Como uma agência evita erros de estratégia de marketing digital

30 de julho de 2018
PUBLICADO EM blog
30 de julho de 2018 Marcelo Rama

A criação de uma estratégia de marketing digital leva tempo e estudo das necessidades de um negócio, e nem mesmo aquelas mais brilhantes estão livres de falhas e mudanças de direção enquanto são colocadas em prática, afinal, sua performance pode trazer situações inesperadas.

Contratar uma agência de marketing digital é a melhor maneira de evitar erros e garantir que haja menos arestas a serem aparadas em sua estratégia. Especializada no assunto, ela é capaz de entender a fundo as necessidades mais profundas de uma companhia e estão sempre atentas às mudanças do mercado.

Pensando nisso, explicaremos, no post de hoje, como uma boa agência evita erros de estratégia de marketing digital e como sua contratação permite que qualquer negócio obtenha resultados de alta performance. Acompanhe.

Os erros mais comuns em estratégias de marketing digital

Não fazer pesquisas de palavras-chave

Não estudar o seu público e não otimizar o site com as palavras-chave que eles mais buscam é um grande erro que muitas vezes os administradores acabam cometendo por falta de prática: é essencial que se identifique quais delas possuem maior volume de procura e podem alcançar uma qualificação melhor em ferramentas de busca como o Google.

Além disso, é primordial que se monitore periodicamente o ranking de cada palavra-chave utilizada na construção da estratégia, bem como o tráfego que elas têm gerado e o número de conversões que têm criado: tudo isso pode fazer com que sua estratégia melhore até 10 vezes no ROI em Marketing Digital.

Não definir personas

Definir as personas com quem a empresa pretende dialogar é essencial para garantir que o conteúdo tenha uma voz ativa correta e esteja de fato impactando a audiência, devendo ser uma das primeiras medidas a serem tomadas quando da criação de uma estratégia de marketing digital.

Isto porque, quando a empresa não sabe quem são suas personas, pode enfrentar problemas como custo de aquisição alto, desistências de vendas e até mesmo dificuldades de orientar o time para fechar um maior número de vendas. Só com elas a equipe de vendas pode angariar oportunidades que estejam de acordo com o perfil da instituição.

Não produzir conteúdo

A produção de conteúdo é um dos ativos mais importantes dentro do marketing digital. É ela quem faz com que sua página receba um maior número de visitas orgânicas a partir de mecanismos de busca, que a marca ganhe autoridade em seu segmento e que desenvolva um relacionamento mais próximo com seu público.

Além de servir como munição para um grande número de usuários de redes sociais, a produção de conteúdo relevante é capaz de gerar links — o que facilita e permite que se desenvolva um trabalho em SEO de excelência.

Não gerar leads

É muito comum que as instituições criem seu site e outras páginas investindo em links patrocinados, trabalho em SEO e conteúdo. Muitos acreditam que essa simples atitude é capaz de gerar um grande número de visitas diárias e otimizar resultados. Nada disso vai funcionar, entretanto, se seu site não gerar oportunidades de negócio, ou seja, leads.

O ciclo de compras tradicional não funciona mais como antes: ele já é iniciado diretamente no marketing, já que grande parte da decisão de compra é formada antes mesmo de o cliente entrar em contato com a companhia.

O site do negócio é, assim, revestido de um caráter real de vendedor, sobretudo nos casos de negócios mais complexos, devendo informar sobre o funcionamento e benefícios tidos com a compra de um produto ou serviço e servindo para gerar leads.

Não ter landing pages otimizadas

Manter apenas uma área de “fale conosco” e esperar que o público comunique-se não é suficiente para criar um relacionamento com a marca: é preciso atrair o público e mostrar que o seu negócio é capaz de atender às suas necessidades como ninguém mais será capaz.

Não investir em landing pages otimizadas é um dos maiores erros que se pode cometer em se tratando de estratégia de marketing digital, já que assim você deixa de demonstrar que está criando ofertas relevantes para seu público e de capturar informações que podem servir para estreitar o relacionamento no futuro.

Comprar listas de e-mails

Comprar listas de e-mails é uma prática que deve ser evitada ao máximo, uma vez que pode ser bastante nociva para uma companhia: os contatos ali enumerados possivelmente não conhecem sua instituição, nem fazem uso das soluções por ela oferecidas naquele momento, de forma que a mensagem não autorizada torna-se um verdadeiro incômodo e não traz resultados.

Uma boa agência é capaz de criar uma lista de e-mail marketing e leads do zero, garantindo que apenas o seu público-alvo esteja recebendo o conteúdo e que ele tenha condições apelativas para eles.

Medir resultados com métrica de vaidade

Número de seguidores nas redes, pageviews, número de curtidas em posts. Qual é realmente o impacto dessas métricas para uma marca? Será que elas traduzem a performance de uma campanha?

Métricas de vaidade como essas geralmente não contribuem para a geração de oportunidades para a empresa. Métricas do funil de vendas são mais relevantes e devem ser sempre priorizadas, já que só assim é possível saber o quanto a estratégia de marketing digital tem impactado nos resultados do negócio. Aposte nelas.

Conte sempre com o auxílio de uma agência de marketing digital

Estratégias de marketing digital devem ser pensadas de acordo com a peculiaridade do negócio e os objetivos que se desejam atingir. A metodologia ainda é relativamente nova, e não há como criar um modelo básico para qualquer empreendimento, de forma que ainda há muito a ser testado e ajustado na prática.

Em muitos casos, os gestores acabam cometendo o erro de selecionar colaboradores que nem sempre possuem as habilidades ou a experiência exigida para a criação de táticas de sucesso e acabam prejudicando tanto o resultado de suas campanhas e ações quanto do seu negócio, já que os funcionários também deixam de focar em seu core business.

A contratação de agências especializadas é essencial para que se crie uma estratégia funcional, uma vez que elas já estão familiarizadas com eventuais repercussões inesperadas, evitam a ocorrência de erros e podem redirecionar uma campanha rapidamente, garantindo que ela tenha o sucesso esperado.

Entendeu como uma agência de marketing digital evita a ocorrência de erros e pode otimizar os resultados de qualquer empresa? Entre em contato conosco e saiba como nossos colaboradores podem criar uma solução especializada para seu negócio e alavancar vendas!