Automação de processos: entenda como ela pode ajudar o seu restaurante!

30 de março de 2020
PUBLICADO EM blog
30 de março de 2020 Marcelo Rama

A automação de processos é uma tendência que atende a todo o mercado. Diariamente, surgem novas oportunidades e soluções em tecnologia para auxiliar empresas de diversos portes a melhorarem seus produtos e serviços, e a conquistarem muito mais agilidade e qualidade no trabalho do dia a dia.

No entanto, muitas dúvidas afligem os empreendedores: como a tecnologia e automação de processos pode impactar diariamente na realidade de um restaurante? Como melhorar a performance da empresa através de processos mais alinhados e eficientes?

Para responder essas e outras dúvidas, decidimos criar esse conteúdo. Quer aprender mais sobre o tema? Continue a leitura!

Como a tecnologia pode ser uma aliada nos restaurantes?

A mudança do mercado e das demandas dos consumidores é uma realidade: a cada dia que passa, mais modernas e tecnológicas as soluções precisam ficar. Por isso, empresas dos mais variados segmentos e estruturas precisam se adequar à essa novidade.

No caso dos restaurantes, não é diferente. Soluções tecnológicas são excelentes aliadas dos empresários que querem ter um negócio de sucesso. Mas, para aplicá-las é preciso avaliar o que está defasado em suas organizações. E então, entender quais são as tendências do mercado e, a partir daí, fazer os investimentos adequados para melhorar a realidade do negócio.

Dentre as inúmeras soluções que a tecnologia oferece, é possível encontrar aquela que poderá melhorar as formas de pagamento, o relacionamento com o cliente, tornando a rotina mais eficiente, mais barata e até mais lucrativa.

Como a automação de processos pode auxiliar?

Como dito anteriormente, uma ferramenta tecnológica apropriada pode ser um fator determinante para o sucesso de uma empresa, e o mercado alimentício não fica de fora. A automação de processos pode mudar a história de restaurantes, melhorando o atendimento, a entrega e, claro, a experiência do consumidor.

Os clientes estão adotando novas prioridades diariamente, e essas necessidades atuais precisam ser atendidas. A qualidade deixou de ser um diferencial e passou a ser uma obrigação dos restaurantes que querem se manter competitivos no mercado. Hoje, além de ter a qualidade esperada pelo seu consumidor, também é essencial se atentar para o atendimento, prazo de entrega e oferecimento de vantagens para os clientes.

Quais são os benefícios da automação de processos em restaurantes?

A automação de processos pode trazer muitos benefícios para os restaurantes porque potencializa a eficiência em seus diversos setores, entregando mais valor e agilidade tanto para para seus consumidores quanto para seus colaboradores.

O segredo para encontrar as ferramentas de automação mais adequadas para o seu restaurante é conhecer os detalhes das suas necessidades e as particularidades da sua organização. Com estas informações fica fácil entender quais ferramentas realmente impactarão positivamente o seu negócio.

Melhoria no atendimento

Para conquistar grandes benefícios da automação de processos no atendimento do restaurante é necessário fazer uma avaliação realmente imparcial sobre como está sendo a relação com seu cliente atualmente dentro do estabelecimento. Também descobrir quais são as particularidades da sua equipe. Detectar quais são os maiores gargalos e o que precisa ser feito para melhorar o dia a dia.

Com base nisso, avalie as opções de automação: o uso de equipamentos mais tecnológicos para realização de pedidos, o oferecimento de pagamento via web para os consumidores e outras facilidades que agreguem qualidade e facilidade diretamente a experiência dessas pessoas que consomem seus produtos e serviços.

Menos erros nos pedidos

A automação de processos também pode eliminar os erros nos pedidos, reduzindo a possibilidade de descontentamentos dos clientes. Quando trabalhamos com a tecnologia nos registros de pedidos, por exemplo, o atendente já envia a solicitação diretamente para a cozinha, com o máximo de detalhes possível e através de um único clique. Isto reduz significativamente as chances de confusão, perda de comanda e outros possíveis contratempos que podem ser enfrentados entre o momento do pedido e a sua entrega, minimizando aborrecimentos, desconfortos e até prejuízos.

Economia

A economia também é uma realidade da automatização de processos. Quando você avalia, enxerga os gargalos e consegue resolvê-los, é possível economizar em tempo, investimento e até com a contratação de profissionais.

A automatização de processos permitirá que seus colaboradores tenham mais tempo para atuar efetivamente em suas áreas específicas e menor desperdício de tempo em tarefas manuais, que sobrecarregam a sua equipe. Como resultado, você terá um time muito mais eficiente, bem estruturado e capaz de uma boa performance.

Controle de estoque

O controle de estoque também é facilitado. Com as ferramentas corretas, é possível ter um controle quase que em tempo real do que está sendo vendido e de quais produtos do estoque precisam ser repostos. Dessa forma, você saberá exatamente como e quando fazer as encomendas, garantindo a oferta dos pratos escolhidos pelos seus clientes.

A facilidade no controle de estoque também reduz as chances de desperdício porque é possível saber exatamente o que você tem, visualizar quais produtos estão saindo mais e quais estão ficando encalhados na cozinha. Assim, dá para definir as prioridades de compra e, em alguns momentos, avaliar se vale a pena continuar oferecendo determinados produtos que raramente são solicitados.

Agilidade no dia a dia

Para completar a lista de vantagens que a automação traz para o restaurante, temos a agilidade no dia a dia. Essa agilidade é resultado de todos os outros benefícios juntos. Ou seja, a possibilidade de transformar tarefas onerosas, passíveis de erros, em problemas solucionados de forma eficiente e tecnológica.

Mas, prioritariamente, é necessário conhecer a sua empresa, entender quais são suas principais demandas e fragilidades. Então, com essas avaliações em mãos, procurar as melhores alternativas para a efetiva automação do seu restaurante. Ou seja, quais as tecnologias que realmente atendem suas necessidades e que consigam melhorar os processos dentro da sua empresa.

A automação de processos já se mostrou muito útil para os mais diversos empreendimentos, e com o seu restaurante não será diferente. Portanto, a tecnologia é hoje um dos investimentos mais assertivos para empresários, e todas as empresas que realmente se atentam a essa necessidade certamente terão grandes chances de se destacar no mercado.

Essas dicas foram importantes? Quer saber mais sobre automação de processos e melhorias no seu restaurante? Curta nossa página no Facebook e receba nossas publicações diretamente na timeline.

, , ,