No mês de junho, estivemos no Google Marketing Live 2018. O evento, realizado anualmente em San Jose, California, nos Estados Unidos, divulgou para o mercado os novos produtos e serviços da plataforma.
Dentre as inovações apresentadas estão: alteração no nome do Google Adwords, para Google Ads; lançamento de campanhas inteligentes para pequenas empresas e a desativação da marca DoubleClick.
Mas um tema em especial esteve presente em todas as palestras do Google Marketing Live, o machine learning. A empresa anunciou que a partir de agora todos os seus produtos possuem essa tecnologia, o que beneficiará tanto os profissionais da área quanto os consumidores finais.
Confira as principais novidades mostradas no Google Marketing Live 2018.
– Bye Bye Google Adwords, Hello Google Ads
Simplicidade. Esse é um dos princípios do Google. Por isso, a plataforma oficializou o novo nome do seu painel. O antigo Google Adwords agora se chama Google Ads e possui até mesmo um novo logo. A empresa também espera evidenciar seus produtos (Rede de Display, Google Shopping, Youtube e Google Apps) com as novas campanhas inteligentes.
Além disso, também foi anunciado a unificação dos produtos do Google Analytics 360
Suite e da DoubleClick em uma única plataforma, o Google Marketing Platform.
– Otimizações dos anúncios TrueView para atrair cada vez mais a atenção dos usuários
Os anúncios TrueView, exibidos no YouTube ou em uma variedade de sites e aplicativos da Rede de Display, passaram por melhorias que visam aperfeiçoar a entrega dos anúncios a consumidores propensos a se tornar um lead. Destacamos três delas:
Trueview para Alcance: otimizado para ter um maior alcance com os CPMs (custo por mil impressões) mais baixos e facilitar o gerenciamento de campanhas e a compra de CPM.
TrueView para Ação: aprimorada para encontrar e remover otimizações manuais, facilitando o trabalho realizado pelo analista, bem como para oferecer um CPA (custo por aquisição) eficiente na geração de leads, por exemplo, com foco em ROI; bem como para trazer um aumento na demanda de pesquisa e branding (marca) para o anunciante.
Maximize Lift (antes conhecida como TrueView para Impacto): desenvolvida inicialmente para TrueView In-stream, ela utiliza o machine learning para otimizar os anúncios em vídeos, e assim aumentar a consideração do usuário por meio do Brand Lift.
– Informações mais detalhadas para melhoria no desempenho dos anúncios
Como forma de incentivar os anunciantes a oferecem ao usuário uma boa experiência de navegação, o Google lançou um sistema de pontuação que avalia o tempo de abertura de uma página em dispositivos móveis. Esse índice varia entre 1 e 10, onde 10 são páginas que carregam rapidamente enquanto 1 são aquelas cujo carregamento é lento e prejudicial para o usuário.
Além disso, o Google apresentou uma solução pronta para uso, que permite que o investidor tenha em mãos relatórios com métricas detalhadas por canais de aquisição. Dessa forma, fica mais fácil entender o fluxo de compra que os clientes realizam.
Os dados apresentados por essa solução também poderão ser usados para criação de públicos-alvo e de anúncios de remarketing para todos os dispositivos.
– Novo tipo de campanha visa aumentar o número de visitas off-line
Nos próximos meses, estará disponível a campanha Visita À Loja. Nela o anunciante define um orçamento, e o Google Ads cria os anúncios automaticamente e os exibe na Pesquisa, bem como no Youtube, Mapas e sites da rede de anúncios.
O Google espera que dessa forma, o empresário entenda o comportamento on-line e off-line dos seus clientes, e assim tenha campanhas e anúncios cada vez mais eficientes.
– Pequenos Negócios no centro das atenções
Reconhecendo a importância dos pequenos negócios, o Google anunciou o lançamento de campanhas inteligentes que oferecem resultados sem muito esforço.
O machine learning é fundamental nessa campanha, já que é através dele, que os anúncios serão gerenciados e automatizados. Assim, espera-se que o empreendedor possa se dedicar totalmente a sua empresa, deixando as otimizações para a inteligência de máquina.
– Campanha Smart Shopping oferece novos formatos de anúncios
A campanha Smart Shopping utilizará o machine learning para otimizar os anúncios de um negócio, tendo como base a rede de publicidade do Google e as metas do negócio, sejam elas um maior número de visitas a lojas físicas ou novos clientes para o e-commerce.
Ela ajustará os lances de um anúncio automaticamente, após calcular as possibilidades de um clique resultar no objetivo do empreendedor, dispensando a administração manual.
Para quem possui um e-commerce, a campanha Smart Shopping oferece novas opções de formatos de anúncios, antes restritos a anúncios de textos.
Oportunidade para poucos
A DDWB foi uma das poucas empresas brasileiras convidadas a viajar para a Califórnia, nos Estados Unidos, para conhecer em primeira mão as novidades e inovações dos produtos Google.
Além de marcar presença no evento realizado anualmente pela gigante, a DDWB também visitou a sede da empresa em Mountain View.
Entre em contato com a nossa equipe e entenda porque a DD é referência quando o assunto é Google!