Administrar loja virtual: 6 razões para contratar uma agência

26 de novembro de 2018
PUBLICADO EM blog
26 de novembro de 2018 Marcelo Rama

Criar um comércio eletrônico vem chamando a atenção de vários empreendedores. Se comparado a uma loja física, as vantagens se perdem de vista. Porém, mais do que criar, é necessário manter uma boa sistemática para administrar loja virtual. Isso é o que realmente confere sucesso ao negócio.

Em razão da grande importância do gerenciamento, a contratação de uma agência especializada se mostra como uma ótima estratégia. Afinal, esse pessoal tem toda a capacidade técnica para estruturar o negócio e garantir os lucros.

Então, se você ainda tem dúvidas e quer descobrir se vale a pena ou não contratar uma agência para administrar loja virtual, este post vai ajudá-lo bastante. Listamos os principais motivos dessa contratação. Confira!

1. Contar com quem é expert no assunto

Administrar loja virtual, como falamos na introdução deste artigo, não é algo que deve ser feito de qualquer forma. É preciso ter experiência para conhecer e aplicar as melhores práticas, sempre buscando resultados mais atraentes. Para isso, contar com a experiência de pessoas especializadas no trabalho pode fazer toda a diferença.

Uma agência de destaque no mercado já executou esse serviço várias vezes, com clientes de diferentes áreas e nichos de mercado. Isso atribui uma grande experiência, conhecendo exatamente o que gera bons resultados e o que deve ser evitado.

Então, contando com uma agência, sua loja virtual estará preparada para receber o público com maior rapidez e eficiência.

2. Garantir uma maior usabilidade da plataforma

A sua loja virtual deve ser um ambiente completamente agradável ao público, oferecendo uma navegação intuitiva. Porém, também é necessário ter uma preocupação com a usabilidade da plataforma para os gestores. Afinal, por trás de um e-commerce de sucesso, há um time eficiente cuidando de tudo!

Cada recurso da plataforma deve ser planejado antes da criação, uma vez que mudanças no meio do caminho são mais difíceis e podem gerar outros problemas.

Uma boa usabilidade da plataforma permite que o gestor acompanhe as métricas, os efeitos de cada investimento, os resultados de testes e, claro, a performance do negócio. Além disso, quaisquer mudanças de layout, disposições de elementos ou algo que for feito na tentativa de otimização devem ser possíveis com facilidade.

3. Integrar o ambiente online com campanhas de alta performance

O setor de marketing de qualquer empresa, independentemente do tamanho ou do segmento em que atua, é fundamental para que a marca atinja bons resultados. Afinal, essa equipe é responsável por gerar as oportunidades e convertê-las em lucro.

Por isso, grandes estratégias são desenhadas e aplicadas. O marketing digital, por exemplo, contempla uma série de ações possíveis com alto desempenho, como investimento em campanhas nas redes sociais, aplicação na plataforma do Google AdWords, campanhas de e-mail marketing, marketing de conteúdo, entre outras.

No entanto, não adianta nada simplesmente tomar ações e não acompanhar como elas estão desempenhando. Senão, você pode investir dinheiro e tempo em uma técnica que não está gerando resultados, enquanto outras boas oportunidades são simplesmente deixadas de lado.

Então, a sua loja virtual deve estar totalmente integrada com as campanhas de alta performance. Ou seja, os gestores devem ser capazes de saber quantos novos clientes foram gerados a partir de uma determinada ação aplicada, o custo por essa conversão e, ainda, os indicadores mais específicos, como ROI, ROAS, ticket médio etc.

4. Mensurar todos os resultados do ambiente digital

Já que estamos falando de indicadores de desempenho, também chamados de KPI (Key Performance Indicators), vamos entrar mais a fundo na necessidade de mensurá-los ao administrar loja virtual.

Imagine que você tenha escolhido duas ações de marketing digital, como as que mencionamos no tópico anterior. Então, como saber qual delas está sendo mais eficiente? Qual está gerando mais clientes com um custo menor?

Os indicadores são capazes de mostrar como os seus investimentos estão desempenhando e, então, o que deve ser priorizado.

O ROAS (Return On Advertising Spend) é um dos indicadores fundamentais quando falamos de ações publicitárias. Ele mostra uma relação direta do quanto foi investido na ação e do retorno alcançado, sem levar em consideração os valores de salários, aquisição de ferramentas, entre outras coisas que já são consideradas no cálculo do ROI (Return On Investment).

Portanto, a sua plataforma deve ser planejada para que os indicadores de desempenho sejam facilmente encontrados e acompanhados pela equipe de gestão.

5. Oferecer uma melhor experiência ao público

Atualmente, o público se encontra totalmente exigente quanto às marcas que escolhe para comprar os produtos ou contratar serviços. Isso é devido, entre outras razões, à expansão do acesso à Internet.

Com um mundo cada vez mais conectado, as pessoas conseguem comprar em qualquer loja, com extrema facilidade. Pensando além, se você está no Brasil, pode até ser mais fácil comprar em uma loja da China do que ir até um shopping local, com todo o trânsito e a dificuldade de locomoção atual.

Então, o seu ambiente digital precisa ser criado com a preocupação em oferecer uma boa experiência ao público. A loja virtual deve proporcionar uma boa navegação, com elementos sincronizados. As informações devem ser facilmente encontradas, sem deixar qualquer dúvida ou preocupação.

6. Buscar sempre a otimização das estratégias

Por fim, ao administrar loja virtual, é sempre interessante analisar o desempenho regularmente para buscar estratégias de otimização. Afinal, otimizar significa melhorar os retornos alcançados a partir dos mesmos investimentos disponíveis.

Para isso, todos os tópicos anteriores devem ser alcançados, como o acompanhamento dos indicadores, a integração das campanhas de alta performance e a boa usabilidade da plataforma.

Portanto, como vimos ao longo do nosso conteúdo, contar com a ajuda de uma agência especializada para administrar loja virtual é a verdadeira receita do sucesso. Dessa forma, você contará com profissionais capacitados e poderá ter acesso a melhores estratégias e planejamento. Se você opta por criar e administrar a loja virtual sozinho, sem essa ajuda profissional, pode colocar seus resultados sob risco, dependendo de sorte, o que não é nada interessante, concorda?

Então, agora, entre em contato com a nossa equipe e veja como podemos trabalhar em parceria para gerar os melhores resultados para a sua empresa!