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Natal – Insights para você vender mais este ano

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  • 5 dezembro 2016

O Natal é uma das datas mais importantes para o comércio, tanto na aquisição de itens de uso pessoal quanto para presentear outras pessoas. Além disso, é quando os lojistas podem fortalecer o fluxo de caixa para o começo do ano seguinte.

No e-commerce, para trabalhar essa data e aproveitá-la ao máximo, é necessário começar a planejar-se antes. Assim como nas lojas físicas, no comércio virtual, o tráfego aumenta significativamente. Por isso, é preciso se estruturar, afinal, nada pior do que sua loja sair do ar em plena compra de Natal.

Com todas essas mudanças, os e-commerces que se adaptarem mais rápido vão conquistar o mercado em 2017. Portanto, o Google forneceu vários dados interessantes e as principais tendências para você priorizar e garantir sucesso no próximo ano. Confira abaixo:

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Em 2015 o Natal faturou 4 vezes mais que a Black Friday 5.8 Bi Vs 1.6 Bi

Continua sendo a data mais forte do e-commerce brasileiro

 

 

 

Sua participação no faturamento total do e-commerce também vem crescendo com consumidores cada vez mais represando suas compras nas datas sazonais:

12,2% ou R$ 3.5 Bilhões em 2013

13,2% ou R$ 4.7 Bilhões em 2014

13,9% ou R$ 5.8 Bilhões em 2015 (Participação do Natal no faturamento do e-commerce:)
* Fonte: Dados Ebit – Faturamento de Natal exclui Black Friday.

 

O interesse pela data começa cedo e bem antes de outras datas sazonais:

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E tem crescido nos últimos anos:

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81% dos internautas tinham intenção de comprar no Natal de 2015

Dentre as datas sazonais é uma das que tem maior intenção de compra
Fonte: Pesquisa de intenção de compra Natal Google/ IBOPE, 05/12/2015 1449 entrevistas.

 

 

 

Diferenças entre as datas:

> NATAL

Mais emocional

Hora de retribuir: Em 2015, em média 40% da intenção de compra nas categorias era para presentear

Timing Progressivo

As campanhas são direcionadas por um período maior. Normalmente, o varejo concentra seus esforços de Mídia no mês de Dezembro

Interesse Gradual

O interesse dos consumidores começa cedo e só termina próximo a data

——————————–

> BLACK FRIDAY

Mais impulsiva

Em 2015 foram 2.77 milhões de pedidos apenas em 1 dia

Campanha Agressiva, Timing Imediato

A maioria das ofertas acontecem em apenas 24 horas, os descontos dos itens chegam à 80% e atingem todas as categorias da loja

Aumento Repentino

As buscas disparam na semana da data, com consumidores na busca por promoções de curta duração

Fonte: e-Bit e Pesquisa de intenção de compra  Natal  Google/ IBOPE, 05/12/2015 1449 entrevistas.

As compras tem um aspecto emocional forte, já que se voltam mais para presentes, enquanto na Black Friday a compra é mais para uso pessoal

O Natal se associa com o ato de presentear

Associação de presente vs. datas sazonais (termos como “dar presente”, “comprar presentes”, “melhor presente”)

24% – Dia dos Pais

26% – Dia das Mães

48% – NATAL

 

 

Mais de 1/3 da intenção de compra em algumas categorias foi para presentear em 2015

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Fonte: Pesquisa de intenção de compra  Natal  Google/ IBOPE, 05/12/2015 1449 entrevistas
O comportamento de buscas também reflete um interesse maior por presentes

1) Tablets
Tablets para o público infantil ganham destaque

2) Artigos Esportivos
Bicicletas de aros menores crescem nas buscas

3) Smartphones 
Lançamentos voltam a ser buscados com força, enquanto na Black Friday mais antigos têm destaque

4) Moda
Roupas e calçados femininos ganham relevância, na Black Friday calçados esportivos são os mais buscados


Existe canibalização das vendas? Sim, mas ele é pequeno dentro do faturamento total da data

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As iniciativas das marcas e varejistas crescem com a proximidade do Natal, mas ainda perdem o princípio do interesse pela data, deixando de influenciar muitas decisões de compras

O esforço dos varejistas é progressivo e se concentra no offline. Se encontra desalinhado se comparado ao interesse dos consumidores

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Como a data é importante a pesquisa ocorre com antecedência, afinal:

57% – Mais da metade dos internautas considera o Natal a data com o maior gasto no ano 

61% – Dentro dos e-shoppers esse número é ainda maior

…para muitos produtos a procura no digital começa cedo e termina apenas na semana do natal

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O interesse e o tráfego nos sites é gradual, algumas categorias esquentam nas primeiras semanas e outras mais próximas da data

O interesse se mantém elevado nas primeiras semanas…

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… e itens mais específicos aparecem com mais força na segunda quinzena

 

Boas Vendas!

Mães
MM 25-49
42M de mulheres
35M estão conectadas
34M navegam no Google
32M no YouTube

Jovens
AS 18-34
79M de jovens
73M estão conectados
69M navegam no Google
65M no YouTube

Adolescentes
AS 13-17
26M de adolescentes
24M estão conectados
24M navegam no Google
21M no YouTube

Como no Natal é o cliente quem costuma procurar a loja, é desejável que o seu e-commerce já esteja na memória das pessoas de uma maneira positiva. Criar campanhas é importante, mas não é suficiente. É preciso divulgá-las, fazerem-nas chegar aos consumidores. Divulgue seus produtos, promoções, ofertas e ações especiais de Natal, mas entregue mais do que isso, ofereça conteúdo útil relacionado ao seu segmento.

As redes sociais também são um vasto campo a ser explorado durante o Natal. No entanto, vale ressaltar a importância de fazer investimentos e trabalhar com as publicações patrocinadas para atingir mais público qualificado e aumentar as chances de conversão.

Existe ainda a possibilidade de trabalhar com os links patrocinados, o que pode ser uma excelente saída, já que esse tipo de estratégia costuma dar retorno rápido. Em um curto espaço de tempo, considerando, nesse caso, o Natal, essa pode ser uma estratégia de linha de frente.

Porém, ainda há tempo para se planejar e fazer uma ação que atraia mais consumidores para a sua loja. As ofertas e promoções são boas alternativas para esse momento. Gostou? Aplique em seu negócio e conte para nós se seus resultados melhoraram! Qualquer dúvida, estamos à disposição! Caso precise de um suporte com relação a essa implementação, estaremos aqui para te ajudar!!

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