Na era digital, contar com uma presença online forte já não é mais uma opção para quem quer se manter relevante no mercado: é obrigatório. Sai na frente quem acompanha os hábitos de seus consumidores e utiliza ferramentas para atender às suas necessidades. Por isso, se você pretende alcançar o sucesso, é a hora de entender a importância do marketing digital para o seu negócio.
O marketing digital é um dos melhores instrumentos de que as companhias dispõem para aumentar seu alcance, engajamento, conversões e alavancar vendas. Inclusive, 70% das empresas no Brasil optam por colocá-lo em prática e já vêm observando os resultados da escolha.
Mas e você, ainda não acredita que esse tipo de marketing é essencial para otimizar os resultados e as estratégias do seu empreendimento? Entenda de vez qual é a importância do marketing digital e como escolher a agência ideal para o seu perfil!
O que procurar em uma agência de marketing digital para otimizar resultados?
Uma vez que o oferecimento de serviços de qualidade é obrigatório por parte das agências de marketing, as companhias devem buscar instituições que sejam capazes de fornecer soluções personalizadas para atenderem à sua demanda em específico, e que a relação seja completamente transparente enquanto durar.
O que faz da DDWB tão especial frente as demais agências do mercado é oferecer esse tipo de serviço e ir além: antes de começar a traçar qualquer estratégia, os profissionais da empresa estudam a fundo o cliente e seus valores, sua missão e seus objetivos para utilizar apenas ferramentas que se adequam às suas metas de mercado.
Para além de uma empresa de marketing digital, a DDWB é uma agência de resultados, já que dá valor ao customer success e deseja criar uma parceria frutífera com um acompanhamento de perto e um contato quase informal, fazendo com que o cliente fique plenamente atendido.
Quais são os benefícios trazidos pelas agências de marketing digital para as empresas?
Investir em uma agência de marketing digital pode trazer para o empreendedor um retorno que ele não encontra em outros lugares — sendo ainda 62% mais barato que a publicidade offline e gerando o triplo de leads — já que uma presença online bem colocada pode aumentar o alcance de anúncios, campanhas e trazer melhores resultados.
Uma boa agência explana para o cliente a importância do marketing digital para a instituição e sabe direcionar seus esforços para que o negócio construa seu público certo e consiga se comunicar com ele pelo canal apropriado no momento e da forma correta.
O alcance de uma boa estratégia de marketing digital é imensurável, já que com suas ferramentas o gestor pode acompanhar bem de perto o consumidor e ver o que ele colocou em seu carrinho, seu tempo de permanência no site, entre outros dados importantes.
A DDWB, por sua vez, gosta de utilizar a maioria dos canais disponíveis — google adwords, e-mail, redes sociais, native ads etc — para que se alcance uma comunicação mais acertada com o cliente, mas ainda respeitando seu momento de busca.
Qual é a importância do marketing digital e como uma presença online forte pode alavancar vendas e trazer bons resultados?
Em uma era completamente digital, é quase impossível para qualquer negócio, sobretudo, os que estão dando seus primeiros passos, sobreviver sem contar com uma presença online robusta, já que seu alcance fica bastante limitado e não há como mensurar precisamente seus resultados ou mesmo mudar o direcionamento da estratégia de maneira rápida quando necessário.
Garantir uma boa presença online, entretanto, vai muito além de criar um perfil em redes sociais e manter um site com domínio próprio em funcionamento: a empresa deve sempre alinhar seu planejamento estratégico ao branding e ao atendimento para fazer com que mais pessoas possam encontrá-la e, consequentemente, que haja maior consumo de seus serviços e produtos.
Uma presença digital eficiente é essencial para quem deseja aumentar sua performance e melhorar seus resultados também offline. Com o aumento da visibilidade e do alcance da marca, a tomada de ações de marketing estratégicas na rede pode amplificar o número de vendas.
Desse modo, investir em marketing digital compensa: as instituições que reinvestem mais de 25% de seu orçamento em ações que priorizam o conteúdo se consideram 30% mais bem-sucedidas que as demais.
Quais são as vantagens do marketing digital para empresas?
Que o marketing digital é importante para as empresas que desejam alcançar o sucesso, você já deve imaginar. Mas, afinal, quais são os benefícios oferecidos por essa ferramenta para o seu negócio? Confira a seguir!
Melhora a sua visibilidade no universo online
A cada dia, cresce a quantidade de pessoas que acessam a internet — não somente no Brasil, mas no mundo. Em terras brasileiras, por exemplo, esse número aumentou mais de 10 milhões entre 2016 e 2017, conforme mostra um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Dito isso, muitas empresas perceberam que fazer parte desse universo digital também pode ser uma boa solução para atrair mais clientes e, consequentemente, vender mais. A ideia foi tão eficaz que, hoje, é difícil encontrar uma organização de sucesso que não conte com uma boa presença online.
Outro ponto importante a se destacar, é que o comportamento de muitos usuários mudou com a chegada da internet. Isso porque antes de adquirir um produto novo ou contratar um serviço, boa parte das pessoas acessam os mecanismos de busca como o Google, para conferir quais as empresas podem suprir as suas necessidades. Todas essas tarefas, é claro, são possíveis com o uso dos computadores ou, principalmente, do smartphone.
Ao investir no marketing digital, você conseguirá aumentar essa visibilidade online e, principalmente, permitir que mais pessoas encontrem a sua empresa assim que surgir uma necessidade.
Atinge o público ideal e na hora certa
Outro benefício oferecido pelo marketing digital é a possibilidade de falar com a pessoa certa, na hora certa. Ao investir nessas estratégias, você conseguirá entender melhor quem é o seu público, quais as suas necessidades e preferências.
Com isso, ficará bem mais fácil produzir qualquer tipo de conteúdo que seja, de fato, relevante para esses usuários — diminuindo os riscos de ir parar na caixa de spam ou até receber um unfollow nas redes sociais. Em linhas gerais, os usuários atingidos pelas suas ações se sentirão satisfeitos com os conteúdos recebidos e terão vontade de continuar estreitando as relações com a sua empresa.
O mesmo raciocínio vale para o momento em que esses conteúdos chegam até o usuário. Com o marketing digital, você saberá exatamente qual é a hora certa de interagir com um cliente, sem precisar ser invasivo ou inconveniente. Juntas, essas ações permitem que toda a sua estratégia seja mais efetiva e certeira, o que aumentará os frutos a serem colhidos com o passar do tempo.
Garante um diferencial competitivo
De uns anos para cá, abrir uma empresa se tornou um processo menos burocrático e mais acessível para a população brasileira. Para se ter uma ideia, em 2018 o número de empresas abertas chegou a mais de 1 milhão, ultrapassando, inclusive, o auge nacional, que foi em 2010.
Por conta disso, também houve aumento da concorrência no mercado, e para conseguir atrair clientes e continuar vendendo bem, as marcas precisam sempre estar um passo à frente de quem atua no mesmo setor. A boa notícia é que com o marketing digital, você consegue facilmente alcançar esse diferencial competitivo.
Assim que a sua organização adotar as estratégias dele, você conseguirá criar conteúdos relevantes para o público, aumentará a audiência e fará com que os seus produtos ou serviços fiquem mais conhecidos no mercado.
Além disso, com a presença online, as empresas conseguem se aproximar com mais facilidade do público, já que a comunicação pode ser desenrolada apenas com uma mensagem através do chat.
Conta com um excelente custo-benefício
Todo mundo gosta de economizar — e você, sendo um empresário, não pensaria diferente. Por isso, trouxemos aqui outra razão para que a importância do marketing digital seja cada vez mais notada pelos gestores: a economia.
Diferente das mídias tradicionais, como a propaganda na televisão, jornal ou rádio, essa ferramenta permite que você desenvolva toda a sua estratégia gastando pouco ou muito menos do que precisaria para investir na mídia offline.
O melhor é que menos utilizando um valor razoavelmente baixo, o seu retorno é garantido, fazendo com que os ganhos financeiros do seu negócio só aumentem.
Qual é o momento certo de contratar uma agência de marketing digital?
Até aqui, você já deve ter compreendido sobre a importância do marketing digital para empresas, correto? Porém, ainda que muitos gestores entendam essa relevância, alguns não sabem qual é a hora certa para contratar os serviços de uma agência especializada no segmento.
Se esse for o seu caso, fique tranquilo. A seguir, listamos algumas situações que devem ser analisadas com cuidado. Observe!
A equipe não é capacitada
Para conquistar bons resultados não basta entender o que é o marketing digital — é necessário conhecer a fundo esse conceito. E não apenas isso: os profissionais da área precisam ser especialistas no assunto e desenvolver algumas habilidades específicas para a função.
Infelizmente,a única maneira de conseguir esse resultado é respirando marketing digital 24 horas por dia. No entanto, uma empresa que não atua na área, dificilmente conseguirá exercer essa tarefa e, por isso, o mais recomendado é procurar os serviços de uma agência capacitada.
O alcance de bons resultados não se concretiza
Pode parecer frustrante, mas acredite: isso pode acontecer. Em determinadas situações e, apesar de todos os passos serem seguidos, é comum que algumas empresas simplesmente não consigam atingir bons resultados e o retorno dos investimentos continuam sendo baixo.
É claro que você não deve insistir no erro. Por isso, considere contar com uma ajuda especializada para contornar um problema. Somente um profissional experiente no assunto consegue identificar qual o principal erro e alinhar as estratégias da melhor maneira possível.
As suas estratégias não saem do papel
Você já sabe tudo sobre a importância do marketing digital, desenvolveu um blog, montou um perfil impecável nas redes sociais, mas nada está sendo feito. O blog continua sem receber novos posts, as redes sociais estão sem atividade e as estratégias de e-mail marketing foram simplesmente esquecidas.
Quando isso acontecer, não tenha dúvida: é hora de contratar os serviços de uma agência especializada. Somente assim será possível colocar as ideias em prática e começar a correr atrás das oportunidades no mercado.
Como a DDWB orienta os gastos do cliente em relação às campanhas pagas e ao marketing digital?
Quando se trata de clientes que sabem a importância do marketing digital e,por isso, já têm um histórico de campanhas ativas, a DDWB embasa suas ilustrações em números reais, enquanto no restante dos casos ela faz um estudo profundo do negócio e de suas estatísticas para criar levantamentos e previsões.
Ao mesmo tempo, a agência se preocupa em fazer análises completas sobre o número de conversões e ROI (retorno sobre o investimento) a fim de manter o investimento em marketing digital financeiramente saudável, não permitindo que ele alcance ou ultrapasse o lucro com o próprio produto, por exemplo.
Feitos os cálculos e obtendo-se um resultado preliminar quanto ao retorno dos gastos, a DDWB mostra para o parceiro quanto cada conversão custou e o auxilia a compreender se o valor despendido valeu ou não a pena. Em caso positivo, mantém-se a operação e, em caso negativo, a agência pensa em novas maneiras de atingir o público a partir do marketing digital.
Quais são os diferenciais da DDWB e por que contratá-la?
A DDWB acredita que sua evolução está intimamente ligado ao sucesso de seus clientes, de forma que ações bem-sucedidas são o que a movem e o motivo pelo qual faz questão de acompanhar bem de perto seus processos de marketing. Um de seus diferenciais está em suas certificações, já que é Partner Premier do Google, sendo uma das únicas 100 agências das 15 mil do país que contam com a credencial.
Manter uma equipe de excelência em sua folha de pagamento também é uma de suas preocupações, uma vez que conta com um programa de incentivos para que os colaboradores busquem novos cursos, certificações e tragam seu know-how para o dia a dia da agência.
O objetivo principal da agência atualmente é trabalhar para manter um atendimento de qualidade e oferecer serviços acima da média com o menor custo possível. Para isso, a DDWB optou por manter gerentes de sucesso em seu quadro, sendo eles responsáveis por acompanhar os clientes em cada etapa do serviço e sanar dúvidas ou preocupações.
O envio de feedbacks diários de ROI, retorno de receita, novos leads e planilhas de estimativas, permite que se crie um contato muito mais próximo e informal com o cliente, que pode acompanhar de perto o passo a passo do tratamento de seu caso — uma estratégia de sucesso, já que a DDWB jamais teve citações ou reclamações no site Reclame Aqui em seus 13 anos de vida.
E então, compreendeu de vez a importância do marketing digital para a sua organização? Entre em contato conosco e veja o que o time de profissionais qualificados da DDWB pode fazer pela sua empresa!