Se você acompanha as evoluções do marketing digital, certamente já deve ter ouvido falar em Inbound Marketing, e uma das partes mais essenciais para entender esse novo método é o Funil de Vendas.
Para que você consiga entender o que é Inbound Marketing, posso dizer que é o Marketing que as pessoas amam. Trata-se do método de divulgação em que você ganha o interesse dos usuários, ao invés de comprá-lo.
Ao pesquisar sobre isso na internet, você encontrará muitas definições, mas basicamente resumimos no ato de gerar conteúdo rico e de qualidade de forma gratuita, a fim de criar uma conexão entre sua empresa e seus potenciais clientes.
Separamos alguns motivos para que você realmente dê atenção a esse assunto:
– 70% dos consumidores preferem conhecer uma empresa através de conteúdo do que de publicidade.
– 75% das pessoas não confiam nem acreditam mais em anúncios.
– Marketing de conteúdo custa 62% menos que o tradicional e gera 3x mais leads.
– 78% dos consumidores acreditam que empresas que geram conteúdo estão interessados em construir bons relacionamentos.
Nesse artigo queremos explicar a você que é possível transformar desconhecidos em pessoas que realmente defendem sua empresa, através da sua geração de conteúdo e valor. E o Funil de Vendas te ajuda a acompanhar e visualizar esse processo.
Você poderá entender em que etapa cada usuário estará, e com esse mapeamento, gestores e vendedores poderão analisar os resultados, sugerindo mudanças ou potencializando ações bem sucedidas.
Vamos ilustrar cada fase desse processo através da imagem abaixo:
Objetivo 1:
Transformar Estranhos em Visitantes através da Atração.
Essa fase é conhecida como Topo do Funil, momento em que concentram-se o maior número de pessoas. Elas ainda não tem a consciência sobre a necessidade do seu produto/serviço, nem mesmo que sua empresa pode sanar algumas de suas dores.
Esse primeiro contato pode acontecer através de anúncios no Facebook, Instagram, ou qualquer outra Rede Social, além de Anúncios no Google Adwords, ou artigo de um Blog.
A atração propriemanente dita, será feita através dos materiais desenvolvidos por você, podendo ser através de uma imagem chamativa, um título irresistível, qualquer método que faça uma grande promessa, que cause uma grande transformação ao usuário.
Objetivo 2:
Transformar Visitantes em Leads através da Conexão.
Nesse momento, o Visitante descobriu uma necessidade e despertou o interesse na sua empresa em busca da solução para o problema apresentado por você, avançando assim para o meio do funil.
Para ter acesso ao material gratuito oferecido, o usuário precisará fornecer dados pessoais de contato, os mais comuns são: Nome, Telefone e principalmente Email.
Esses dados poderão ser informados em uma Landing Page, ou em troca de uma Recompensa Digital, ou em qualquer formulário que faça uma proposta de um conteúdo de valor.
Objetivo 3:
O momento em que todos esperam:
Transformar Leads em Clientes através do Engajamento.
Aqui é interessante que você entenda a evolução: o usuário não conhecia sua empresa, nem sequer sabia que precisava de algo, mas como você estudou o mercado e mapeou os avatares (público alvo), você sabe exatamente quais são as dores desse público.
Então você ofereceu uma transformação. Mesmo com um pouco de desconfiança, o usuário apostou em seu conteúdo e forneceu alguns dados pessoais a você, e está aguardando o envio do seu material gratuito (recompensa digital).
Essa fase é super importante pois é onde você ganhará a confiança do usuário; você criará conexão , manterá um relacionamento através de emails, mensagens, vídeos disponibilizados e principalmente a entrega do conteúdo de valor.
Depois do material entregue, o usuário estará conectado com sua empresa. E vocês já não são mais estranhos, vocês tem laços de confiança, pois você sanou uma dor do usuário de maneira gratuita. Esse é o momento em que você pode vender um produto, pois você agora tem uma promessa cumprida, transformação concedida e laços mais estreitos com um relacionamento estabelecido. E para que essa venda aconteça será fundamental que o usuário tenha tido uma boa experiência com sua empresa, do princípio até aqui.
Objetivo 4:
Partimos agora a última etapa, momento em que a maioria das empresa falham, pois muitos acreditam que o processo se encerra na etapa 3.
Agora veremos como transformar Clientes em Advogados através do Encantamento.
Aqueles que trabalham com idoneidade, seriedade e comprometimento, entendem que essa é a etapa mais importante, pois além de garantir a possibilidade de uma venda futura para o mesmo cliente, é nessa etapa em que ele se torna um advogado da sua marca, defendendo sua empresa para amigos, nas redes sociais, e indicando para todos que conhece.
E como você consegue isso?
Aqui seguem algumas dicas para que isso aconteça:
– Over delivery: Não preciso nem dizer que é extremamente importante que você entregue tudo o que prometeu, e na data correta. Mas e se eu sugerisse que você entregue além do contratado? Sim, você pode surpreender o seu cliente com um bônus que ele nem imaginava. Fazendo isso você vai gerar uma experiência tão impactante, que o cliente se encantará pela sua empresa.
– Atenção e cuidado: Depois que o produto for entregue, mantenha um relacionamento, pergunte qual foi a experiência do cliente com o processo de compra e mostre-se preocupado com a melhora dos serviços prestados. As pessoas gostam de ser tratadas como pessoas, e não como números, gostam de ser ouvidas e serão gratas a você pore esse tratamento.
– CRM: 20% dos clientes respondem por mais de 80% dos lucros de qualquer negócio, por isso invista em um sistema que reconheça as preferências de compra do seu cliente, e lembre de datas importantes, como seu aniversário ou data da última compra. Lembre como cada cliente gosta de ser contactado e fidelize cada um deles.
Agora que você já aprendeu uma nova maneira de conquistar clientes, aplique em seu negócio. Saia do óbio, e acompanhe a evolução do mercado digital. A DDWB estará sempre disposta a contribuir para seu crescimento. Se você gostou desse artigo, convide amigos para conhecerem nosso blog, divulgue nas redes sociais, e leve essa informação ao maior número de pessoas possível.