Como gerar leads: aprenda a escolher o material ideal para sua persona

7 de maio de 2018
PUBLICADO EM blog
7 de maio de 2018 Marcelo Rama

O conteúdo é um dos grandes aliados das empresas que desejam saber como gerar leads em suas páginas, já que ele possui o poder de atrair as personas desejadas para perto do negócio, tornar-se referência em seu setor e ainda fazer com que o processo de vendas seja cada vez mais qualificado.

Ebooks, webinars, templates, infográficos. A lista de materiais utilizados para gerar leads aumenta a cada dia, tornando difícil para o administrador escolher quais métodos servirão bem para suas ações e agregarão valor para sua marca. Mas, afinal, há mesmo um meio de garantir que o material escolhido trará os resultados almejados?

Pensando nisso, explicamos no post de hoje um pouco mais sobre os materiais que podem ser utilizados na estratégia de marketing de diferentes tipos de companhia e como gerar leads qualificados para a sua página. Acompanhe!

Como escolher o material ideal para sua persona

Design escolhido, materiais selecionados, website no ar. Só isso já é suficiente para que uma companhia ganhe destaque no mundo virtual, atraia o público e comece a gerar leads, consequentemente, aumentando as chances de convertê-los em clientes, certo?

Errado! Uma estratégia de marketing digital vai muito além de apenas lançar um site e aguardar que o tráfego vá aumentando. Criar um conteúdo que, além de atrair pessoas, façam com que elas permaneçam bastante tempo na página exige tempo e dedicação.

Para escolher o material ideal para a sua persona é preciso, em primeiro lugar, conhecê-la para que você possa segmentar o seu público e entender o que pode ou não funcionar para seu perfil. Descubra seu gênero, idade, localidade e entenda bem como funciona seu comportamento de compra.

Além disso, será necessário avaliar o que melhor se encaixa no tipo de estratégia de marketing que você pretende seguir, produzindo conteúdo em um formato que seja mais apelativo para a sua persona. Lembre-se de também levar em conta o canal em que ela está, além de suas preferências e o relacionamento que você pretende construir.

8 materiais que devem ser levados em consideração

1. Webinars

O webinar é uma espécie de conferência online realizada por empresas que se propõem a explicar melhor sobre determinado assunto aos expectadores. É comum, porém, que não se permita a interação daqueles que estão assistindo (o que não é obrigatório). Geralmente, eles apenas escutam o palestrante ou têm a participação limitada ao chat.

Ele é interessante para que a companhia possa esclarecer melhor sobre temas que considera complexos ou mesmo apresentar produtos e facilidades oferecidas por ela. Vale ressaltar que o webinar exige uma boa dose de planejamento e divulgação para atrair o público — de nada adianta criar uma estrutura imensa para que poucas pessoas assistam a ele.

2. Ebook

O ebook é um dos materiais mais utilizados atualmente para gerar leads, uma vez que trazem conteúdos mais aprofundados que blog posts e são excelentes investimentos para quem procura educar clientes em potencial e se firmar como autoridade em seu segmento.

​Seu conteúdo deve sempre estar alinhado com a missão e os valores do negócio. Ele, geralmente, é disponibilizado para o público no formato PDF e deve sempre conter um design pensado para seu formato, com imagens e diagramações que facilitem a leitura — além de conteúdo atrativo e inovador.

3. Templates

Templates são as “molduras” a serem aplicadas na realização de planilhas, apresentações ou contextos semelhantes que sejam capazes de facilitar a realização de determinado trabalho. Por possuírem apelo prático, são ferramentas eficazes na geração de leads de qualidade.

Para desenvolver um template, a empresa deve saber exatamente quais tipos de documentos são interessantes para sua persona e focar em suas necessidades. Uma empresa de RH, por exemplo, pode disponibilizar um material com testes de gramática para que outras companhias possam avaliar seus candidatos e analisar suas qualificações.

4. Whitepapers

Whitepapers são publicações estruturadas que trazem informações aprofundadas sobre determinado tema e que estão, geralmente, associados a conteúdos acadêmicos. Eles apresentam um questionamento/problema e, em seguida, as soluções possíveis para resolvê-lo.

Embora à primeira vista eles possam parecer com os ebooks, sua única semelhança é a disponibilização em formato PDF: esses últimos possuem uma diagramação mais solta e descontraída, sendo muito mais informais.

É importante saber, entretanto, que mesmo mercados menos complexos podem utilizar os whitepapers: basta se aprofundar um pouco mais em assuntos específicos com a finalidade de captar leads qualificados.

5. Pesquisas e estudos

Públicos de todos os perfis são bastante ligados a dados e números: criar conteúdos que tenham como base pesquisas e estudos é uma boa estratégia tanto para quem quer aumentar seu número de leads, bem como o tempo de permanência deles no site — além disso, funciona com temas simples e complexos.

6. Infográficos

Infográficos são materiais que contam com elementos visuais e textuais para explicar melhor sobre um determinado assunto para o público, tornando a leitura mais agradável e descontraída.

Eles são uma excelente ferramenta para quem quer saber como gerar leads, pois são bastante fáceis de fazer e servem para qualquer tipo de empresa. Infográficos podem mostrar em passo a passo, resultados de pesquisas ou mesmo explanar um tema mais complicado.

7. Quiz

Apesar de exigir um pouco mais de preparação e gasto de energia em sua preparação, o quiz é bastante popular e apelativo, motivo pelo qual gera bastante engajamento e, consequentemente, muitos leads.

Trata-se de um material que pode agregar valor à marca, se utilizado corretamente, e que possui alto potencial de viralidade, já que o participante sente-se instigado e, geralmente, compartilha seus resultados.

8. Tutoriais

Tutoriais são uma excelente ferramenta para quem busca mostrar o passo a passo da realização de um serviço ou criação de um produto. É interessante para quem busca humanizar a marca, conquistar um posto de prestígio no mercado e tornar explicações de coisas complexas mais simples.

Vale ressaltar que eles também funcionam para empresas que trabalham com serviços e produtos menos complexos (especialmente por meio de vídeos): você pode fazer um tutorial sobre um bem que esteja atrelado àquilo que você comercializa e fazer o link entre eles ao fim da explicação.

Agora que você já entendeu como gerar leads e escolher o material apropriado para atrair a sua persona, que tal saber como utilizar a internet a favor do marketing de serviços?