Se você costuma navegar pela internet, com certeza já se deparou com propagandas que surgem em meio a diversos tipos de conteúdos. Isso acontece porque inúmeras redes sociais permitem que empresas aproveitem os seus recursos para divulgar produtos, promoções ou serviços. Diante de tal situação, muitos gestores também estão aprendendo como fazer anúncios no YouTube para conquistar bons resultados.
Assim que assistir a um vídeo na plataforma, o usuário poderá ter conhecimento a respeito de uma marca, fazendo com que o seu nome fique mais conhecido no setor e, consequentemente, aumente as vendas. Tal mecanismo é ainda mais vantajoso em uma época em que as pessoas prefererem consumir conteúdos audiovisuais em vez de lerem textos longos e repletos de informações. Afinal, “tempo é dinheiro”.
Para que você também aproveite os diferenciais desse mecanismo, criamos este post recheado de dicas a respeito do assunto. Continue acompanhando a leitura, anote as nossas recomendações e aqueça agora mesmo os seus lucros!
Quais são os tipos de anúncio no YouTube?
Antes de aprender como fazer anúncios no YouTube, é interessante conhecer os modelos de divulgação que são disponibilizados pela plataforma. Com essas informações em mente, você terá mais segurança para escolher a modalidade que melhor se encaixa na sua estratégia de marketing. Veja quais são elas na sequência.
Anúncios in-stream
Podem ser puláveis ou não puláveis. São indicados para quem deseja promover um conteúdo antes, durante ou após outros vídeos no YouTube, assim como, em sites ou em aplicativos do Google.
Anúncios vídeo discovery
São indicados para promover conteúdo em espaços de descoberta, localizados ao lado de vídeos relacionados do YouTube. Esse tipo de anúncio pode funcionar tanto como parte de um resultado de pesquisa da própria plataforma, quanto da página inicial para dispositivos móveis.
Tal anúncio aparece como uma imagem em formato de miniatura, acompanhada de um texto. Apesar do seu tamanho exato, a aparência pode variar, dependendo do local em que ele for exibido.
Anúncios bumper
Outro modelo muito utilizado pelos empresários, são divulgações que surgem em formatos de vídeos curtos, não puláveis e localizados logo no início da mídia que será assistida pelo público. A duração deve ter, no máximo, 5 segundos e pode ser personalizada tanto para dispositivos móveis quanto para computadores.
Anúncios out-stream
Ideal para estratégias com foco na expansão do alcance dos anúncios em vídeo, especialmente, aqueles direcionados aos dispositivos móveis. Com ele, o anúncio começa a sua reprodução em som desativado e o usuário pode tocar na tela para ativar o áudio quando quiser.
Anúncios masthead
Ótimo para aumentar o reconhecimento e a visibilidade de um novo produto ou serviço, assim como, alcançar um público-alvo ainda maior em um período de tempo menor.
Tal alternativa está disponível somente por meio de reserva e, para utilizá-lo, é necessário entrar em contato com um representante do Google.
Essa opção ainda possui três formatos, cada qual destinado a um equipamento diferente: computador, dispositivos móveis e telas de TV.
Como fazer anúncios no YouTube da forma correta?
Desde 2006, o YouTube pertence à Google e, por essa razão, você precisará criar uma conta no Google Ads antes de começar a planejar os seus anúncios. É por meio dessa ferramenta completa que será possível produzir, organizar e publicar todo e qualquer tipo de divulgação.
Ainda é importante ressaltar que, ao investir nessa opção, o usuário somente é cobrado pelos anúncios que forem assistidos pelo público por mais de 30 segundos.
Diante desse cenário, tal caminho vem sendo visto como uma opção bastante promissora, eficiente e econômica, ainda mais se seu negócio não deseja fazer grandes investimentos no momento. Abaixo, ensinamos a anunciar no YouTube de uma maneira descomplicada:
- passo 1: crie uma conta no Google Ads. Para isso, você precisará ter um e-mail da Google e finalizar o cadastro;
- passo 2. acesse o Google Ads em vídeo;
- passo 3. carregue o seu vídeo do anúncio escolhido. Em seguida, selecione no próprio Ads a opção “conectar conta do YouTube”. Pronto: sem muito esforço, a sua produção já poderá ir ao ar.
Como escolher o melhor estilo?
A princípio, não há como afirmar se existe um anúncio mais vantajoso do que o outro. Tal escolha dependerá de uma série de fatores, que vão desde o seu público-alvo até o tipo de abordagem que a sua empresa deseja realizar.
Não se esqueça de que os anúncios em formato de vídeo, em geral, exigem um valor de investimento mais elevado, uma vez que envolvem diversos trabalhos simultâneos, como produção, edição, roteirização e por aí em diante. Em outras palavras, é de extrema importância traçar um bom planejamento antes mesmo de “colocar a mão na massa”.
Quais os benefícios de investir nessa ideia?
O que não faltam são vantagens que podem ser aproveitadas pelas marcas que decidem abraçar essa proposta. Ainda está em dúvida se vale a pena tomar essa decisão? Conheça alguns dos benefícios que somente os anúncios no YouTube oferecem.
Aumento da visualização
Nos últimos tempos, o YouTube se tornou um dos sites mais acessados de todo o Brasil. Isso aumenta significativamente as chances de sua propaganda ser visualizada por um usuário interessado em fechar negócio.
Possibilidade de segmentação
Ao criar o anúncio por meio do Google Ads, será possível segmentar o seu trabalho de acordo com a idade, região e outras características do público-alvo. Tal cuidado fará com que as pessoas certas visualizem a sua divulgação, logo a estratégia será ainda mais eficiente.
Excelente custo-benefício
Um dos grandes atrativos dos anúncios no YouTube diz respeito ao seu baixíssimo custo. O mais comum é que o valor da publicidade gire em torno de R$0,15 até R$0,40 por visualizações com duração superior a 30 segundos — isso sem contar o horário da divulgação do vídeo, que pode ser escolhido conforme as suas preferências.
Conte para nós: gostou das dicas sobre como fazer anúncios no YouTube? Estamos torcendo para que, após a leitura, tenha ficado fácil colocar essa estratégia em prática e conquistar bons resultados.
Caso queira continuar se aprofundando nesse universo, aproveite o momento para descobrir como fazer publicidade no Google e anunciar o seu negócio no meio digital. É rápido e vale a pena!