8 de janeiro de 2016 Marcelo Rama

DDWBPara se criar uma campanha no Google Adwords temos diversas etapas a serem seguidas, uma delas é definir as palavras chaves para os grupos de anúncios de sua campanha, nesse momento é muito importante escolher as palavras chaves corretas, que realmente vão ativar as buscas certas e achar os usuários com a maior probabilidade de uma possível conversão, que pode ser uma venda ou um lead(contato).

Normalmente devemos dar preferência para palavras chaves compostas, caso a campanha seja para procurar novos clientes para desenvolvimento de sites utilizaremos a palavra-chave, “desenvolvimento de site” e não apenas “site”. Caso você utilize apenas uma palavra, sua campanha vai ficar muito ampla e você terá diversos acessos que nem sempre serão de grande valia, por exemplo, caso você tenha adicionado a palavra “site”, aparecerá em buscas indesejadas como “site da prefeitura” por exemplo. Neste exemplo, seu anuncio será acionado e se o usuário clicar nele, você pagará por um clique sem potencial. Ainda assim mesmo que o usuário não clique, você diminui o aproveitamento da campanha e com isso seus possíveis cliques em potencial irão ficar mais caros.

Seguindo as dicas citadas acima, será necessário ainda uma análise de todo o histórico de cliques em termos de pesquisa, para analisar quais termos de busca estão sendo utilizados e negativar os termos indesejados
Exemplo: O usuário que estiver realizando uma busca para encontrar um curso e realizar a busca por “curso para desenvolvimento de site” o seu anúncio irá aparecer porque você adicionou o a palavra “desenvolvimento de site”.
Para resolver esse problema e não desperdiçar mais dinheiro com esses cliques e também para não inflacionar o valor do seu clique(CPC) você precisa negativar a palavra-chave “curso” do seu grupo de anúncio.

Esse é apenas um dos trabalhos de otimização e boas práticas que devem sem feitos sempre e são recomendados pelo Google para que o custo de suas conversões sejam cada vez menores.

O Trabalho de otimização de uma campanha deve ser feito com frequência, principalmente no início de uma campanha nova, a frequência pode variar muito dependendo de alguns fatores como: tamanho de sua campanha, valores de investimento diário e volume de busca do segmento.

Para conhecer mais sobre o assunto é importante estudar sobre as opções de correspondência de palavra-chave. Separei um link com mais dicas para ajudá-lo, acesse: https://support.google.com/adwords/answer/2497836?hl=pt-BR

, , , , , , , , , , , ,