Aprenda a fazer um planejamento de marketing digital em 8 passos

18 de março de 2019
PUBLICADO EM blog
18 de março de 2019 Marcelo Rama

O planejamento de marketing digital é uma das principais etapas para uma campanha de sucesso. Por essa razão, é muito importante começar 2019 com o pé direito e com a sua empresa estruturada para alcançar os objetivos esperados no ano novo.

Em uma sociedade cada vez mais conectada, construir uma autoridade no espaço digital é um objetivo importante para conquistar os consumidores e melhorar os resultados de uma empresa.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para mostrar o passo a passo sobre como planejar boa estratégia para obter mais presença online e garantir o sucesso nas plataformas digitais!

Qual é a importância de um bom planejamento?

Mesmo com diversas funcionalidades as campanhas digitais demandam estudo e pesquisa, uma vez que as empresas necessitam conhecer muito bem o seu público-alvo e objetivos antes de investir na internet.

A partir do planejamento as organizações conseguem identificar as suas necessidades, metas, oportunidades e definir pontos importantes para conquistar o sucesso almejado com uma campanha.

Outro ponto importante é que utilizando um plano estruturado corretamente, as empresas conseguem ficar menos vulneráveis a crises econômicas e são capazes de superar dificuldades financeiras, pois suas estratégias continuarão rendendo resultados com clientes.

Um dos principais motivos que tornam o planejamento tão importante é a segmentação de uma campanha utilizando marketing digital; devido à tecnologia envolvida nessa estratégia as marcas conseguem determinar especificamente quem deve, ou não, receber as suas ações.

Por essa razão as empresas precisam contar com um conhecimento completo sobre o seu público-alvo; caso contrário, o investimento atingirá outros usuários que não estão interessados no setor no qual a companhia atua, deixando de gerar resultados importantes.

Como fazer um planejamento de marketing digital?

Agora, é a hora começar a estruturar a sua empresa para 2019. Dessa forma, será possível planejar e garantir que as metas estipuladas sejam alcançadas da maneira correta e sem imprevistos ou investimentos desnecessários. Confira 8 etapas para um planejamento eficaz.

1. Faça pesquisas

O primeiro passo é coletar informações; os dados são essenciais para embasar as estratégias selecionadas na sua campanha de marketing digital. Com números é possível sustentar as razões pelas quais essas ações foram criadas e quais as justificativas para que o investimento tenha sido realizado em determinadas redes sociais ou mecanismos de busca.

Separamos uma lista de informações que você precisa ter na hora de elaborar um planejamento com dados concretos sobre o seu público, mercado de atuação e expectativas de crescimento:

  • Quem é o público-alvo da empresa?
  • Qual é o mercado de atuação da instituição?
  • Como os consumidores da marca se comportam? Quais redes sociais eles acessam? Quais locais são os mais frequentados?
  • Qual é a capacidade de vendas ou serviços prestados que a companhia é capaz de oferecer?
  • Como a empresa quer estar no mercado daqui a 12 meses?
  • Qual é a abrangência da marca entre a concorrência atualmente?

A pesquisa é uma das partes essenciais para o sucesso de uma campanha de marketing digital. São baseadas nas informações obtidas nesta etapa que as ações serão definidas. Sendo assim, um dado equivocado pode causar resultados negativos para uma marca.

2. Elabore o cronograma de ações

Depois de documentar todas as suas pesquisas, o próximo passo é começar a planejar como a sua campanha acontecerá nas mídias digitais, determinar o período das etapas, em quais meios elas serão veiculadas. Os objetivos de cada fase junto com as metas a serem alcançadas são essenciais para um acompanhamento eficiente dos resultados.

O cronograma pode ser construído em uma tabela, em texto corrido ou em um calendário. O importante é registrar cada ação e determinar em qual período ocorrerão, incluindo as etapas e mídias utilizadas.

Também é importante incluir nesse cronograma outras informações fundamentais para que os profissionais responsáveis por desenvolver e implantar essas ações consigam atender as expectativas, como:

  • investimento designado;
  • briefing com ideias e objetivos;
  • público a ser alcançado;
  • linguagem da campanha.

É essencial garantir que todo o planejamento de marketing digital seja o mais completo possível para que toda a equipe envolvida consiga compreender todas as etapas. Dessa forma, a empresa consegue prevenir conflitos de comunicação, erros ou, até mesmo, resultados abaixo do esperado por não conseguir transmitir a mensagem desejada.

3. Mantenha-se ativo nas redes sociais

Existem diversas possibilidades quando se trata da internet e as empresas devem aproveitar dessas oportunidades para desenvolver estratégias cada vez mais inovadoras e criativas para o seu público.

Contudo, as redes sociais também são essenciais para as estratégias de marketing digital e em uma sociedade tão conectada é quase impossível não utilizar essas plataformas em algum momento das suas campanhas.

As páginas no Facebook, Twitter, Instaram e Pinterest, por exemplo, podem gerar leads, engajamento, aumentar a presença da marca e promover uma comunicação mais direta, simples e prática entre os seguidores que optam por acompanhar as publicações da sua empresa.

No entanto, é muito importante ressaltar que é necessário contar com um cronograma de conteúdos, responder as interações dos usuários e se tornar uma página ativa nas redes sociais. Com isso, é possível melhorar cada vez mais o alcance e o envolvimento dos seguidores e fazer com que a página comece a crescer, aumentando a abrangência da sua marca perante o público e gerando resultados.

4. Explore as possibilidades da internet

Além das redes sociais, existem outras alternativas que permitem que as empresas invistam na sua promoção no mercado digital. Como o surgimento de novas mídias, tecnologias e ferramentas, a internet conseguiu proporcionar mais opções para as marcas, como os banners em sites, vídeos de propaganda antes de conteúdos em plataformas de streaming e ads patrocinados nas redes sociais.

A seguir, vamos falar sobre duas dessas novas possibilidades que surgiram para que as empresas pudessem investir em seu crescimento usando a internet.

Native Ads e Mídia de Performance

Quando falamos sobre anúncios online, muitas pessoas ainda nem conhecem as possibilidades oferecidas em plataformas como o Google Ads e Facebook Ads. Além disso, existem outras ferramentas como Taboola, Outbrain, Linkedin, Waze, Instagram e Twitter que proporcionam a possibilidade de promover a imagem de uma marca online.

Segundo o relatório da IAB Brasil, a publicidade digital cresceu 26% só em 2016 no país e, com isso, surgiram novos modelos de anúncios que podem ser criados na Internet. Por exemplo, um desses formatos é o Native Ads.

Atualmente, a internet se transformou em uma parceira da publicidade e encontramos anúncios em praticamente todos os sites disponíveis para os usuários. Também, é possível vê-los em plataformas de streaming e em vídeos no Youtube.

O objetivo dos Native Ads é oferecer ao público anúncios que possam ser veiculados de maneira que não atrapalhem a experiência do usuário. Por exemplo, quando colocado em prática esse modelo de investimento digital geralmente aparece como recomendações de conteúdo em sites de notícia e tendem a direcionar para páginas relacionadas.

A posição das Publicidades Nativas também auxiliam no oferecimento de uma experiência mais positiva do usuário; esses Ads geralmente estão posicionados no final de uma página ou na barra lateral, sem impedir a visualização do conteúdo principal. Em se tratando da Mídia de Performance, ela é utilizada no último estágio do funil de vendas e proporciona para as empresas a possibilidade de uma mensuração precisa dos resultados.

Os principais objetivos dos Native Ads e das Mídias de Performance são:

  • gerar leads a partir de uma segmentação direcionada para o público-alvo;
  • incentivar o usuário a assinar uma newsletter;
  • direcionar as vendas;
  • aumentar o potencial de descoberta e conhecimento de uma marca ou produto.
  • aparecer em destaque nas principais buscas pelos seus serviços e produtos

A utilização das plataformas Google Ads e Facebook Ads está proporcionando cases de sucesso para inúmeras marcas que conseguem expandir a sua abrangência e alcançar novos clientes por meio do marketing digital.

Abaixo, listamos algumas informações importantes sobre estas plataformas para que você possa conhecer mais sobre o mundo da mídia online paga:

  • Google Ads: a plataforma foi lançada pelo Google em 2000 e atualmente lidera o mercado de mídia online no mundo. Usando essa ferramenta é possível criar anúncios de display, pesquisa, vídeo e também veicular publicidade no Gmail, PlayStore e Youtube;
  • Facebook Adsao compreender o nicho de mercado dos anúncios online, a maior rede social do mundo, com 127 milhões de usuários brasileiros ativos, não ficou de fora e crio a sua própria plataforma para que as marcas pudessem veicular seus conteúdos entre os perfis cadastrados.

Inbound marketing

Representa as estratégias de criação de conteúdo estabelecidas pelas empresas com a intenção de fazer com que os usuários comecem a ser trabalhados e se tornem leads qualificados, acelerando o processo de vendas e sem demandar investimentos para a conversão do público-alvo em consumidores fidelizados.

A utilização do inbound marketing está, principalmente, nos blogs das marcas. A partir da criação de publicações periódicas é possível utilizar estratégias de SEO para alcançar as principais posições nos resultados de pesquisas dos mecanismos de busca.

Sendo assim, esse processo se resume em:

  • utilizar estratégias de SEO junto com a produção de conteúdos relevantes para o público-alvo, trabalhando o desenvolvimento do interesse dos usuários no produto ou serviço oferecidos;
  • construir um blog atrativo, de fácil utilização e navegação que respeite as políticas dos mecanismos de busca para um bom ranqueamento nas plataformas;
  • publicar os conteúdos produzidos seguindo um cronograma presente no planejamento de marketing digital. Dessa forma, é possível induzir o leitor durante todos os estágios do funil de vendas até a sua fidelização.

5. Realize monitoramentos

O acompanhamento correto do desenvolvimento e desempenho de um lançamento de marketing digital é tão importante quanto elaborar uma boa campanha.

A partir dos números obtidos uma companhia pode determinar quais ações foram positivas, rendendo lucros significativos e quais precisam ser aprimoradas, de acordo com os insights analisados, para que comecem a proporcionar o desempenho desejado.

Separamos uma lista de métricas, ferramentas de monitoramento do desempenho de campanhas, que você pode utilizar na hora de acompanhar os números dos seus investimentos e quais ações produzirão os melhores resultados.

Leads gerados

No marketing digital os consumidores em potencial são chamados de leads. Ou seja, são usuários que, em algum momento da sua navegação na internet, demonstraram interesse em consumir ou adquirir um produto ou serviço de uma marca.

Existem diferentes estratégias para conseguir gerar mais leads, mas elas geralmente envolvem landing pages, inscrições em newsletters após a leitura de publicações em blogs e interesses em redes sociais. A partir disso, o trabalho das empresas está voltado para qualificar esse usuário até que ele decida adquirir o produto ou serviço.

Essa métrica é muito importante para identificar se o planejamento de marketing digital está atraindo o público certo para a campanha.

Taxas de conversão

O funil de vendas conta com 3 estágios:

  1. topo do funil: tem como objetivo atrair visitantes e envolve diferentes estratégias para que o usuário tenha contato com a marca, por exemplo: aparecer nos primeiros resultados dos mecanismos de busca com conteúdos relevantes e atrativos para o consumidor;
  2. meio do funil: trabalha para converter o usuário em lead, promovendo o diálogo desse consumidor com a empresa, seja por meio de uma assinatura de newsletter ou interagir em publicações;
  3. fundo do funil: a última etapa tem como objetivo finalizar a negociação, ou seja, é o momento na qual a marca trabalha o lead para que ele compre o produto ou solicite o serviço oferecido e promovido.

A partir desses estágios do funil de vendas, as empresas conseguem analisar cada etapa e identificar pontos a serem melhorados, por exemplo: por que o lead convertido no meio do funil não finaliza uma compra? Como atrair mais consumidores na primeira fase? Quais estratégias precisam ser aplicadas para a venda acontecer mais rápido e sem tanto investimento em vendedores?

Essa métrica, ou seja, saber identificar a quantidade em porcentagem de consumidores que passam de uma fase do funil para a outra, é essencial para auxiliar na melhora do planejamento de marketing digital e consequentemente, na evolução da empresa dentro do seu mercado de atuação.

Custo de aquisição (CAC)

Quanto a sua empresa vai gastar para conquistar um novo cliente? É muito importante conseguir resultados sem precisar investir muito dinheiro; e a partir de um bom planejamento o dinheiro gasto é menor do que realizar ações sem estudo e pesquisa, além de não promover os resultados esperados.

Para realizar o cálculo dessa equação, os empreendimentos precisam somar todos os seus gastos que estão diretamente envolvidos na aquisição de um cliente: salários, ferramentas, investimentos em mídia paga, comissões, viagens, contas de telefone, eventos, relações públicas etc. Depois levantar esse valor, a quantia deve ser dividida pelo número de clientes conquistados no mesmo período desses investimentos.

Por exemplo:

O investimento de uma empresa no mês de Novembro/2018 foi de R$10.000,00 e nesse mesmo período a marca conquistou 500 novos clientes, o seu CAC foi de: R$200,00.

Retorno Sobre Investimento (ROI)

Além do CAC, outra métrica muito importante para definir se o planejamento de marketing conseguiu alcançar os objetivos delimitados é o Retorno Sobre Investimento, também conhecido como ROI.

Esse cálculo representa a definição se uma campanha foi ou não eficaz para uma empresa. A fórmula matemática que determina esse resultado é:

ROI = (receita – custo) / custo

Sendo assim, podemos ter como exemplo:

Considerando que uma empresa tenha tido o ganho de R$50.000,00 e o seu investimento inicial tenha sido de R$5.000,00: ROI = (50.000 – 5.000) / 5.000 = 9 

Ou seja, o retorno obtido pela empresa foi 9 vezes maior do que o valor investido.

6. Estabeleça qual conteúdo será produzido

Agora, chegou uma das etapas que mais demandam a criatividade da equipe responsável pelo planejamento de marketing digital. Determinar os materiais que serão publicados e utilizados em cada estágio do funil de vendas é essencial na hora de alcançar os resultados almejados.

Alguns pontos que precisam ser considerados durante a produção desses conteúdos são:

  1. priorizar uma boa escrita com ortografia correta; dessa forma, os usuários que entrarem em contato com o seu conteúdo conseguirão ver a empresa como uma marca séria;
  2. escolher os meios de comunicação corretos e que façam parte do cotidiano do seu público-alvo; assim, aumenta-se as chances de fazer com que esses consumidores entrem em contato com a marca;
  3. produzir conteúdos relevantes e que estejam de acordo com o interesse do público; direcionando as informações para que os leitores possam se identificar e despertar interesses e necessidades sobre o produto ou serviço promovido.

7. Determine metas e prazos

Elaborar um cronograma de ações auxilia a monitorar o desenvolvimento do seu planejamento de marketing digital. Essa organização permite que os números pretendidos sejam alcançados e evita investimentos desnecessários.

Sendo assim, com as metas e prazos a elaboração de um plano de ação fica mais eficiente e facilita na hora de colocar em prática as estratégias junto com os profissionais responsáveis pelo desenvolvimento das atividades.

Um exemplo disso é:

Gerar 500 novos leads em um prazo de 3 meses de campanha ativa com inbound marketing. 

8. Defina os canais que a serem trabalhados

Um dos principais benefícios do marketing digital são os meios que podem ser utilizados para promover uma empresa. As publicidades na internet proporcionam oportunidades únicas para as marcas; o que diferencia cada investimento é a criatividade e a qualidade do planejamento elaborado.

Portanto, existem diferentes canais que podem ser utilizados na hora de garantir o sucesso da sua campanha, como:

Social

As redes sociais demonstraram um grande impacto no comportamento dos consumidores atualmente. Devido à influência das publicações que atingem os usuários todos os dias, é possível atrair um cliente apenas por meio das páginas que trabalham conteúdos relevantes e importantes para o público-alvo.

E-mail

Uma das principais maneiras de comunicação no meio digital, os correios eletrônicos já existem há muitos anos, mas as marcas começaram a aprimorar o seu contato com os consumidores por meio dessa plataforma utilizando ferramentas de direcionamento para landing pages de conversão e compras.

Mídia Paga

Acima falamos sobre mídia de performance, as ações das empresas que promovem a compra de espaços publicitários em páginas da internet de acordo com a segmentação e o valor disponível para esse investimento.

Muitas marcas já notaram esse nicho extremamente recompensável para os resultados esperados. Dependendo do planejamento, um pequeno montante investido pode promover números expressivos para uma companhia que deseja aumentar o seu alcance e resultados.

Busca Orgânica

Os consumidores estão cada vez mais conectados com empresas que promovem conhecimentos que possam agregar no seu dia a dia. Por essa razão, o inbound marketing é tão importante para a construção de uma imagem de referência para o público que demonstra algum interesse nos produtos ou serviços oferecidos.

Com isso, é possível planejar estratégias de todos os estágios do funil de vendas envolvendo SEO e publicações em blog para que a página da marca seja apresentada nos primeiros resultados de pesquisa nos mecanismos de busca.

Qual é a importância de uma agência nesse processo?

O planejamento de marketing digital demanda muita pesquisa e trabalho de pessoas capacitadas para desenvolver as melhores estratégias de acordo com o mercado de atuação e o público-alvo de uma marca.

Muitas empresas acabam se decepcionando com os seus objetivos anuais por não conseguirem desenvolver sozinhas um bom cronograma de ações, estruturado de acordo com o comportamento dos seus consumidores potenciais.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com os principais benefícios de contar com uma agência especializada na hora de garantir um planejamento eficiente para a sua marca:

Compreender as necessidades de uma empresa

Uma agência designará um profissional capacitado para auxiliar uma marca a entender as suas necessidades dentro do mercado de atuação. Ou seja, com esse trabalho é possível conseguir uma nova visão sobre o espaço da companhia entre a concorrência e desenvolver ações voltadas para as questões mais necessárias na busca por resultados surpreendentes.

Elaborar estratégias com mais eficiência e agilidade

Muitas empresas contam com apenas um profissional para cuidar de todas as suas ações de marketing digital e isso demanda muito trabalho. Por isso, ao contratar uma agência é possível contar com uma equipe completa e que terá capacidade, disposição e tempo para atuar em todas as questões do planejamento, sem sobrecarregar apenas um especialista.

Contar com diferentes profissionais para desenvolver estratégias criativas

A criatividade está em todos os lados, mas quando usada na publicidade e nas estratégias de marketing digital ela é um atrativo a mais, uma vez que os usuários sempre estão em busca de conteúdos mais interessantes e divertidos para passarem o tempo na internet.

Por essa razão, uma marca que consegue promover informações relevantes junto com estratégias de atração e fidelização diferenciadas é capaz de ganhar a preferência do consumidor quando se fala em gerar leads.

O planejamento de marketing digital precisa ser preparado com paciência e a colaboração de todos, contemplando as expectativas empresariais, financeiras e institucionais. Sendo assim, não perca tempo e comece a se preparar agora mesmo para alcançar todos os seus objetivos empresariais com o auxílio de profissionais capacitados para promover os melhores resultados!

Agora é elaborar um bom planejamento para o próximo ano e obter sucesso ainda maior na comunicação e nos negócios! Por isso, continue a sua visita em nosso blog e confira o artigo sobre como encontrar a melhor agência de marketing digital em São Paulo!