7 ferramentas para facilitar a rotina de gerentes de marketing

18 de abril de 2017
PUBLICADO EM blog
18 de abril de 2017 Marcelo Rama

Diversas empresas em todo o mundo possuem rotinas bastante diferentes, mas para manterem a produtividade sempre em alta, nunca abrem mão de boas ferramentas para gerentes de marketing.

Com a correria do dia a dia, pode ficar difícil administrar tantas demandas quando se é um gerente de marketing. Felizmente, hoje em dia é possível contar com a ajuda da tecnologia para tornar diversos processos de trabalho muito mais fáceis e eficientes.

É uma questão de analisar o que cada uma oferece e avaliar as suas necessidades. O que funciona para outra pessoa pode não dar certo com você. Permita-se experimentar as possibilidades antes de tomar uma decisão definitiva.

Conheça 7 ferramentas para facilitar a rotina de gerentes de marketing!

1. Trello

Essa é uma das ferramentas para gerentes de marketing que mais se destacam pela versatilidade. Você tem uma tela onde pode criar várias listas e, dentro delas, inserir cards com textos, anexos e prazos. O Trello é gratuito e muito adotado para o gerenciamento de projetos, organização de ideias e comunicação interna.

2. Basecamp

Organizar as demandas do dia a dia com a equipe é uma das principais motivações para adotar ferramentas para gerentes de marketing. O Basecamp é pago e permite criar discussões sobre projetos, anexar arquivos, criar cronogramas, listas de tarefas e envia alertas por e-mail para manter todo mundo atualizado.

3. Google Alerts

Com a rotina corrida de um gerente de marketing, fica bem difícil estar por dentro de determinados assuntos na Internet. O Google Alerts é um sistema gratuito para receber e-mails assim que conteúdos com determinadas palavras forem detectados, algo que você pode configurar para procurar pelo nome da sua marca, produtos ou outro termo estratégico.

4. Slack

Comunicação interna é de vital importância em qualquer área. O Slack é a melhor solução para manter contato com a equipe, esteja ela presente no escritório ou remota. Nele, é possível se comunicar diretamente com outras pessoas e criar grupos de discussão. O Slack possui as versões gratuita e paga.

5. Runrun.it

Todo gestor deve ter consciência das etapas do trabalho que requerem mais e menos tempo da equipe. Portanto, uma das ferramentas para gerentes de marketing mais recomendadas é o Runrun.it, um contador de tempo que consegue categorizar atividades e gerar relatórios de produtividade bastante completos. O sistema é pago e possui 3 planos principais.

6. Scup

O que é dito sobre a sua empresa na Internet deve ser do seu conhecimento. Use o Scup para realizar pesquisas automáticas por todas as menções ao nome da sua marca para ter ideia da saúde dela no ambiente digital e poder criar oportunidades valiosas de interações com o público. O Scup é uma ferramenta paga.

7. Google Analytics

Em qualquer mercado, é essencial que gerentes de marketing tenham pleno controle sobre as métricas do site da empresa. Usando o Google Analytics, é possível conferir uma vasta seleção de números em tempo real — que correspondem às diversas ações executadas pelo público nas suas páginas. O Google Analytics é gratuito.

Ao implementar essas ferramentas para gerentes de marketing no seu dia a dia, você vai perceber uma melhora substancial na produtividade e na qualidade das entregas. Conte com a tecnologia como aliada na realização das suas tarefas para conquistar cada vez mais relevância em seu mercado.

Qual dessas ferramentas você pretende começar a usar primeiro? Conte para a gente nos comentários!