relevantes devem ser publicados com um texto de descrição bem simples e objetiva para otimizar as buscas e atrair mais leitores.
Promoção
Depois de publicar, vem a fase de promover o conteúdo para atingir o maior número de pessoas possível. As duas ações devem seguir sempre juntas.
Propagação
Quando o cliente está satisfeito com uma marca, ele se torna um recurso extra de divulgação, pois interage mais e recomenda a sua empresa para amigos e parentes.
Personalização
No ambiente online, é possível conhecer o comportamento de compra de cada usuário e, assim, personalizar a mensagem de acordo com o perfil de público.
Precisão
É a mensuração dos resultados propriamente dita. Monitorar todos os dados mais relevantes para o sucesso de uma estratégia é prioridade.
4. Quais são os melhores canais para investir em marketing digital?
Agora que você conhece as vantagens e os 8Ps do marketing digital, chegou a hora de saber os canais que podem ser explorados. Confira estes:
Blog
Sem dúvidas, o blog é um dos canais mais importantes do marketing digital. É por meio dele que a sua empresa pode ganhar autoridade no mercado e transformar simples visitantes em clientes. Os custos de manutenção de um blog são extremamente baixos se comparados aos benefícios.
Mídia display
A mídia display são os anúncios gráficos ou banners que aparecem em sites e portais. Hoje, existem redes que distribuem os anúncios em diferentes sites. Assim, a negociação com cada um dos veículos se torna desnecessária.
Google AdWords
O AdWords é uma plataforma do Google para gerenciamento de publicidade. Com ele, anúncios são exibidos em forma de links patrocinados sempre que alguém faz uma busca relacionada com a palavra-chave em questão. Uma das vantagens dessa ferramenta é que ela se baseia em desempenho: você só paga se obter resultados.
O marketing por e-mail ainda é um dos canais mais eficientes de marketing digital: é barato e rápido. Por isso, se você ainda não tem uma lista de clientes e potenciais compradores, crie condições para ter o seu arquivo e aumentá-lo cada vez mais.
Redes sociais
Praticamente todo mundo tem uma conta nas redes sociais mais populares. Nesses canais, você tem que oferecer conteúdo interessante, com imagens de boa qualidade, que chamem a atenção do seu público.
Como você viu, o marketing digital é uma estratégia de vendas que requer conhecimentos e habilidades específicos. Por isso, não hesite em fazer parceria com uma agência especializada para ser bem-sucedido.
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