5 de maio de 2016 Marcelo Rama

O Snapchat permite compartilhar fotos, vídeos e funciona como um mensageiro também. Porém sabemos que não é tão intuitivo começar a utilizar, também tivemos um pouco de dificuldade de usar nas primeiras vezes, e por isso preparamos um pequeno guia sobre como compartilhar seu primeiro Snap ou História com seus amigos. Espero que essas dicas possam te ajuda a entrar nessa nova comunidade!

1. Inicie o Snapchat1

Após baixar o aplicativo na Google Play Store ou na App Store você precisa criar uma conta (ou usar a que você já tem). Para a criação da conta, é necessário fornecer um endereço de e-mail, criar uma senha e nome de usuário. Muita atenção no nome de usuário, porque é ele que irá aparecer para as outras pessoas, e você não poderá mudá-lo mais.
Após estar conectado no aplicativo, toque no fantasminha branco para ver as configurações, seu Snapcode e opções de amigos. Aproveite para criar uma animação simples para o seu Snapcode (o QRCode amarelo com o fantasma branco no centro), para isso, é só tocar nele e bater uma sequência de fotos.

espaco

22. Localize Amigos

Existem quatro formas de adicionar amigos no Snapchat:
1) Dando acesso aos seus contatos para que ele verifique quem já tem uma conta.
2) Por nome de usuário.
3) Pelo Snapcode.
4) Por proximidade.

O Snapcode funciona como um código de barras 2D, você pode tirar uma foto dele ou fazer um screenshot que o Snapchat lerá o código e adicionará o usuário. A função por proximidade precisa ser habilitada, e procura outros usuários que estejam próximos.

espaco

3. Como bloquear pessoas3

Por mais que seja um pouco chato, as vezes se faz necessário bloquear pessoas em qualquer rede social. O Snapchat permite bloquear usuário de duas formas:
1) Diretamente da tela Me Adicionou.
2) Da sua lista de amigos, apenas toque no nome, no ícone de engrenagem e em Bloquear.

espaco

44. Como gravar e enviar Snaps para Minhas Histórias ou Mensagem

O Snap tem duas opções, uma de gravar o vídeo com duração máxima de 10 segundos e enviar na Minha História para todos verem e outra de enviar uma mensagem particular que pode ser vista apenas uma vez. Para bater um Snap, é só tocar no círculo grande da tela inicial, para uma imagem, ou segurar, para vídeos.
A duração de cada gravação fica disponível por 24 horas em casos de vídeos publicados na Minha História e por mensagem este vídeo não ficará disponível após sua leitura.

Você pode também editar o Snap: toque uma vez na tela ou no ícone T é possível adicionar uma legenda ou texto curto, pressionando o ícone do lápis, você pode desenhar por cima da imagem, no ícone de adesivo, adicionam-se emojis. O ícone de X no canto superior esquerdo cancela o Snap.
Deslizando o dedo para o lado, você encontrará filtros, a velocidade na hora em que o snap foi tirado, a temperatura, o horário e alguns adesivos de cidade ou bairro. Para os vídeos ainda há outras três opções: câmera lenta, vídeo acelerado ou reverso.

Uma das mais recentes novidades do Snapchat são carinhas animadas, que mudam constantemente. Para acessá-las, é só trocar a visão da tela inicial para a câmera frontal (ícone superior direito ou dois toques rápidos na tela) e tocar e segurar onde seu rosto aparece na tela. Depois, é só escolher um e realizar a ação descrita na tela quando necessário (abrir a boca ou levantar as sobrancelhas).

Na parte de baixo da tela inicial você encontra 4 ícones.
1) O primeiro serve para marcar o tempo em que a imagem aparecerá para as outras pessoas, ou o som em vídeos
2) O segundo permite salvar o Snap
3) Terceiro adiciona automaticamente o Snap à Minha História (Snaps que todos os seus contatos podem ver)
4) O quarto permite que você decida se quer enviar para todo mundo e/ou para contatos específicos.

espaco

5. Como vejo Snaps dos seus amigos?5

Da tela inicial é só deslizar o dedo para a esquerda e você encontrará todos os Snaps postados como história pelos seus contatos nas últimas 24 horas, deslizando o dedo para cima durante um Snap, você inicia um chat com o amigo, e deslizando para baixo, encerra o Snap.
No topo está a Minha História, onde os Snaps que você publicou ficarão por 24 horas e de onde você pode baixá-los e ver quantas pessoas os viram e se alguém tirou um print. Logo abaixo, a seção Discover, que mostra alguns canais como MTV, Cosmopolitan, e o Ao Vivo, que mostra Snaps em grandes eventos, como o Ramadã, Ano Novo, Copa do Mundo, etc.
Ao deslizar o dedo para a direita na tela inicial, você pode ver os Snaps e mensagens que outros usuários mandaram diretamente para você, e pode responder com um Snap ou como mensagem de texto.

espaco

66. Sobre os screenshots (printscreen)

O Snapchat e conhecido também por ser um ambiente onde um certo tipo de foto é enviada, principalmente porque as imagens desaparecem depois de alguns segundos. Entretanto, é bom não esquecer que é possível sim tirar screenshots (printscreen) da tela normalmente, apenas lembre que ao fazer isso, o aplicativo avisará à pessoa que o print foi tirado, quem tirou e de qual Snap.
Aprendendo essas 6 dicas simples, você já estará apto a usar o snapchat e mostrar ao mundo o seu dia a dia, intimidades e muito mais! Aproveite!

, ,