16 de novembro de 2016 Marcelo Rama

Hoje a grande pergunta é: Você está preparado para o grande poder da sazonalidade do Natal e Ano novo? Papai Noel, neve falsa e shoppings lotados. Agora dá para dizer que 2016 está realmente chegando ao fim. No entanto, para muita gente, esse é só o começo do marketing de fim de ano e da corrida das vendas. Se você é um comerciante ou varejista, certamente tem grandes expectativas para com as vendas de fim de ano. Muitas campanhas e formas de divulgação requerem planejamento com antecedência para que aconteçam da forma esperada. Este mês de novembro é o momento ideal para você ainda planejar suas ações com tranquilidade.

Pensando nisso, o Google disponibilizou um guia oficial para manter suas campanhas saudáveis e bem-sucedidas durante as festas de fim de ano. Confira abaixo as dicas:

1

Deixe as luzes acesas

Certifique-se de que a loja digital esteja aberta para negócios. Não perca tráfego relevante e de conversão cortando lances e orçamentos de campanha.

2

Garanta que seu orçamento não se esgote no meio do dia ou no meio do período de fim de ano

O tráfego de final de ano pode ser imprevisível. Monitore a conta para garantir que você esteja lá quando os clientes procurarem os produtos. Avalie ativamente sua “taxa de consumo” (valor gasto até o momento dividido pelo orçamento alocado também até o momento) para garantir que você não ultrapasse o orçamento. Se o orçamento for limitado, analise o desempenho da sua campanha e priorize os grupos de anúncios ou de produtos para saber qual deles está gerando mais gastos.

 3

Ajuste orçamentos de acordo com o crescimento da Rede de Pesquisa para picos de final de ano mais longos

Planeje com antecedência para capturar consultas de pesquisa durante o final de ano. Analise o desempenho histórico para descobrir quando houve o pico do tráfego (por exemplo, semana da Black Friday) e aumentar os limites do orçamento para atender à demanda crescente, especialmente com o período de festas de fim de ano mais longo neste ano. Ative os ajustes de lance por hora do dia para exibir anúncios durante as horas de mais tráfego.

4

Evite suspensões e reprovações

Você perderá um tráfego de final de ano importante se a conta for suspensa ou os produtos principais não forem qualificados para serem mostrados.

  • Dica do Shopping: Mantenha o contato técnico principal Continue monitorando a guia Diagnósticono Merchant Center ou os insights do produto no Google AdWords para corrigir os problemas principais e reaver produtos reprovados no leilão durante as festas de final de ano.
  • Segmente elementos fáceis de vender se quiser mais volume
  • Comece devagar para gerar mais tráfego de final de ano para os produtos mais rapidamente. Se o ritmo estiver abaixo do que você deseja, faça lances de maneira mais arrojada para produtos que gerem mais lucro e taxas de conversão mais altas, mas que tenham uma parcela de impressões baixa.
  • Dica do Shopping: Alcance mais compradores com os anúncios do Shopping no YouTube e a pesquisa por imagem ativando Parceiros de pesquisapara campanhas do Shopping.

5

Seja competitivo

  • Faça o melhor para atrair os clientes durante o momento mais importante do ano.
  • Faça lances de maneira arrojada para capturar tráfego de conversão elevada
  • Revise e faça lances regularmente acima da concorrência para aproveitar taxas de conversão crescentes durante picos de final de ano.
  • Mostre os resultados principais para os produtos de valor alto

6

Anúncios nos resultados principais em dispositivos móveis significam mais engajamento dos compradores.

  • Dica do Shopping: Veja taxa de sobreposição e parcela de desclassificaçãodo relatório de informações do leilão para comparar o desempenho com os concorrentes nos produtos mais importantes. Aumente lances estrategicamente para os produtos principais com lacunas em parcela de cliques para garantir que os anúncios do Shopping sejam mostrados acima da concorrência, especialmente em dispositivos móveis, onde visibilidade em uma tela pequena é importante.

Priorize suas promoções de fim de ano e os itens de melhor desempenho

Gere a flexibilidade para otimizar orçamentos e promoções para produtos estratégicos sem afetar o desempenho da campanha principal.

  • Dica do Shopping: Gerencie produtos sazonais e/ou estratégicos com uma campanha diferente com uma prioridade de campanhamaior, de maneira que você possa gerenciar os lances e os orçamentos sem afetar o desempenho da campanha principal. Use rótulos personalizados para segmentar e fazer lances para produtos de alta prioridade. Mantenha uma campanha abrangente de “Todos os produtos” em baixa prioridade de campanha com um lance baixo e se certifique de que os produtos não sejam excluídos nas configurações de campanha.

 

  • Dica da Rede de Pesquisa:Concentre-se nas palavras-chave que gerarão mais tráfego. Gerencie com atenção os lances dessas palavras-chave para gerar o maior volume de tráfego possível com suas metas de eficiência e garanta que o orçamento seja suficiente. Crie rótulos personalizados para filtrar rapidamente essas palavras-chave.

7

Encontre os compradores aonde quer que eles vão

Você chamou a atenção dos clientes. Agora alcance mais compradores, independentemente de onde estejam no caminho das compras.

Aproveite o tráfego em dispositivos móveis e aumente as taxas de conversão

Como os compradores usam dispositivos móveis em toda a experiência de compra, não os subestime com um lance baixo.

  • Dica do Shopping:Verifique a impressão para dispositivos móveis e a parcela de cliques. Aumente os lances para dispositivos móveis a serem mostrados nos resultados principais dos anúncios do Shopping para os produtos mais valiosos e capture as taxas de conversão crescentes durante a temporada de pico nas festas de final de ano. Contabilize conversões em dispositivos diferentes e use o Simulador de lances para encontrar oportunidades de lances para dispositivos móveis com base no desempenho histórico.
  • Dica da Rede de Pesquisa: Adicione todas as extensões relevantes para dispositivos móveis, como local, chamada ou extensões de aplicativos para engajar usuários em trânsito. E com os anúncios para dispositivos móveis que provavelmente exibirão apenas uma linha de descrição, priorize as informações mais importantes na primeira linha.

8

Avalie oportunidades para levar clientes por perto até as lojas

Os compradores estão usando telefones celulares como guia até lojas locais.

  • Dica do Shopping: Promova inventário locale aumente lances de local usando extensões de local nos dias em que se espera mais tráfego, como finais de semana e depois de entregas grátis após as festas de final de ano.
  • Dica da Rede de Pesquisa: Aumente ajustes de lance por local para pesquisas ocorridas próximas de um local de loja. Adicione todas as extensões relevantes para dispositivos móveis, como extensões de local, para engajar usuários em trânsito.

9

Avalie seu sucesso

Fique por dentro das contas. Tome decisões mais estratégicas e mais bem informadas ao longo das festas de final de ano com base nos dados certos.

Avalie o impacto entre dispositivos sobre o desempenho

Tenha um acompanhamento correto para valorizar devidamente cada ponto de contato durante o caminho das compras do cliente. Faça lances em paridade CPA entre dispositivos, contabilizando conversões em dispositivos diferentesAutomatize relatórios de desempenho para monitorar IPDs.

Por fim, mas não menos importante, lembre-se de relaxar um pouco na correria do final de ano. Coma um panetone, monte a árvore de Natal e seja feliz. Dê esse presente de Natal a você mesmo.