O mundo digital está se inovando cada vez mais, exigindo das empresas as melhores estratégias para se comunicarem com eficiência com os seus consumidores. Por isso, o WhatsApp Marketing se transformou em uma ferramenta de grande importância para o sucesso das novas estratégias!
Atualmente, o aplicativo de mensagens instantâneas conta com mais de 1.5 bilhão de usuários ativos mensais a nível mundial. No Brasil, essa cifra chega a 120 milhões de contas. Por ter um alcance muito bom a um custo baixo, a ferramenta vem ganhando cada vez mais espaço em um mercado bastante concorrido, devido à chegada de novas tecnologias.
Pensando nisso, preparamos este manual completo com as principais táticas que você precisa saber para conquistar os melhores resultados com o WhatsApp Marketing.
Boa leitura!
O que é messaging marketing?
O messaging marketing engloba todas as estratégias desenvolvidas para incentivar o consumidor a desempenhar uma ação a partir da leitura de um texto divulgado por uma marca. No meio digital, uma das primeiras estratégias a aplicar essa funcionalidade foi o envio de e-mails.
Transmitir uma mensagem para o público é uma das maneiras mais efetivas para uma empresa compartilhar as suas ideias, promover a sua imagem e ganhar a preferência dos consumidores. Contudo, entender qual é a melhor forma de abordar o público-alvo e quais são as ferramentas em que os seus clientes mais estão conectados é essencial para começar.
O messaging marketing busca aproximar o relacionamento das marcas com os seus consumidores, gerando envolvimento e engajamento do público com o estabelecimento. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, essa estratégia também evoluiu e hoje é possível utilizar essas ações por meio de mensagens instantâneas, como é o caso do WhatsApp Marketing.
A principal ideia dessa estratégia é estar em contato com o consumidor de uma forma mais próxima, fazendo com que as empresas se façam presentes e importantes na rotina dos seus clientes. Dessa forma, é possível aumentar a presença de marca e oferecer soluções eficientes em um tempo de atendimento reduzido ao público.
Como funciona o WhatsApp Business?
O WhatsApp Messenger é um aplicativo de mensagens instantâneas que faz parte da vida de grande parte da população brasileira. Recentemente foi incorporada uma versão do aplicativo destinada a perfis comerciais, o WhatsApp Business.
O aplicativo conta com algumas funcionalidades diferenciadas e pode ser um ótimo aliado na hora de impulsionar o seu negócio e melhorar o relacionamento entre empresa e cliente. Com essa ferramenta, as empresas podem montar um perfil com foto, endereço do comércio, horário de funcionamento, descrição e até outros links de redirecionamento para mais visibilidade nas redes sociais.
O WhatsApp Business chega como uma promessa para quem busca inovar no Marketing Digital e gerar mais leads, possibilitando resultados mais satisfatórios dentro de sua campanha. Para utilizar essa ferramenta você precisará de um smartphone compatível com o aplicativo e um número de telefone válido para associar ao serviço.
Se você tem interesse no WhatsApp Business como uma ferramenta para melhorar o relacionamento e fidelização de clientes e otimizar o resultado de vendas, há uma série de dicas que precisam ser seguidas. Acompanhe!
Tenha atenção no planejamento
Quando você está lidando diretamente com o cliente, é preciso ter muita atenção com o processo de planejamento de marketing. Quando utilizamos o WhatsApp corporativo para entregar uma mensagem ao consumidor, é necessário estabelecer parâmetros sobre: o que entregar, como entregar e quando entregar.
Ninguém gosta de receber mensagens empresariais fora do horário comercial ou durante o tempo livre no final de semana — e muito menos quando é sobre algum material que não é pertinente para o seu próprio consumo. Por isso, devemos sempre traçar um perfil sobre quem vai receber essas mensagens e programar conteúdos pertinentes para serem enviados.
Por exemplo, é possível separar um dia de semana para avisar quando há disponibilidade de estoque de algum material, estabelecendo uma frequência que despertará o interesse do cliente. Ou também podemos estabelecer horários, de acordo com o resultado do estudo de métricas, analisando qual o melhor momento para enviar mensagens promocionais, por exemplo.
É muito importante não lotar o seu cliente de mensagens, pois isso pode gerar um rechaço pela sua empresa. Equilíbrio é essencial!
Aposte na criação de grupos
Quando criado com a finalidade correta, os grupos de WhatsApp podem ser uma ferramenta muito promissora dentro do seu meio corporativo. A possibilidade de integrar dezenas de usuários com interesses em comum permite a oportunidade de expandir o alcance do seu negócio.
Com os grupos criados e clientes segmentados, devemos estar preparados para oferecer alternativas relevantes para os consumidores. Uma boa opção é sempre oferecer descontos exclusivos para usuários dos grupos ou prioridade na divulgação de lançamentos. Permitir que o cliente sinta que está recebendo um atendimento exclusivo refletirá em um melhor resultado de vendas para sua empresa.
Você também precisará pensar em um espaço para atrair novos clientes. Oferecer benefícios e promoções exclusivas permitirá a chance de conquistar e fidelizar esse consumidor em potencial. Lembre-se sempre de engajar os clientes já fidelizados e as futuras aquisições com vantagens pertinentes para ambos.
Seja criativo
Em um mercado cada vez mais competitivo, aqueles que desejam se destacar precisam buscar inovações para chamarem a atenção de seus clientes. Por isso, usar a criatividade pode ser uma excelente ferramenta na geração de leads.
O consumidor atual não busca por mensagens repetitivas ou campanhas monótonas. Criar um conteúdo inovador é a chave para conquistar cada vez mais um público tão exigente. Elabore um material único, com uma linguagem mais despojada, e crie uma aproximação com o seu comprador. Essa técnica será responsável por atingir resultados mais satisfatórios.
Valorize os feedbacks
Criar uma rede de comunicação com seus clientes por meio do WhatsApp é uma maneira de trabalhar pontos a serem melhorados dentro de sua empresa. A versão corporativa dessa plataforma oferece uma funcionalidade que permite padronizar mensagens sobre o nível de satisfação com o produto e empresa que serão enviados ao consumidor final.
Esse mecanismo é valioso, pois disponibiliza a possibilidade da empresa estudar quais pontos estão exercendo um resultado e quais devem receber uma atenção especial e serem melhorados. Esse retorno proporcionado pelos consumidores, quando bem aproveitado, pode ser muito útil na hora de organizar novos projetos e melhorias para o conteúdo oferecido.
Quais as principais funções que devo utilizar?
Existem diferentes funcionalidades no WhatsApp Marketing. Elas devem ser estudadas para que cada empresa possa adaptar o aplicativo de acordo com os seus segmentos, objetivos e expectativas perante a comunicação da marca com o público.
Por isso, preparamos uma lista com as principais funções disponíveis no WhatsApp para que você possa aplicá-las em seu planejamento estratégico. Confira!
Criação de um perfil empresarial
Antes, o WhatsApp era voltado apenas para os usuários comuns, promovendo conversas em tempo real a partir de uma conexão com a internet no celular. No entanto, com o marketing digital se desenvolvendo em tempo recorde e as empresas buscando cada vez mais novas ferramentas para aprimorar a comunicação com os clientes, o aplicativo notou um nicho rentável.
Surgiu assim, o WhatsApp for Business, que permitiu às empresas a possibilidade de criar perfis corporativos, nos quais as marcas incluem dados da empresa como endereços, horários de funcionamento e e-mail de contato. Também, no futuro a plataforma pretende adicionar o Instagram Shopping em sua plataforma, permitindo a compra diretamente no aplicativo.
Tudo isso possibilita ao empreendedor uma maneira de aprimorar o relacionamento com o cliente, tornando a empresa mais acessível e apostando em um planejamento de marketing com uma inversão de capital baixa.
Uso do WhatsApp Web
A chegada de um WhatsApp para desktop era o que faltava para um melhor gerenciamento de informações. Essa funcionalidade proporcionou às empresas e aos usuários a possibilidade de acessar as conversas na tela de seus computadores e notebook.
Com isso, o público passou a contar com uma visibilidade mais ampla do aplicativo, além de as marcas conseguirem visualizar e manter o controle de estatísticas e dados.
Sendo assim, além de ser uma ótima vantagem para os usuários comuns, o WhatsApp para as empresas na versão Web permite uma melhor análise de desempenho da marca, permitindo um acompanhamento mais detalhado a respeito do desempenho das estratégias com os clientes.
Análise de métricas
Uma boa estratégia de marketing digital começa com um planejamento voltado para o público de cada empresa. Contudo, a única maneira de conseguir otimizar as suas estratégias é a partir do entendimento no momento de analisar os resultados dos investimentos — na busca por dados que possam proporcionar novos caminhos para uma otimização eficiente.
Nesse caso, com o WhatsApp Marketing, as empresas podem gerar relatórios das mensagens com dados sobre taxas de abertura, interação e conversão. Isso tudo permite uma boa leitura do desempenho dos envios e mostra os clientes mais engajados com a empresa.
Todas essas análises permitem estudos mais detalhados e promovem mais entendimento a respeito do público que está interagindo com a empresa, proporcionando novas chances de abordagem e o alcance mais preciso do objetivo delimitado durante a estruturação do planejamento de comunicação da marca.
Envio de mensagens automáticas
Também com a ideia de facilitar o planejamento de ações de uma empresa dentro do aplicativo, as empresas contam com a possibilidade de programar respostas para serem disparadas fora do horário comercial. Sem dúvidas, essa é uma das funções que mais chamam a atenção das marcas durante o uso do WhatsApp.
Muitos clientes entram em contato com as empresas fora do horário comercial. Isso acontece por conta da facilidade de comunicação com as marcas por meio das redes sociais e da internet. Sendo assim, contar com textos prontos que possam auxiliar o cliente a satisfazer a sua necessidade momentânea é uma ótima maneira de cativar o consumidor e promover mais engajamento com a conta.
Como usar o WhatsApp no marketing digital?
Agora que você já conhece um pouco mais sobre essas funções no maior aplicativo de mensagens instantâneas do mundo, preparamos um passo a passo com as principais estratégias que devem ser aplicadas na busca pelo sucesso digital da sua empresa!
Atração
O primeiro passo para aplicar estratégias de WhatsApp Marketing é atrair o público para que os consumidores entrem em contato com a sua empresa por meio do aplicativo.
Essas ações podem ser feitas de diversas maneiras, incentivando a jornada do cliente por um funil de vendas, por exemplo, com botões de mensagens instantâneas em seu site da web e divulgação do número de contato nas redes sociais a partir de publicações interativas, promovendo o engajamento dos usuários.
Uma das principais estratégias das marcas para atraírem o público até os seus contatos no WhatsApp é a partir da ideia de disponibilizar esse meio de comunicação como uma ferramenta de atendimento instantâneo. Isso acontece por meio de respostas ágeis e buscando solucionar as suas dúvidas e problemas em um tempo reduzido.
Outra maneira de obter os dados de contato do público é a partir da realização de cadastros em lojas físicas ou e-commerce, solicitando um número de telefone que futuramente possa ser utilizado como meio de comunicação entre a marca e o consumidor.
Vendas
Depois de atrair o público e contar com uma boa base de dados para aplicar as estratégias de WhatsApp Marketing, está na hora de incentivar o ciclo de vendas da empresa por meio de uma boa comunicação.
A partir da possibilidade de enviar mensagens personalizadas para diversos usuários com praticidade, o aplicativo permite que as empresas transmitam promoções exclusivas, anunciem descontos especiais em diferentes horários do dia e solucionem dúvidas dos clientes em tempo real.
Dessa forma, como o público está cada vez mais exigente quando se trata de atendimento rápido e praticidade, o WhatsApp se transformou em uma ferramenta essencial para atender às novas demandas do comportamento do consumidor.
Também, com ações cada vez mais integradas é comum que grandes empresas utilizem diferentes ferramentas para analisar o comportamento de cada consumidor e trabalhem com mensagens de direcionamento para compras específicas.
Isso acontece por meio de estudos e acompanhamento de cada cliente. Com base nas suas buscas e compras recentes, é possível oferecer produtos semelhantes ou lançamentos e, assim, influenciar na decisão de aquisição do público, promovendo as vendas usando o WhatsApp para se comunicar.
Fidelização
Além da atração e vendas, o WhatsApp pode ser uma ferramenta de sucesso para fidelizar os seus clientes. Quer saber como? É possível usar a criatividade e aproveitar a informalidade do aplicativo para ganhar a preferência dos consumidores.
Depois de atrair os usuários e incentivar as vendas por meio dessa ferramenta, está na hora de trabalhar para garantir que esses compradores se tornem fiéis aos seus produtos e serviços. Isso pode ser feito a partir de:
- elaboração de códigos de descontos exclusivos para o WhatsApp;
- divulgação de programas de fidelidade com brindes e produtos de presente depois de uma sequência de aquisições;
- sistemas de indicações nos quais a empresa pode incentivar os seus contatos a transmitirem suas mensagens a novos amigos dentro do aplicativo;
- envios de mensagens personalizadas de agradecimento após a finalização de uma compra, sistema que é possível graças à utilização de plataformas integradas.
Relacionamento
E por último, uma das melhores estratégias de uso do WhatsApp Marketing para as empresas é aproveitar o aplicativo para aproximar os relacionamento da marca com o público. Com a chegada das tecnologias e redes sociais, os usuários passaram a ver as instituições como parceiras, amigas e locais que transmitem confiança.
Sendo assim, atualmente uma das melhores maneiras de conseguir crescer no mercado é ganhando a preferência do público por conta do incentivo a um relacionamento amigável. Isso acontece por meio de estratégias de comunicação mais informais, que demonstrem a importância de cada cliente para a empresa e, claro, mensagens que sejam enviadas no momento ideal.
Na fase de melhorias do relacionamento, o WhatsApp Marketing deve ser utilizado como uma ferramenta de aproximação e construção de uma parceria com os clientes. Esse é o momento de trabalhar um atendimento personalizado, criar mensagens cativantes para aniversariantes e datas comemorativas, além de promover o engajamento com transmissões de conteúdos relevantes para o público.
Preciso de ajuda profissional?
Contar com profissionais qualificados pode ser o diferencial entre obter resultados satisfatórios dentro da sua empresa e não alcançar os seus objetivos. Quando você está planejando investir em estratégias de marketing e pensa em recorrer ao WhatsApp Business, ter o assessoramento correto é primordial para alcançar resultados expressivos.
As agências de marketing digital estão cada vez mais cobiçadas e a importância de contar com os profissionais certos está sendo valorizada pelas marcas. Por essa razão, listamos algumas das principais vantagens de elaborar as suas estratégias ao lado de pessoas que estão preparadas para as suas necessidades.
Contar com informações valiosas e ferramentas importantes
Existem inúmeras ferramentas importantes na internet, que fornecem dados sobre o comportamento do consumidor e muitas das grandes agências têm acesso a essas informações para os seus clientes. Sendo assim, se você deseja saber tudo sobre o público-alvo da sua marca, é hora de contar com os dados sobre como eles utilizam as redes sociais e quais são as suas principais buscas online.
Obter um cronograma de planejamento e ações
As agências estão preparadas para trabalhar com prazos e expectativas dos seus clientes. Por essa razão, muitas empresas confiam nesses profissionais para elaborarem todo o calendário de mensagens e programações de campanhas, além de confiar que tudo vai ser encaminhado corretamente de acordo com as datas esperadas.
Esse ponto é de extrema importância, uma vez que tira da marca a preocupação de contar com funcionários direcionados a essas ações, economizando e contando com uma equipe voltada para alcançar as suas metas.
Elaborar estratégias personalizadas
Com a expansão da internet, muitas ações deixaram de ser inovadoras e as empresas passaram a apresentar muitas estratégias similares, para públicos que nem sempre estavam segmentados corretamente. Essa desatenção pode prejudicar os investimentos em marketing digital e atingir consumidores que não têm interesse em seus produtos e serviços.
Ao contratar uma agência especializada, o time responsável pela marca vai elaborar uma estratégia de abordagem para o seu WhatsApp Business de maneira diferenciada. A linguagem escrita e o posicionamento da empresa, por exemplo, devem ser avaliados. Dessa forma, os usuários vão se identificar com a marca, o que estabelecerá um relacionamento de confiança e proximidade.
Garantir a originalidade
A criatividade é a alma do negócio e os profissionais mais criativos do mercado estão nas agências digitais. Afinal, não é fácil conseguir a atenção do público no meio de tanta competição online, certo? Diante de tantos compromissos, esses times vão trabalhar para que o consumidor consiga separar um tempo da sua rotina para se comunicar com a sua empresa por meio do WhatsApp.
Mensagens interativas, CTAs imperdíveis e engajamento inigualável são possíveis para todas as marcas, contudo é necessário contar com profissionais competentes na hora de colocar em prática as estratégias.
Trabalhar com profissionais imparciais
As agências veem a empresa como seus clientes e trabalham para alcançar os seus objetivos seguindo as estratégias de marketing e os seus aprendizados de anos de estudo e trabalho. Por isso, as suas ações nem sempre vão de acordo com o que os proprietários tinham em mente — por exemplo, o envio de mensagens para o público em um horário inapropriado.
Acompanhar os resultados e obter insights
As agências são especialistas em analisar dados para entender tendências e comportamentos. Sendo assim, depois de colocar em prática o seu planejamento com o WhatsApp Marketing, esses profissionais vão avaliar o desempenho do seu investimento.
A partir dessa avaliação, será possível entender como os seus clientes se comportam a partir das suas mensagens, avaliar os índices de engajamento, analisar as conversões e partir para estratégias que possam otimizar esses resultados na busca por alcançar cada vez mais objetivos planejados.
Neste texto vimos que o WhatsApp Marketing pode ser uma ferramenta essencial para o desempenho das suas vendas. Além disso, é possível engajar usuários, promover a comunicação mais eficaz da empresa e diminuir o tempo de atendimento aos seus consumidores. Sendo assim, não perca tempo e promova agora a utilização dessa ferramenta na sua empresa e aproveite os resultados que ela tem a trazer.
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