23 de março de 2016 Marcelo Rama

DDWBTrabalhar com campanhas de Google Adwords é uma excelente alternativa para quem quer conquistar resultados a curto prazo e totalmente mensuráveis. Ao criar uma Campanha de Adwords você poderá ficar em evidência com quaisquer palavras-chave que julgar necessário e brigar de frente com qualquer concorrente, e funciona para todos os ramos de atividade. E mais, você nunca gastará mais do que realmente planejou. Gostou? Veja abaixo o passo a passo e comece já sua Campanha.

Criando uma Conta no Google Adwords:

Primeiramente você deve realizar um cadastro junto ao site http://adwords.google.com. Neste cadastro você escolherá um e-mail para fazer o gerenciamento de suas campanhas, e sugerimos que esse e-mail seja o mesmo vinculado à conta do Google Analytics, isso facilitará muito na futura integração entre os dois serviços do Google.

Após isso será necessário definir seu Fuso Horário. Essa parte da configuração é extremamente importante, pois no momento em que você for criar uma campanha, poderá determinar os horários em que ela será exibida. Pelo mesmo motivo, poderá escolher a Moeda na qual gostaria de usar para transações financeiras.
Parabéns! Nesse momento você finalizou a primeira etapa de configurações e poderá começar a colocar realmente a mão na massa.

Iniciando uma Campanha

Antes de começar a criação de uma Campanha Google Adwords, é necessário entender a estruturação das informações.
Os anúncios são organizados em um primeiro nível, chamado Campanha. Cada Campanha pode ter vários grupos de Anúncios. Sendo que cada um destes grupos de Anúncio podem ter várias palavras-chave e vários anúncios.

Comece acessando a guia “Campanha”, e clique no botão “Criar sua primeira campanha”. Nesse momento você vai optar, se deseja criar uma campanha de “Rede de Pesquisa” (são os famosos links patrocinados) ou “Rede de Display” (Campanha de Banners) ou os dois. No texto iremos explicar a campanha de rede de pesquisa que na maioria dos casos vai ser o primeiro tipo de campanha que você devera criar.

Avançando para a próxima tela, você dará um nome para sua campanha e poderá realizar definições importantes. Na sessão “Aparelhos” você poderá determinar se sua campanha será exibida para dispositivos móveis (celulares e tablets), além dos computadores pessoais. E na sessão “Locais” poderá determinar a abrangência da campanha, como países, estados e cidades.

Na parte inferior da tela você pode usar como configuração opcional as “Extensões de anúncio”. São informações comerciais e institucionais, como telefone, endereço e etc, que podem colaborar e muito com sua campanha no momento da busca do usuário.

Definindo orçamento

Na sessão “Estratégia de lances” você poderá definir a parte orçamentária de sua campanha.
Preste muita atenção nesta etapa! Dentro da configuração do seu orçamento, você deve configurar o valor do seu lance e o orçamento diário da campanha.
A Campanha poderá ser cobrada por CPC, CPA ou CPM, respectivamente significam Custo por Clique, Custo por Aquisição e Custo por Mil Impressões.
Valor do Lance significa o máximo que você está disposto a gastar e influencie diretamente na classificação do seu anúncio. Sua estratégia nesse momento será de extrema importância.
Para quem nunca fez uma campanha, é mais fácil começar os cálculos pensando em quanto você gostaria de investir durante o mês. Pegue esse valor, divida por 30 (dias) e chegará ao valor máximo a ser pago durante o dia. Em uma campanha normal de CPC, você terá seus anúncios suspensos caso a quantidade de cliques atinja o orçamento determinado para o dia em questão, retornando automaticamente no dia seguinte. Isso te garante segurança e flexibilidade, pois você pode editar essas configurações sempre que precisar.

Criando seu anúncio

Passando pela fase de ajustes financeiro, é hora de você criar seus anúncios de texto.
Crie sempre anúncios autênticos e únicos, para não ter problemas com direitos autorais.

Você precisará pensar em um título e 2 linhas de texto, cada uma delas com 35 caracteres máximos.
Nesse momento você precisará ter certeza do seu target, do perfil do seu cliente/consumidor para poder ser o mais assertivo e vendedor possível. Como o espaço é curto, cada palavra faz diferença e poderá ser determinante para que o usuário escolha o seu ou anúncio do concorrente. Evidencie sempre seus diferenciais para se destacar dos concorrentes, faça uma pesquisa de teste com as palavras que pretende anunciar para analisar o que os seus concorrentes estão oferecendo
Por fim, haverá um espaço para você colocar seu endereço online, direcione o seu anúncio para a URL específica se seu produto ou serviço, se você estiver por exemplo falando sobre o seu produto X, informe a URL do seu produto X.

Abaixo da criação dos anúncios, haverá espaço para escolha das suas palavras-chave. Muito cuidado novamente nesse momento, pois trata-se de um dos pontos mais importantes da criação da campanha.

Se você escolher termos mais restritos ou fechados, terá menos concorrência, custos menores porém ao mesmo tempo, terá menor tráfego. Agora se optar por palavras ou termos mais abrangentes e comuns, a concorrência será maior, gerará mais custo por clique, e o tráfego será maior. Mas isso pode variar muito em cada segmento, em alguns segmentos as palavras chaves mais específicas podem ser muito mais caras, gerar um tráfego muito menor, mas o retorno também tende a ser muito maior.

Você não estará totalmente sozinho nesse momento, o Google possui uma ferramenta que sugere alguns termos e palavras para agregar em sua campanha, levando em consideração a demanda de mercado e alternativas das palavras que você gostaria de inserir. É muito válido esse serviço!

Evite colocar palavras chaves de assuntos diferentes no mesmo grupo de anúncio, crie um grupo de anúncio para cada tema, seja o mais específico possível em cada grupo de anúncio e crie pelo menos 3 anúncios para cada grupo de anúncio para que o Google possa ter opções para otimizar os seus resultados.

Não há limites em quantidade de palavras-chave. Apenas tome cuidado com a quantidade de termos inseridos, para que consiga manter o controle sobre o gerenciamento.

Salve o novo grupo de anúncios, e você está pronto para prosseguir.

Pronto! Sua campanha está preparada! Mas, não pense que o trabalho acabou por aqui. Você deve retornar com frequência para analisar os resultados, eliminar palavras que não estiverem com as melhores performances, adicionar outras, mexer em valor de lances e etc.

 

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