A evolução da comunicação é uma das grandes responsáveis pela mudança no comportamento do consumidor. Atualmente, as estratégias de Inbound Marketing as preferidas pelos profissionais que desejam atrair a atenção do público-alvo.
Com excelentes resultados e altas taxas de conversão, a produção de conteúdo relevante para o consumidor é o segredo para garantir a preferência de compra. Se interessou pelo assunto e quer aumentar as suas vendas?
Neste texto vamos explicar como funciona essa estratégia e listaremos as melhores maneiras de aplicar o Inbound Marketing em sua empresa. Continue a sua leitura para saber mais!
O que é o Inbound Marketing?
As mudanças e evoluções que ocorrem diariamente em nossas vidas refletem no comportamento de compra dos consumidores. Em razão disso, o meio tradicional de divulgar uma marca ou produto já não proporciona mais os mesmos resultados para as empresas.
O consumidor está cada vez mais exigente e ignora as propagandas invasivas e campanhas que não estejam de acordo com o seu interesse momentâneo. Dessa forma, os profissionais de marketing precisaram encontrar outras maneiras para conseguir a atenção do público-alvo.
Assim surgiu o Inbound Marketing, uma estratégia que prioriza a criação de conteúdo relevante para que o cliente busque a empresa. Esse modelo de atuação faz o percurso inverso do Outbound Marketing, onde a marca vai atrás do seu consumidor.
O Inbound Marketing utiliza estratégias para alimentar os seus possíveis clientes — que são separados em leads e estágios dentro do funil de vendas. Oferecer valor antes de disponibilizar um produto. Essa técnica se mostra cada vez mais eficiente para todas as empresas, desde as menores até as grandes marcas reconhecidas nacional e internacionalmente.
Qual é a importância de utilizar esse método para aumentar as vendas?
Além de proporcionar resultados surpreendentes, as estratégias de Inbound Marketing geram um custo por lead muito abaixo do que as empresas estão acostumadas a investir em mídias tradicionais.
Dessa forma, com uma boa aplicação de geração de conteúdo e o oferecimento de um produto ou serviço de qualidade, a sua marca vai reduzir consideravelmente o CAC (Custo de Aquisição de Clientes).
Ao utilizar essas estratégias, a sua empresa tem a oportunidade de criar uma boa impressão no público-alvo. Sendo assim, você não pode desperdiçar a chance de produzir um conteúdo rico em informações que vai fazer com que o lead seja convertido e se torne um cliente fidelizado.
Quais são as melhores estratégias de Inbound Marketing?
A tecnologia proporcionou inúmeras oportunidades de automação para os profissionais de marketing. O desenvolvimento de novas ferramentas de comunicação e a facilidade de transmitir uma mensagem mudaram a maneira de criar conteúdo para o consumidor.
Existem diferentes formas de alinhar as estratégias em um plano de comunicação. Abaixo, listamos as principais ferramentas que podem ser utilizadas para aumentar as vendas e melhorar os lucros da sua empresa!
1. E-mail Marketing
Essa estratégia já é utilizada há anos pelos profissionais, no entanto, os resultados nem sempre foram positivos. Isso acontecia em razão do envio de conteúdos para usuários que não faziam parte do público-alvo das empresas.
Ao integrar o e-mail com as estratégias de Inbound Marketing, essa funcionalidade se tornou uma aliada das empresas para melhorar a comunicação com os leads. Seja por meio do envio de conteúdos exclusivos ou ofertas, os consumidores precisam ter a sensação de que estar presente na sua lista de envios é importante e vai trazer benefícios.
2. Marketing de Conteúdo
Nesse tipo de estratégia, o que vai agregar valor à marca e fazer com que os resultados apareçam é a qualidade e relevância dos materiais criados para o seu público-alvo.
Portanto, ao utilizar essas ferramentas é preciso conhecer a fundo o seu consumidor em potencial. Também é importante buscar novas pautas com frequência, dessa forma, vai ser possível criar diversos conteúdos que serão utilizados para melhorar o ranqueamento da empresa nos mecanismos de busca.
3. CRM
Também conhecido como Custumer Relationship Management, esse termo define a ação de gerenciar o relacionamento da sua empresa com o cliente. Dividido em partes, o CRM se resume a:
- criar canais operacionais com empresas e clientes;
- analisar as suas necessidades;
- buscar soluções antes mesmo que os problemas apareçam;
- colaborar com conteúdo, interação e atenção ao cliente.
4. Newsletter
Essa é uma das estratégias dentro do Inbound Marketing que mais oferece possibilidades de utilização. O boletim informativo pode ser enviado para os leads por meio de SMS, e-mail, WhatsApp, MMS ou qualquer outra ferramenta de comunicação eletrônica instantânea que esteja disponível para os seus consumidores cadastrados.
A newsletter tem como objetivo propagar uma informação interessante e didática que esteja relacionada ao conteúdo oferecido pela sua empresa. Porém, lembre-se: ela deve ser enviada apenas para o público que, voluntariamente, se cadastrou no seu banco de dados.
5. SEO
O Search Engine Optimization, ou SEO, é responsável por otimizar a acessibilidade do seu site e melhorar os resultados da sua empresa nos mecanismos de busca, como o Google.
Utilizando diversas técnicas que melhoram o posicionamento de sites, blogs, páginas em redes sociais e perfis na internet, o SEO aumenta a visibilidade do seu endereço da web.
Com isso, o número de acessos começa a crescer e, se o conteúdo da sua página estiver alinhado com as outras estratégias de Inbound Marketing, os usuários vão percorrer os estágios do funil até se converterem em clientes fidelizados.
6. Blog
Podemos considerar um blog como um modelo de site que foi estruturado para receber publicações e atualizações de conteúdo de uma forma mais rápida e prática. Com essa ferramenta, as empresas podem escolher um tema específico a ser trabalhado e abordar áreas relacionadas durante os posts.
Os blogs devem ser utilizados pelas empresas no intuito de despertar a curiosidade dos usuários para transformá-los em leads. Esse trabalho precisa que o conteúdo criado seja interessante, original e informativo para garantir a qualidade e agregar valor à marca.
Se a sua empresa notou a necessidade de aumentar as vendas e melhorar a presença no meio digital, não tenha dúvidas que as estratégias de Inbound Marketing são o caminho certo para obter os resultados esperados.
Gostou de aprender sobre o assunto? Então continue a sua visita em nosso blog e saiba como utilizar o e-mail marketing para alcançar resultados!