Se você perceber que vive correndo contra o tempo, e que a jornada de trabalho diária não está sendo suficiente para entregar todas as suas demandas, muito provavelmente o que você precisa é delegar tarefas ou, até mesmo, terceirizar serviços.
Até o super-homem precisou do auxílio da Lois Lane para salvar o mundo! Assim, é necessário reconhecer que, com a ajuda de colaboradores ou com a contratação de uma empresa especializada, é possível livrar-se do excesso de trabalho para pensar e agir de forma mais estratégica dentro da organização.
Mas para isso, alguns cuidados são essenciais, já que a responsabilidade sobre a entrega final sempre será sua. Por isso, ao longo desta leitura, trazemos informações indispensáveis sobre como você pode fazer isso. Acompanhe!
Escolha as pessoas certas
Para delegar tarefas você precisa contar com uma equipe capacitada, com as competências e habilidades necessárias para executá-las. Isso significa alinhar o grau de especialidade e complexidade da função de acordo com o perfil de cada colaborador.
Por exemplo, se você precisa delegar o acompanhamento de uma campanha publicitária que está em andamento, deve ter certeza de que o seu subordinado tem todo o conhecimento técnico necessário e saiba conduzir o andamento do processo de realização: verba, fornecedores envolvidos, veículos de divulgação, objetivo da campanha, entre outras questões.
Identifique claramente as restrições e limites
Como a responsabilidade final do trabalho é sempre do líder, você deve ter em mente qual parte da responsabilidade será melhor transferir, além de ser preciso definir — de forma muito clara, qual o nível de autoridade estará sendo delegada para a pessoa que ficará encarregada pela execução da tarefa.
Para isso, responda as questões abaixo antes de decidir sobre o nível de autoridade que pretende atribuir ao colaborador escolhido.
- Ele deve esperar você dizer o que fazer?
- Ou deve sempre perguntar o que fazer?
- Deve recomendar o que deve ser feito e depois atuar?
- Ou deve agir e depois relatar os resultados de forma imediata?
- Ou precisa informar os resultados periodicamente?
Ainda é recomendado que você peça a ajuda dos envolvidos para decidir quais atividades devem ser delegadas e qual o nível de responsabilidade.
Ofereça orientação e treinamentos
Mesmo que a sua equipe seja composta por pessoas com formação na área de marketing, é aconselhável oferecer um treinamento prévio antes de delegar as tarefas — mesmo que seja breve.
Isso é importante para alinhar o nível de exigência e as especificidades do trabalho, o que precisa ser feito e quais os resultados esperados. Quanto maior o nível de complexidade da tarefa, mais horas deverão ser dedicadas a esse treinamento.
Qualquer que seja o contexto, é altamente recomendado que você não pule essa fase, pois ela é uma das garantias de que tudo sairá de acordo com as suas expectativas e as da sua empresa.
Estabeleça indicadores de desempenho
Para mensurar as entregas, crie indicadores de desempenho. Eles são fundamentais para você criar um histórico das atividades, acompanhar a evolução das tarefas, identificar pontos de melhorias e, com uma base de dados consistente, possa prever tendências e mitigar erros.
Estabeleça o prazo para a execução das tarefas
Quando o assunto é marketing, o deadline tem de ser bem alinhado com todos os envolvidos no processo, a fim de não prejudicar a execução da campanha ou evento. Por isso, é muito importante estabelecer o prazo de entrega para todas as tarefas executadas.
Lembre-se que, quanto mais inexperiente for o profissional, maior deverá ser o tempo concedido para a execução das demandas.
Acompanhe o andamento do trabalho
É fundamental que você, enquanto líder, acompanhe o andamento das atividades. Assim como também esteja disposto a ajudar no que for preciso para garantir os melhores resultados.
Portanto, esteja atento ao cronograma de execução, pergunte sobre o status do trabalho e se coloque à disposição para ajudar no que for preciso. Isso desperta o senso de equipe entre os profissionais envolvidos, elevando a motivação e, consequentemente, a qualidade do serviço.
Mantenha o que foi delegado
Evite resgatar a tarefa delegada novamente para si. Caso o profissional encontre dificuldade para executá-la, faça perguntas que o auxiliem na resolução dos problemas. Com isso, você ajuda o profissional a encontrar as soluções mais adequadas, além de incentivá-lo a concluir o trabalho.
Outro benefício é que você colabora para o desenvolvimento da equipe, ao mesmo tempo em que pode se concentrar em questões mais estratégicas.
Concentre-se nos resultados
Para otimizar o seu tempo e de toda a equipe, ao estar certo de que todos entenderam o que precisa ser feito e como fazer, atenha-se apenas ao resultado, ao invés de se preocupar com os detalhes de cada um dos passos da execução do trabalho.
Lembre-se que existem mais de uma forma de fazer as coisas, e o seu caminho pode não ser o melhor a seguir. Por isso, dê liberdade para as pessoas fazerem à sua maneira. Com essa atitude, você aumenta a motivação de todos a seu redor.
Considere contratar uma empresa terceirizada
A terceirização dos serviços de marketing pode ser feita por meio de uma agência. Se você trabalha com marketing digital na sua empresa, pode contar com os serviços de uma empresa especializada. Assim, ela irá criar soluções que vão desde a estratégia até a execução e monitoramento das campanhas.
Esse tipo de trabalho é especializado. Ao terceirizar o serviço com uma empresa com experiência no mercado, você economiza recursos, tempo e aumenta as chances de sucesso de visibilidade da sua marca, produto e serviços.
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Como vimos ao longo desta leitura, delegar tarefas é uma ação fundamental para você otimizar o seu tempo e garantir a eficiência do setor de marketing, ao mesmo tempo em que pode se dedicar a ações mais relevantes, e que realmente contribuirão para o crescimento do negócio.
Se você gostou deste artigo sobre delegar tarefas ou terceirizar serviços e quer saber mais sobre esse assunto, entre em contato para conhecer as nossas soluções!