Contrato com uma agência de marketing: 6 detalhes importantíssimos

27 de janeiro de 2020
PUBLICADO EM blog
27 de janeiro de 2020 Marcelo Rama

Como otimizar as estratégias de comunicação? Além de ações criativas e direcionadas para o público, ter o apoio de uma empresa especializada é um divisor de águas quando se trata de resultados aleatórios ou táticas certeiras. Uma dúvida recorrente é como fechar essa parceria? O contrato com uma agência de marketing é uma peça fundamental para garantir o sucesso desse trabalho.

É comum surgirem diversas dúvidas nessa hora — ou pior, não saber quais são os pontos que devem ser observados. Neste artigo, você descobre os tópicos que precisam de maior atenção antes de assinar o contrato com uma agência de marketing digital para garantir os melhores termos e assegurar uma parceria de sucesso. Boa leitura!

  1. Entenda a importância do contrato com uma agência de marketing

Assim como a maioria das prestações de serviço, a celebração do fechamento do negócio acontece com um contrato. Seja para um serviço de telefonia, seja para contratar o Netflix, é preciso aceitar um contrato e termos do serviço. No caso da parceria com uma agência de marketing digital, já houve uma pesquisa sobre os serviços prestados, análise do portfólio e uma boa conversa.

Esses vários contatos servem para diversas coisas. Na DDWB, um dos principais ativos desse relacionamento para o desenvolvimento do contrato é o alinhamento de expectativas.

Às vezes o cliente acha que já terá resultados muito expressivos no primeiro mês, outros entendem um pouco como funciona o processo. Mesmo assim, é importante que os resultados que propomos entregar estejam de acordo com o esperado ou combinado.

Dentre os apontamentos e desejos do cliente ou até promessas ditas pela agência de marketing, é preciso ter algo que documente tudo isso. Então, qual o motivo de contar com um contrato? Os principais pontos são:

  • detalhamento de tudo o que foi contratado;
  • garantia de preços e prazos;
  • apontamento objetivo dos direitos e deveres das duas partes, trazendo segurança e clareza para você e também para a agência de marketing digital;
  • gerenciamento das expectativas de ambas as partes.

  1. Descubra quando fazer um contrato com a agência de marketing

Esse é um documento que garante o cumprimento do que foi prometido pelas partes. Sendo assim, é fundamental contar com o contrato para iniciar os trabalhos com uma agência de marketing. Pode ser que você conheça algum case de sucesso da agência e decida contratar o serviço para alcançar seus resultados, mas como atingir seus objetivos? O contrato é o mapa que conta como será percorrido esse caminho.

Talvez você precise de algo mais simples, como um banner para o site ou a produção de apenas um conteúdo, e não vê sentido nesse instrumento. Entretanto, é ele que garante — inclusive judicialmente — que tudo acontecerá de acordo com o seu planejamento de marketing, cumprindo com descrição, prazo e valor combinado.


  1. Observe os principais pontos que devem constar no contrato

Os modelos de contrato de marketing digital podem variar muito, mas você deve estar atento ao objetivo principal dele: garantir o cumprimento do que for combinado. Por isso, existem alguns elementos que ajudam a entender se isso é contemplado com o documento que você recebe, por exemplo:

  • a descrição do tipo de contrato — fee mensal fixo (um valor fixo por mês), job (um projeto pontual), success fee (que observa também uma participação dos resultados);
  • descrição clara e objetiva do que será executado — como a quantidade de itens, frequência de publicação, regularidade da otimização de campanhas;
  • como acontecerá a dinâmica de produção e quais são os prazos para elaboração dos serviços;
  • orçamento estabelecido;
  • direitos e deveres do contratante e da agência.

  1. Veja os cuidados essenciais para garantir o sucesso da parceria

A ideia de contratar uma empresa é impulsionar os resultados do marketing, atingindo os objetivos e oferecendo a melhor experiência para o público. O contrato deve ser uma ferramenta que assegura a relação saudável da parceria, por isso, fique atento quando:

  • surgirem dúvidas quanto a determinados itens que não foram acordados ou não estão claros;
  • o prazo no contrato for diferente do acordado (diferentemente da DDWB, que não trabalha com multas para rescisão, a maioria das agências conta com esse item, então é importante atentar a isso);
  • se o objeto do contrato e a descrição das atividades não forem aquelas combinadas, por exemplo, em um contrato para mídia de performance, em vez de campanhas de anúncios, são apresentadas ações de inbound marketing;
  • o valor ou a forma de pagamento não estiver em acordo com o combinado;
  • se a agência não assume a responsabilidade sobre os direitos autorais para o uso de imagens aplicadas no desenvolvimento das peças.

  1. Contrate uma agência de marketing especializada

Um dos pontos que costuma ser relevante quando alguém busca por serviços de marketing é o orçamento necessário. Entretanto, seria mais interessante pensar nesse valor como um investimento e se perguntar: qual opção pode me oferecer o melhor retorno, alguém que diz conseguir atender minhas solicitações ou uma agência de adwords com vários profissionais especializados e atualizados nas diversas estratégias de marketing?

Além disso, é fundamental que o diálogo seja claro e haja sintonia. Outro ponto relevante na hora de contratar é conferir os trabalhos que já foram realizados e como funciona o
processo criativo.


  1. Confira os diferenciais do contrato com a DDWB

Para deixar mais claro esse processo da contratação, vamos contar um pouco sobre como acontece aqui dentro da agência de marketing digital em SP. O primeiro ponto é a ausência de taxa de rescisão — nossos clientes costumam afirmar que damos a cara a tapa. Como acreditamos no que fazemos e focamos em resultado, não faz sentido prender nossos clientes pelo argumento de uma multa.

Com isso, surge outro diferencial importante: sempre nos dedicamos às contas que atendemos. Algumas agências têm a prática comum de deixar o cliente na geladeira nos 2 primeiros meses do contrato, pois é uma época em que a taxa de cancelamento é quase zero, reforçando o atendimento na época de renovação de contrato. Como não contamos com essa prática, desenvolvemos um trabalho sério com todos os nossos clientes.

Além disso, acreditamos no valor de cada cliente e não vemos sentido em cláusulas diferentes de acordo com o serviço contratado ou porte da empresa. Nosso foco está em 3 pontos muito importantes:

  1. estabelecer as obrigações das duas partes;
  2. apresentar exatamente o combinado, sem surpresas ou letras miúdas;
  3. alinhar as expectativas da parceria.

Gostou das nossas dicas e de como a DDWB percebe o contrato com uma agência de marketing? É importante saber o que analisar na hora de fechar negócio para que você possa garantir (e confiar) o desenvolvimento do trabalho. Afinal, essa é uma parceria muito importante que ajuda na elaboração de ações mais estratégicas, otimizando os investimentos em marketing.

 

  1. Google adwords vira google Ads

Para quem pensa em contratar uma agência de Google Adwords, saiba que desde 2018 o nome passou por reformulações passando a se chamar Google Ads:  A mudança se deve aos demais canais que  ganharam força como display e youtube, além disso houve uma integração com o Google Marketing Platform para unir em uma única plataforma anúncios e análises.

 

Se você quer saber mais sobre o processo de contratação de uma agência de marketing, entre em contato com a gente. Teremos grande prazer em esclarecer suas dúvidas e compartilhar nosso conhecimento nessa área!

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