Como funciona o Lookalike do Facebook Ads

28 de novembro de 2016
PUBLICADO EM blog
28 de novembro de 2016 Marcelo Rama

face-1Quem conhece as funcionalidades do Facebook para geração de negócios, se impressiona. A mega empresa de Mark Zuckerberg conhece o perfil de cada um de nós, com muito mais detalhes do que a maioria das pessoas pode imaginar. Hoje queremos apresentar como funciona o Lookalike!

O LookaLike, aproveita a segmentação de Audiência Personalizada, e funciona da seguinte forma. Digamos que você tenha uma lista de emails que representam os compradores de sua empresa (seus clientes). O Facebook e Instagram conseguem identificar o perfil de cada uma dessas pessoas, ou seja: sexo, idade, região, hábitos, comportamentos, interesses, perfil financeiro, etc.

Então se você mostra para o Facebook/Instagram que o “Pedro” é seu cliente, e ele for casado, 39 anos, que mora em São Paulo, que gosta de andar de bicicleta de final de semana, ganha 4 mil reais por mês, viaja para fora do país 1x por ano, etc etc etc…Então será possível encontrar o “João”, que tem o perfil extremamente parecido com “Pedro”. Sendo assim, se Pedro é um cliente, podemos mostrar os anúncios para o “João”, e haverá uma imensa probabilidade de compra por parte dele.

Na prática, as campanhas de Lookalike, geram a partir da sua lista original, uma nova lista de 1 até 10 milhões de pessoas, que tenham até 99% de semelhança com a lista original. Recomendamos que sempre comece com uma campanha de 1 milhão, pois ela terá 99% de similaridade e trará maiores chances de sucesso!

Então, se sua empresa exportar uma lista de clientes ou Leads qualificados, ele pode exibir os anúncios para outras pessoas que tenham características semelhantes. Se o seu anúncio tiver uma boa oferta, há chances efetivas de gerar Leads qualificados a um custo bastante acessível.

Mas, como o Facebook faz isso?Você precisa enviar par ao Facebook uma lista de emails, a listadeve ter pelo menos 100 emails de usuários de Facebook, portanto a sugestão é fazer o upload de aproximadamente 150 emails, pois o Facebook não consegue rastrear 100% dos e-mails, uma vez que não seja todas as pessoas que utilizam o mesmo e-mail de cadastro no Facebook no dia a dia.

Ao fazer o upload dessa lista de contatos para a plataforma da rede social, o Facebook faz uma varredura em seus registros e encontra pessoas semelhantes àquelas que estão na sua lista original, para que você possa criar anúncios específicos para essa nova audiência. Mas fique atento: para que o Facebook encontre sua audiência personalizada os usuários da lista original devem estar cadastrados na rede social com o mesmo e-mail ou telefone fornecidos a você.

Vamos ao passo-a-passo?

  1. Públicos
  2. Criar públicos personalizados
  3. Arquivo do cliente
  4. Escolha um arquivo
  5. Adicionar um novo arquivo (CSV ou TXT)
  6. Carrega o arquivo com os e-mails/telefone
  7. Inserir um nome para a lista
  8. Avançar

Após o termino do uploud da sua lista de e-mails, logo o Facebook abrirá uma opção para gerar o looklike, ou caso você entre direto na ferramenta, basta seguir o passo-a-passo abaixo:

  1. Acesse seus Públicos.
  2. Clique em Criar públicos no canto superior esquerdo e depois selecione Criar um Público Semelhante no menu suspenso.
  3. Escolha sua fonte (para que esse contexto faça sentido, você deve utilizar a lista de compradores da sua empresa, mas é importante saber que ao escolher a fonte, pode-se usar a lista de remarketing de seu site para encontrar pessoas com mesmo perfil de usuário).
  4. Escolha o país onde você gostaria de encontrar um grupo semelhante de pessoas.
  5. Escolha o tamanho desejado para o público no controle deslizante. As opções vão de 1% a 10%. Quanto maior a porcentagem, maior será o tamanho de sua lista. E, menor será sua similaridade. Recomendamos na maior parte dos casos, começar com uma lista de 1%, que dará aproximadamente 1 milhão de pessoas. Para contas com um limite de investimento maior, pode ser criada 3 lookalikes (1%, 5% e 10%) e recomendamos que o maior investimento seja feito nos lookalikes com percentual menor, pois serão os mais assertivos.
  6. Clique em Criar público.

 

face-3Tendo a possibilidade de segmentar de maneira avançada os públicos, vale a pena investir um pouco mais de tempo em anúncios para que se tornem específicos para aquela audiência.

Mais uma vez, é importante acompanhar os resultados de perto e utilizar ferramentas que ajudem a monitorar a eficácia das campanhas, e saber se estão sendo atingidos os objetivos que levantamos no começo do post: o retorno sobre o investimento e o alinhamento das métricas de marketing digital. Para poder acompanhar os resultados, e também conseguir gerar uma face-2campanha de conversão precisa ter os pixels instalados corretamente em seu site, seja em comércio eletrônico para acompanhar a receita gerada, ou para os leads gerados.

Depois de tudo pronto, o processo de criação dos anúncios é o mesmo, basta que no momento de selecionar o público, você escolha a audiência criada pelo Lookalike.

Vale ressaltar que este procedimento pode ser realizado além do Gerenciador de Anúncios, dentro do Power Editor, porém indicamos somente para profissionais que já estão acostumados a lidar com a ferramenta.

Simples e muito útil, alcançar públicos personalizados e ter o cuidado de anunciar exclusivamente a eles pode ser muito mais vantajoso do que “atirar no escuro” e acabar atingindo pessoas não tão interessadas em seu produto.

E você, como tem utilizado este recurso em suas campanhas de Facebook Ads? Ainda possui alguma dúvida, comente sua opinião e experiências com a gente!

, , , ,