Um dos objetivos mais comuns em campanhas de marketing digital é a geração de leads. Receber contatos de pessoas reais, que estejam interessadas nos seus produtos ou serviços pode parecer o final da etapa de prospecção, mas nesse post vamos explicar que, depois que o lead chega até sua caixa de e-mails, ou mesmo por telefonema, ainda há muito trabalho pela frente.
Hoje vamos dar algumas dicas para que você consiga ter um ótimo aproveitamento neste processo de conversão dos leads recebidos.
– Agilidade: Quando um usuário demonstra interesse na sua empresa, possivelmente ele fez o mesmo com outra empresa concorrente. Por isso, é extremamente importante que você realize o atendimento de maneira rápida e eficiente, pois a sua lentidão neste processo pode fazer com que você perca o cliente.
– Carisma: Ao realizar contato com um novo lead, evite falar com frieza. O usuário vai tentar se apegar a pequenos detalhes para rankear sua empresa positiva ou negativamente. Um bom atendimento com simpatia e prestatividade podem agregar valor ao seu atendimento.
– Know-how: Domine a sua área. Entenda perfeitamente como funciona seu ramo de atividade para passar credibilidade e confiança. O lead procura alguém que possa trazer soluções para os problemas e dores que ele enfrenta no dia a dia. Por isso, se você gaguejar ou mostrar insegurança, você poderá ser descartado no processo seletivo dele.
– Organização: Organize em um CRM ou mesmo em uma planilha Excel todos os contatos recebidos. É natural que você precise falar mais de uma vez com cada lead, e cada um terá um “timing” para retorno. Uma boa dica é utilizar o seu Outlook ou alarme do celular para ajudar a lembrá-lo o dia e horário de retorno acordado com cada lead.
– Envio de proposta: Parece contraditório, mas vemos no mercado que existem muitas empresas que demoram para enviar uma proposta formalizada para o lead, ou mesmo deixam de enviar. Quem te procura normalmente tem pressa, e por mais que você tenha um bom preço e um bom produto, pode perder negócio se outra empresa for mais ágil que você.
– Não fuja de reuniões: Atualmente existem muitos métodos e softwares que permitem conversação a distância, mas o bom e velho aperto de mão ainda continua fazendo a diferença no mundo dos negócios. Quem está prestes a te contratar quer saber as pessoas que estão por trás da sua empresa, conhecer a sua história e sua estrutura.
Como anda o processo de conversão da sua empresa? Já tem um fluxo de nutrição bem definido com as etapas do funil de vendas do seu negócio? Compartilhe com a gente as suas dúvidas e continue por dentro de mais novidades aqui no blog!