Alinhar os departamentos de marketing e vendas é algo desejável para empresas dos mais variados segmentos do mercado. No entanto, essa é uma tarefa árdua, pois muitos desses profissionais não estão acostumados a trabalhar de forma conjunta, em prol de um melhor desempenho para a organização.
O lado bom dessa história é que, mesmo com atitudes simples, você pode conseguir uma incrível sinergia entre as duas equipes e isso, certamente, trará incríveis resultados em curto, médio e longo prazos. Quer descobrir como fazer isso? Então confira as dicas que preparamos a seguir.
1. Conheça bem o seu cliente
Essa dica pode até parecer pouco relacionada com a intenção de alinhar os departamentos de marketing e vendas, mas o fato é que muitas empresas não conhecem bem o perfil do seu público. Isso acaba atrapalhando a atuação das equipes, criando confusão tanto quando elas estão separadas como quando estão atuando juntas.
É fundamental ter informações detalhadas sobre os consumidores, de forma que todos os colaboradores possam atuar em sinergia para atender o consumidor padrão da empresa de acordo com suas ambições, preferências e demandas. Assim, todos poderão realizar um bom trabalho de captação e atendimento em pura sinergia.
2. Melhore a comunicação interna
Também não dá para alinhar os departamentos de marketing e vendas sem ter uma boa comunicação interna. Qualquer ruído no contato pode não apenas prejudicar o desempenho, como também contribuir para erros, retrabalho e, dependendo da gravidade da situação, até um desentendimento entre as equipes.
Para que isso não ocorra, você pode implementar algumas soluções interessantes. Estipular reuniões periódicas entre os dois departamentos, por exemplo, é fundamental. Outra alternativa de estratégia está em usar a tecnologia: aplicativos de comunicação podem ser uma excelente ideia para trazer mais dinâmica e entrosamento entre os colaboradores.
3. Prepare o cliente com ações alinhadas
Um dos grandes intuitos de alinhar os departamentos de marketing e vendas é fazer com que os clientes já cheguem bem trabalhados na hora do contato com o consultor. Para que isso aconteça, portanto, é fundamental oferecer materiais capazes de sobrepor as suas objeções e fazê-lo enxergar que o seu produto é exatamente o que ele precisa.
O papel do gestor nessa fase é saber ao certo como delimitar até que ponto vai o trabalho de uma equipe e em que etapa começa o trabalho da outra. O mais comum é que o marketing capte esse lead e passe-o para o time de vendas.
Vincule essas fases: os consultores podem ajudar a mapear o perfil do consumidor e, em parceira com o marketing, desenvolver conteúdos que engajem esse público com a organização.
4. Avaliem os resultados em conjunto
Por fim, uma forma de alinhar os departamentos de marketing e vendas é fazer com que todos avaliem os resultados de forma conjunta. Isso evita que um aponte o outro como o errado, ao mesmo tempo em que permite que esse seja um momento para realinhar os pontos negativos e salientar os positivos.
Com as informações de desempenho em mãos, você e seus times podem, por exemplo, alterar o discurso adotado na hora da venda, moldando-o para chamar a atenção para as soluções que você oferece, ou, então, realinhar as estratégias de merchandising e divulgação, fazendo com que as campanhas fiquem mais eficientes.
Essas são algumas formas de alinhar os departamentos de marketing e vendas! Gostou do conteúdo? Então siga nossas páginas no Facebook, Instagram e Linkedin!