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7 erros cometidos em mídia de performance que você precisa evitar

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  • 22 agosto 2017

Mídia de performance é um termo do marketing digital que foi criado para designar um tipo de anúncio que é pago com um valor predeterminado, porém, variável de acordo com o seu desempenho.

Por exemplo, o valor de um anúncio pode variar de acordo com a quantidade de vezes que foi visualizado em uma página, quantidade de cliques que recebeu e até mesmo a quantidade de leads que gerou.

Assim, o marketing baseado em mídia de performance deve ser altamente segmentado para que a comunicação atinja em cheio o público-alvo desejado, fazendo com que os custos com anúncios sejam reduzidos.

Devido à grande importância desse assunto, resolvemos escrever este artigo contendo 7 erros básicos que você precisa evitar quando trabalha com mídia de performance.

1. Não analisar os resultados de forma separada

A análise dos resultados obtidos através do marketing digital, quando feita de forma generalizada, pode esconder alguns dados incorretos que fazem o dinheiro investido ir pelo ralo.

Mesmo quando os resultados são positivos, podem haver algumas plataformas que tiveram um desempenho ruim ou abaixo do esperado e que poderiam ter seus anúncios desativados ou o seu orçamento diminuído.

Para que você entenda melhor, vamos ilustrar com um exemplo bem simples: suponhamos que você esteja com um ROI positivo em determinada campanha de marketing utilizando o Facebook Ads e Google Adwords.

Porém, apesar do resultado positivo da estratégia, o Google Adwords apresentou um ROI abaixo do esperado, desperdiçando o orçamento que poderia ser aplicado de outra forma.

Caso a análise fosse feita de forma generalizada, você jamais saberia que determinada plataforma tem uma performance ruim comparada com a outra.

2. Não analisar os relatórios de resultados

Os relatórios fornecidos pelas plataformas de anúncios em mídia de performance não podem ser entendidos apenas como um recurso extra, mas sim como uma ferramenta de análise fundamental na sua gestão de marketing.

A análise desses relatórios deve ser realizada de forma recorrente, verificando criteriosamente cada item que reflete no custo dos seus anúncios, realizando cruzamentos de informações diversas e comparando com os dados extraídos de outras plataformas.

3. Não acompanhar as suas campanhas de anúncios

A falta de acompanhamento é um dos principais erros cometidos por pessoas no marketing com mídia de performance.

Não raro, encontramos profissionais que colocam a campanha no ar e permitem que ela fique rodando por um tempo para somente depois de alguns dias avaliar o resultado geral.

Mesmo que uma campanha, analisada de modo global, dê resultados positivos, é possível reduzir ainda mais os custos com os anúncios, pois podem existir situações em que determinados dias da semana ou horários existem mais cliques, maior número de visualizações ou geração de leads.

Como na mídia de performance os custos dos anúncios são mensurados pela sua performance, é possível reduzir esses valores determinando os horários e dias de veiculação na plataforma.

Sendo assim, é fundamental acompanhar todos os anúncios diariamente para que você possa verificar as variáveis e extrair alguns insights com o objetivo de melhorar a performance da sua estratégia de marketing.

4. Não testar os anúncios

O erro descrito nesse tópico é muito comum entre os iniciantes no marketing digital. Como já foi mencionado, na mídia de performance o custo dos seus anúncios são mensurados de acordo com os resultados obtidos com sua estratégia.

Por esse motivo, é fundamental encontrar a melhor forma de comunicação para atingir o seu público, e não há forma mais eficaz de se fazer isso do que realizando testes.

Basear as informações que serão inseridas em seu anúncio em “achismos” pode prejudicar seriamente os seus resultados, fazendo com que você pague caro pelas propagandas.

Você pode testar, o texto, nível de linguagem utilizada (culta ou popular), imagens (se a plataforma permitir), dados demográficos, localidade, interesses ou palavras chaves.

O teste é a etapa fundamental em sua estratégia de marketing digital, portanto, separe parte do seu orçamento para realizar essa tarefa.

5. Não desativar campanhas que vendem produtos sem estoque

Se você pensa que os bons resultados em mídia de performance são alcançados apenas com estratégias realizadas no âmbito do Marketing Digital você está muito enganado.

Todos os setores da empresa devem trabalhar de forma integrada, e um deles é o estoque. Manter um anúncio de produtos que não existem em sua empresa, claramente é o mesmo que jogar dinheiro em uma fogueira.

Parece uma coisa boba, mas não é difícil de acontecer. Não raro encontramos anúncios rodando normalmente e quando você clica no link é direcionado para uma página onde consta a informação de que o produto não está mais em estoque ou não é comercializado, ou pior, sequer abre alguma informação.

6. Não atualizar o preço nas campanhas

Outro erro que acontece devido à falta de integração entre o departamento de marketing e os demais setores da empresa é a falta de atualização do preço de produtos em campanhas ativas.

Esse erro, além de fazer com que sua empresa perca uma venda, pode gerar sérios transtornos que envolvem a esfera jurídica.

Como o anúncio expõe determinado valor e a página de destino mostra outro, o seu cliente pode exigir que você venda o produto pelo preço anunciado, sob a pena de acusar a sua empresa de realizar propaganda enganosa para iludir ou ludibriar os clientes, mesmo que gerar esse tipo de dúvida não tenha sido proposital.

7. Não interpretar o cenário como um todo

Uma campanha que possui muitos cliques, porém, tem conversão igual a zero pode mostrar que as estratégias utilizadas ou a plataforma de anúncios escolhida foi ruim. No entanto, podem haver outras interpretações do mesmo fato.

Um exemplo muito simples é o caso de clientes que têm interesse em adquirir o produto, mas encontram dificuldades em navegar nas páginas do seu site, achar o botão do carrinho de compras e principalmente se sentir seguro em realizar uma transação com sua empresa.

Sendo assim, em se tratando de mídia de performance, é essencial analisar e entender cada movimento realizado pelo público de modo a não tomar decisões precipitadas que podem por fim a uma estratégia de marketing digital que tem potencial para gerar bons resultados.

Ao corrigir todos esses pontos é possível melhorar a maneira que você executa as suas campanhas e principalmente, o retorno que cada uma delas proporciona.

Gostou desse artigo sobre os 7 erros comuns cometidos em mídia de performance? Que tal aprender um pouco mais sobre o assunto? Então, leia o nosso artigo sobre como adotar a estratégia de marketing de conteúdo para o seu negócio.

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