Como analisar testes A/B de maneira assertiva? Descubra aqui!

26 de março de 2018
PUBLICADO EM blog
26 de março de 2018 Marcelo Rama

Um dos benefícios mais marcantes do marketing digital é a possibilidade de mensurar resultados com precisão: é possível descobrir de qual ação de comunicação vieram os clientes da sua empresa, além de entender quais estão dando os melhores resultados.

Com essa possibilidade de mensuração, fica interessante (e factível) a criação de testes A/B para encontrar modelos ainda mais ideais de comunicação junto ao seu público.

Sua empresa já fez testes A/B ou você quer entender melhor como funciona para começar o processo?

Acompanhe nosso artigo e fique por dentro!

O que são os testes A/B?

Os testes A/B são testes realizados com variáveis de marketing digital, cujo objetivo é encontrar a opção que oferece os melhores resultados para as suas ações de comunicação.

Ao contrário dos testes multivariáveis, os testes A/B testam uma variável por vez. A ideia é experimentar algumas hipóteses para descobrir que tipo de call-to-action, quais cores, linguagem e chamadas, por exemplo, funcionam melhor.

Com essas informações, é possível que a sua empresa encontre quais tipos de anúncios, cores, chamadas em e-mail marketing e botões de conversão funcionam melhor para o seu negócio, otimizando os investimentos em marketing.

O que os testes A/B analisam?

Os testes A/B podem ser utilizados para mensurar várias variáveis dentro da sua estratégia de comunicação.

Para que você comece com o pé direito, decidimos separar os testes básicos para começar a aplicar na sua empresa.

Lembre-se de sempre fazer testes com uma variável por vez, para conseguir mensurar de forma mais precisa quais são as diferenças nos resultados que você está conquistando, ok?

CTAs

O primeiro ponto a ser analisado são os CTAs. Os botões de call-to-action são responsáveis pelos números de conversão da sua empresa e, por isso, precisam ser medidos com cuidado.

Dentro do CTA existem ainda outras variáveis que você precisa analisar:

  • Texto do botão: o texto do botão pode ser testado. Será que a linguagem que você está utilizando realmente é a ideal para aumentar o número de conversões? Nesse momento, faça testes com diferentes abordagens e descubra qual traz melhores resultados para a sua empresa.
  • Cor do botão: a cor do botão também pode – e deve – ser avaliada. É hora de entender se você está utilizando uma cor com contraste suficiente e que estimule o clique. Teste outras opções e descubra qual delas aumenta a porcentagem de cliques no botão.
  • Posicionamento do botão: outro fato que você precisa analisar é o mapa de calor das suas páginas. Será que o botão está no lugar mais estratégico da sua página, favorecendo o número de cliques? Utilize uma ferramenta de mapa de calor e faça testes com os botões de CTA em diferentes locais da página e descubra qual posicionamento aumenta o número de cliques no botão.

Conversão em landing pages

As landing pages também podem ser analisadas para descobrir o que está dificultando a conversão de leads.

Dentro da landing page, existem fatores diferentes que merecem atenção.

  • estrutura de texto: o conteúdo da sua página realmente tem argumento de venda? As informações estão completas ou podem ser melhoradas?
  • CTAcomo dito anteriormente, o CTA possui diversos pontos a serem avaliados. Faça testes com cor do botão, texto e posicionamento para promover maior conversão;
  • formulário: o formulário precisa ser reavaliado também. Se você está tendo um baixo número de conversões na sua landing page, talvez o seu formulário esteja afastando os leads e precise ser refeito. Verifique se seus forms estão muito grandes e/ou muito invasivos para o estágio do lead e faça testes com formulários mais simples.

Abertura de e-mails

Se as suas campanhas de e-mail marketing estão tendo pouca abertura, é hora de considerar fazer testes A/B nos assuntos dos disparos, para encontrar a abordagem/linguagem que realmente estimula a abertura das mensagens.

Algumas ferramentas de automação permitem realizar o teste A/B no assunto do e-mail, facilitando o processo e permitindo que você crie mais testes e acompanhe com mais praticidade os resultados encontrados.

Desempenho dos anúncios e banners

Os anúncios e banners também precisam ser testados para que você encontre o melhor formato, cor e CTA que aumente o número de cliques em cada peça.

  • cores e imagem do anúnciodescubra se as cores utilizadas no anúncio que está sendo veiculado realmente possuem alto potencial de conversão. Faça testes com cores diferentes e contrastes, buscando sempre chamar a atenção do seu usuário para a informação que sua empresa está tentando passar;
  • CTA do anúncioassim como o CTA citado anteriormente, o CTA dos anúncios precisa ser testado em todas as categorias: cores, chamada e posicionamento;
  • formato: existem vários tipos de formato de anúncios e banners para campanhas de comunicação. Por isso, é importante que você teste as opções para encontrar aquela que melhor se encaixa com o seu público.

Toda empresa pode fazer testes A/B?

O teste A/B é válido para empresas de todos os tamanhos e portes. Esses testes ajudam a entender melhor como o seu público percebe as ações de comunicação, quais tipos de estratégia funcionam melhor e, claro, onde sua empresa está errando e como ela pode melhorar.

Como a intenção dos testes é o aumento da conversão, qualquer empresa pode fazê-lo. Tudo que você precisa é de ferramentas adequadas para que os testes aconteçam da melhor forma possível, garantindo assim a veracidade dos resultados.

Faça um bom planejamento!

Analise os números da sua empresa e levante hipóteses sobre os atuais resultados: o que pode estar acontecendo dentro de cada página, e-mail ou anúncio que oferece resultados ainda não tão satisfatórios?

Crie uma rotina de testes e teste um elemento por vez, para garantir melhor precisão no momento da análise dos resultados.

Os testes A/B são uma excelente forma de otimização de conversão da sua empresa. Eles irão te ajudar a descobrir que tipo de conteúdo, linguagem, cor e formato de informação funcionam melhor com os seus clientes, aumentando as taxas de conversão e reduzindo as objeções de compra.

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