Como uma agência pode otimizar o seu investimento em links patrocinados?

27 de novembro de 2017
PUBLICADO EM blog
27 de novembro de 2017 Marcelo Rama

Empreendedores buscam novas maneiras de aumentar o reconhecimento da marca e conquistar novos consumidores para, assim, alavancar suas vendas. Com os recursos digitais, boas estratégias são possíveis e uma delas se destaca: os links patrocinados. Investir nessa ação pode gerar grandes resultados em curto prazo, mas é preciso acertar nas escolhas.

Por isso, mostraremos neste artigo como uma agência especializada pode garantir uma boa aplicação do seu investimento nessa estratégia, gerando ótimos resultados. Confira!

Por que investir em links patrocinados?

Um dos principais canais de busca utilizados pelos compradores é o site de pesquisa, como o Google. Utilizamos essa ferramenta para encontrar as melhores soluções, ponderar entre ofertas, avaliar depoimentos e outras ações.

Por isso, para as empresas, colocar suas páginas entre as primeiras posições é muito importante. Na busca orgânica, a não paga, o trabalho de otimização das páginas para uma melhor encontrabilidade pelos mecanismos de busca tem o nome de SEO — Search Engine Optimization.

Esse trabalho é muito importante e pode garantir que você se posicione entre as principais opções do mercado. Porém, é preciso dizer que o SEO é um trabalho de médio a longo prazo. Então, se você busca resultados imediatos, a ação deve ser outra. Para resultados em curto prazo, o mais interessante é usar links patrocinados.

Google Adwords é a plataforma destinada para essa possibilidade. Com ela, você define palavras-chave e dá lances para cada termo, como um leilão. Se você ganha a disputa, o Google analisa a sua página, a fim de verificar se é realmente relevante ao usuário. Se for, ela pode aparecer entre as primeiras posições.

Essa ação é muito utilizada entre as empresas, mas, infelizmente, nem todas conseguem atingir seus objetivos. Não basta só investir o dinheiro nas palavras-chave e esperar uma boa resposta. Por isso, no próximo tópico, mostraremos a grande importância de contar com a ajuda de uma agência especializada. Acompanhe.

Como atua a agência em links patrocinados?

Elaborando um plano estratégico

Como já dissemos, não basta aplicar o investimento em palavras-chave aleatórias e esperar que as vendas da empresa aumentem. É preciso criar um direcionamento, um plano estratégico, definindo os objetivos, as ações e os recursos.

Uma agência ajudará em todo o processo de investimento em links patrocinados. Os profissionais estabelecerão as metas e objetivos da campanha, inclusive no direcionamento do alcance: qual é o público-alvo dos anúncios, a linguagem que deve ser utilizada, o uso das chamadas de ação etc. Também serão definidos os indicadores da campanha, para que se consiga acompanhar o andamento da ação.

Acompanhando cada campanha

A definição de indicadores para cada estratégia tomada é fundamental para garantir que os investimentos estão sendo aplicados da melhor forma possível. Com tantos recursos que a internet proporciona, não acompanhar esse andamento pode fazer com que a sua empresa invista em ações de baixo rendimento, enquanto outras melhores são desprezadas.

Por isso, acompanhar o desempenho das ações é tão importante quanto criá-las, e, além de criar os indicadores, uma agência pode montar um cronograma de avaliação. Essa análise será feita periodicamente, permitindo que seja possível tomar uma ação de correção diante de qualquer mudança ou então priorizar o que tem dado certo.

Analisando as melhores palavras-chave

As campanhas de links patrocinados têm o foco na palavra-chave. Como já falamos, o Adwords funciona como um leilão desses termos e quem ganha tem a preferência pelas posições mais nobres. Por isso, é fácil entender a grande importância de se escolher bem as palavras-chave, não é mesmo?

Esses termos podem ser divididos em dois grupos: long tail e head tail. O long tail trata das palavras-chave específicas. São termos mais longos, como “viagem para Hotel do Sol em Porto Seguro”, por exemplo. Ao digitar esse termo no Google, uma quantidade menor de respostas será exibida, sendo menor a concorrência. Porém, o volume de busca também é menor.

Já o head tail é generalista. Seguindo a mesma linha, um exemplo poderia ser “viagem para a praia”. Os resultados seriam diversos, com grande concorrência, mas o volume de busca é bem maior. Então, é interessante mesclar os tipos de palavras para ter boas respostas.

Outro ponto são as palavras-chave negativas. Toda vez que alguém clicar no seu anúncio, você pagará o valor estabelecido. Muitas vezes, seus anúncios podem aparecer em destaque para buscas que não são interessantes, gerando um gasto desnecessário. Um exemplo desse fato poderia ser o seguinte: sua empresa oferece um curso online pago, porém, ao digitar “curso online gratuito” o seu anúncio é mostrado.

O usuário em questão não está interessado em investir financeiramente no curso e, por isso, não seria um bom alvo para sua campanha. Então, a agência consegue fazer essa configuração, adicionando palavras que não devem ser usadas para encontrar os anúncios.

Otimizando o tempo

O dia a dia de uma empresa é bem corrido. É muito difícil fazer com que um profissional concilie o seu trabalho com todas as tarefas que envolvem as campanhas de links patrocinados. Por isso, contratando uma agência, ela ficará responsável por criar e cuidar dessas tarefas. Com os profissionais dedicados àquilo que realmente são direcionados a fazer, o resultado da empresa melhora bastante.

Aplicando a experiência já obtida

Outro ponto que deve ser considerado é a experiência da agência. Os profissionais são especializados nesse trabalho, já tendo criados campanhas de sucesso. O conhecimento que eles possuem permite que criem campanhas diferenciadas, extraindo o máximo de retorno dos investimentos. Além disso, como trabalham com isso diariamente, eles acompanham as tendências e novidades do mercado, aplicando cada novo recurso e tecnologia.

Vamos criar boas campanhas com links patrocinados?

Como vimos em nosso artigo, investir em links patrocinados é uma ótima estratégia para aumentar as vendas de sua empresa. Porém, é preciso muito planejamento e empenho para garantir que os recursos sejam aplicados da melhor forma.

Contar com uma agência especializada, é otimizar os seus recursos, pois ela irá elaborar um plano estratégico, acompanhando o desempenho das ações, encontrando as melhores palavras-chave, otimizando o seu tempo e ainda aplicando toda a experiência já adquirida. Por isso, conte com a ajuda desses profissionais e transforme o seu negócio em uma verdadeira máquina de vendas.

Uma boa dica para a escolha da agência é verificar se ela é parceira do Google, com o selo de Google Partner. Essa parceria é um certificado de que a agência possui grandes habilidades e conhecimento em Google Adwords.

Para ir além, busque uma agência que tenha o selo de Google Partner Premier, que são as empresas líderes e que contam com um histórico de investimento bem interessante. Elas têm acesso à ajuda de grandes especialistas de cada produto do Google na montagem das estratégias.

Se você realmente quer grandes resultados com os links patrocinados, entre em contato com a nossa equipe para que possamos te ajudar.