Como diferenciar a sua empresa na fidelização de clientes?

6 de março de 2017
PUBLICADO EM blog
6 de março de 2017 Marcelo Rama

Em um cenário de concorrência acirrada, investir em estratégias para a fidelização de clientes pode fazer toda a diferença para o sucesso de uma empresa.

Mas muitos profissionais ainda menosprezam os benefícios que poderiam colher por meio dessa iniciativa, concentrando seus esforços na aquisição de novos consumidores.

No post de hoje, abordaremos as vantagens da fidelização de clientes e como sua organização pode se diferenciar dos concorrentes por meio dessa estratégia.

Vantagens de investir na fidelização de clientes

Os custos de marketing são menores

O investimento necessário para conquistar novos clientes é muito alto, envolvendo não apenas a comissão de sua equipe de vendedores, mas também os custos de marketing necessários para atrair pessoas para o seu negócio.

Mas se sua empresa investe em estratégias de fidelização de clientes, esses valores são reduzidos, pois não será necessário fazer um novo investimento para alcançá-los. Assim, você poderá aumentar os lucros no médio e longo prazo.

Seus clientes recomendarão sua empresa para outros consumidores

Clientes satisfeitos costumam recomendar as empresas que são capazes de atender plenamente as suas expectativas.

Isso se torna um excelente diferencial competitivo para a sua organização, que terá a sua marca fortalecida no mercado — justamente por receber tantas indicações.

O preço deixa de ser um problema

Em mercados muito competitivos, o preço se torna um elemento crucial para a conquista de novos clientes.

Mas quando sua empresa consegue atender a todas as expectativas dessas pessoas a ponto de fidelizá-las, o preço deixa de ser um problema; Afinal, os consumidores vão preferir a sua marca, mesmo que ela pratique preços maiores do que a média do mercado.

Além de aumentar a sua margem de lucro, essa estratégia pode ser o elemento que faltava para você se diferenciar dos concorrentes.

Como se diferenciar por meio da fidelização de clientes?

Conheça bem a sua persona

Assim, você saberá exatamente quais problemas o seu cliente ideal enfrenta no dia a dia, assim como os objetivos que ele deseja alcançar por meio de seus produtos e serviços.

Essas informações poderão ser usadas para conquistar a confiança dos seus consumidores, fazendo com que eles se sintam satisfeitos com sua empresa e mantenham-se fiéis a ela.

Ofereça uma ótima experiência de atendimento

Muitas empresas ignoram a importância de oferecer um bom serviço de atendimento, capaz de esclarecer dúvidas e solucionar problemas de forma rápida e sem burocracia.

Melhorando o atendimento, você será capaz de superar as expectativas do cliente, fazendo com que ele se sinta valorizado e se mantenha fiel à sua marca.

Esse serviço pode ser usado para atrair consumidores que estão cansados de se sentirem abandonados pela concorrência após o fechamento do negócio.

Disponibilize vantagens exclusivas

Muitas empresas oferecem uma série de descontos e concessões para novos clientes,mas acabam se esquecendo de oferecer condições especiais para um público mais antigo.

Com isso, perdem clientes para concorrentes que oferecem condições melhores para parceiros de longa data.

Se você não quer que isso aconteça com o seu negócio, desenvolva uma estratégia que ofereça condições especiais para os clientes de longa data — seja o desconto em compras recorrentes ou o envio de brindes especiais.

Assim, você dará motivos para que essas pessoas continuem fiéis a sua marca, atraindo a atenção até dos clientes dos seus concorrentes.

Ainda tem dúvidas sobre como sua empresa pode se diferenciar por meio da fidelização de clientes? Então deixe seu comentário no post!