Bons produtos, preços competitivos e um serviço pós venda diferenciado podem não fazer diferença quando a experiência do usuário na loja virtual estiver prejudicada.
Muitos aspectos colaboram para esse quadro, o que pode fazer o empreendedor ficar perdido na hora de otimizar algum processo.
Neste artigo, vamos ajudar você a fazer um diagnóstico do seu e-commerce e descobrir se ele está atraindo ou espantando os seus clientes. Quer melhorar a experiência do público na sua loja virtual? Então, continue lendo!
Uma ferramenta de busca ajuda a reter clientes
Quando um cliente acessa a sua loja virtual, ele quer encontrar facilmente o que procura. É provável que, se isso não for possível, ele procure seu concorrente.
Contudo, muitas empresas esquecem esse detalhe e oferecem um motor de busca ineficiente. Melhore o seu motor de busca permitindo pesquisas salvas, ordenadas por preço ou itens mais vendidos e fornecendo resultados sinônimos.
Todas essas praticas são bons exemplos de como você pode aperfeiçoar a experiência do usuário na loja virtual e fidelizar clientes.
Um bom design melhora a experiência do usuário na loja virtual
Outro motivo que pode estar atrapalhando a experiência do usuário na loja virtual da sua empresa é o design. Esse é um aspecto fundamental para o seu e-commerce, já que a aparência é a primeira coisa que o cliente vai observar quando acessar o seu site. Então, atenção para a checklist!
- Um bom design é “clean”, sem muitas informações para não confundir o cliente;
- Um bom design deve ser intuitivo e facilitar a navegabilidade da loja virtual;
- Um bom design deve ser estético, bonito e valorizar o produto.
A apresentação do seu produto é fundamental
Diferente de uma loja física, não é possível interagir com o produto em uma loja virtual. Isso pode ser compensado com uma boa seleção de imagens. Evite usar filtros, seja honesto e tente transmitir para o cliente o que o produto pode fazer por ele. Apresente as imagens dentro de um contexto: se você vende camisetas, prefira apresentá-las em cabides ou vestidas em modelos, por exemplo.
Além disso, sempre que possível, conte com a ajuda dos vídeos para demonstrar melhor o que você esta vendendo.
O processo de check-out ajuda a fechar vendas
Como está a sua pagina de check-out? Sabia que ter uma boa página de finalização de pedido é essencial para otimizar a experiência do seu cliente e converter mais vendas? Um erro comum no e-commerce é o excesso de processos para fechar a compra. Por isso, fique atento!
- Seus formulários são facilmente compreendidos pelo cliente?
- O seu e-commerce dispõe de uma vasta opção de pagamentos?
- Sua empresa possui selos ou certificados de segurança?
- O seu e-commerce é adequado para dispositivos mobile?
Se você respondeu “não” para a maioria dessas questões, está na hora de rever a sua página de check-out.
Ter uma loja virtual responsiva é fundamental
O smartphone se consolidou como o meio de acesso preferido pelos brasileiros, sendo utilizado por 69% dos usuários em 2016, de acordo com o a Federação do Comércio do estado do Rio de Janeiro.
Se a sua loja não estiver tiver um site responsivo, as chances de afastar clientes são grandes. Então, verifique como anda a experiência do usuário na loja virtual nos dispositivos mobile, pois esse pode ser um diferencial para o sucesso das suas vendas.
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