Embora manter um e-commerce seja bastante interessante para quem deseja expandir os negócios, aumentar a visibilidade de uma marca e otimizar resultados, ter um volume de vendas alto no final do mês é uma tarefa que exige bastante dedicação, investimento e criatividade.
Nesse sentido, optar pelo marketplace é uma boa maneira de inovar, alavancar vendas e tornar a loja virtual mais competitiva no mercado. Ao mesmo tempo, os lojistas também conseguem aumentar o seu alcance e divulgar a sua marca, formando uma relação em que todos saem ganhando. Mas será que você sabe exatamente como potencializar a integração com marketplaces de uma loja online?
Neste post, explicamos como ocorre essa incorporação, quais são os seus benefícios e como trabalhar de forma estratégica para que ela funcione bem para o negócio. Vamos lá?
O que é a integração da loja online com marketplaces?
O marketplace funciona como um espaço de compras online no qual várias lojas virtuais (sellers) oferecem os seus produtos, permitindo que os clientes contem com um vasto catálogo para fazerem as suas aquisições com segurança e facilidade.
Ao se integrar com um marketplace, o lojista pode expor os seus produtos em um mecanismo e ter a sua visibilidade e alcance aumentados, contando com a possibilidade de ter os seus anúncios melhor classificados.
A estratégia tem se tornado cada vez mais interessante para os comércios virtuais que desejam ganhar autoridade em seu segmento de mercado, uma vez que os marketplaces, hoje em dia, são responsáveis por quase 20% do faturamento do e-commerce no país e só em 2017 movimentou cerca de 73 bilhões de reais.
Quais são as vantagens dessa integração?
A integração com o marketplace permite que a marca seja mais reconhecida no mercado a um custo-benefício bastante interessante, o que acaba tornando a prática obrigatória para lojistas que querem aumentar as suas vendas. Veja os benefícios:
Aumento das vendas
O aumento da visibilidade da marca no mercado permite que mais pessoas conheçam os seus produtos e serviços. Consequentemente, isso tende a aumentar o número de conversões e vendas que são fechadas ao fim do mês.
O resultado? O público do e-commerce acaba se diversificando cada vez mais, o que é altamente interessante para o negócio.
Um cliente que entra no marketplace procurando por algo específico, por exemplo, pode acabar se deparando com um produto da sua marca em um segmento totalmente diferente e simplesmente decidir por adquiri-lo, e isso sem ao menos ter levado aquilo que buscava em primeiro lugar.
Otimização do alcance
Uma vez que as plataformas de marketplaces costumam ser maiores que as de e-commerces, outro resultado positivo da integração é a otimização do alcance da marca, que acaba adquirindo uma maior visibilidade para o seu público-alvo.
Integrar com um marketplace é uma boa estratégia mesmo que uma empresa já conte com anos de experiência e esteja bem posicionada no mercado. Isso porque, geralmente, só acessa o seu site quem já o conhece e busca um produto específico dentro de um segmento determinado, enquanto no “shopping center digital” outras pessoas podem conhecer a sua proposta e dar uma conferida no catálogo de produtos da empresa.
Baixo investimento
Investir em um marketplace também é uma maneira de alavancar vendas a um excelente custo-benefício, já que a plataforma ganha uma pequena comissão pelas vendas sem necessariamente exigir outros valores para manter a associação.
O montante investido é bastante baixo considerando a visibilidade e o retorno que a marca obtém, bem como se comparado ao valor necessário para desenvolver a sua própria estrutura de vendas. Isso torna a taxa de retorno sobre o investimento (ROAS) bem favorável.
Como potencializar a integração de lojas online com marketplaces?
Um bom gerenciamento do e-commerce na integração com marketplaces faz toda a diferença para quem busca obter resultados acima da média com a estratégia. Veja o que deve ser feito para potencializar os resultados dessa incorporação:
Uso de hub
Uma boa forma de potencializar resultados é utilizando um hub. Trata-se de uma plataforma com foco em pedidos e resultados que permite cadastrar e administrar vendas de maneira simplificada e acertada, sobretudo na integração com diversos marketplaces.
O hub é de grande auxílio na gestão de vendas, uma vez que representa uma solução cômoda para quem busca se integrar com novos canais rapidamente. Além disso, a partir dele você conta com o auxílio de uma equipe especializada no assunto e tem um controle completo da interação com os seus clientes.
Além de fazer com que a configuração da integração seja mais veloz, ele também faz uma gestão completa de estoques (inclusive disponibilizando produtos para marketplaces diferentes) e permite que se filtre dados de venda por região, canal, pedido etc., tornando possível o diagnóstico completo da performance de cada plataforma.
Cadastro de produtos via API
Automatizar vendas por meio de API também é uma excelente forma de otimizar a performance da sua loja online no marketplace, já que facilita o acesso dos lojistas aos sistemas e simplificam todo o processo de disponibilização de produtos e gerenciamento de vendas.
A API, assim, pode ser essencial para que os dados transitem de maneira organizada (e automatizada) entre o shopping virtual e os lojistas, já que unifica em uma só plataforma informações sobre cadastro de preços de produtos, estoque e atualizações quanto aos pedidos efetuados.
Vale lembrar que a API deve sempre contar com uma documentação adequada para que a integração ocorra sem problemas e para que haja uma diminuição do onboarding (tempo gasto até a efetiva integração com o marketplace por completo).
Integração ERP
Contar com um software ERP personalizado também é importante para potencializar a integração e obter resultados mais significativos. Ao mesmo tempo, as tarefas repetitivas são automatizadas com segurança e rapidez.
Um ERP também é capaz de facilitar a gestão de pedidos e o monitoramento de quantidades disponíveis em estoques, além de atualizar preços de fretes e produtos em tempo real. Tudo isso é essencial para manter a boa reputação da marca e atrair novos clientes.
Agora que você entendeu como potencializar a integração com marketplaces da sua loja online, que tal continuar acompanhando conteúdos exclusivos para alavancar as vendas do seu e-commerce? Basta curtir a nossa página do Facebook!