Você sabia que se o conceito de EdgeRank não estiver muito bem definida na sua mente, sua estratégia de Facebook Marketing pode estar seriamente comprometida?
O EdgeRank é um algoritmo que determina qual o alcance que as publicações de uma Fan Page terão em função do histórico do conteúdo publicado na página. É um critério para avaliação de tudo que é postado na página e seu impacto sobre a audiência. Com base nisso, o Facebook determina se uma publicação deve ou não ser exibida na sua linha do tempo.
Com o Edgerank, se sua publicação tiver uma pontuação baixa, poucas pessoas serão impactadas por ele, e vice-versa, se a sua pontuação for alta, um grande número de pessoas visualizarão esse conteúdo.
Esse índice pode ser comparado ao Pagerank do Google, e é o mais importante indicador de qualquer atividade do Facebook.
Mas como é calculado o Edgerank? Abaixo apresentamos a fórmula:
Entenda como funciona cada um dos três parâmetros da fórmula:
Afinidade
Tem relação com o engajamento da página, a quantidade de interação que cada post recebe. A quantidade de pessoas, fãs ou amigos, que curtem, comentam e visualizam fotos e vídeos é determinante nesse critério. Pessoas ou páginas que tem o costume de interagir com seu conteúdo, terão mais chances de visualizar suas postagens na timeline.
Peso do Conteúdo
O Facebook atribui um peso para cada tipo de conteúdo. De acordo com pesquisas realizadas, vídeos e fotos tem m peso maior que textos e links. Portanto, posts mais interativos tem mais chances de conseguir boa propagação e relevância.
Tempo de Publicação
E o terceiro índice tem relação com o tempo de publicação, posts feitos mais recentemente tem peso maior e receberão uma pontuação maior do que aqueles postados há mais tempo.
Com base nisso, já é possível pensar no tipo de conteúdo que deve ser publicado, certo? Resumidamente, pode-se comparar essa nova métrica com os trabalhos de SEO do Google, pois ambos favorecem os conteúdos mais relevantes para a usuário.
Outros fatores que influenciam na força da sua página:
Diversidade
Desde Abril deste ano, o Facebook anunciou que também levará em consideração a diversidade das atualizações e o tempo restante na leitura. O facebook irá controlar a página compartilhada, seja através de artigos instantâneos (instant articles) ou através do browser móvel. Vídeos ao vivo também são recompensados, então saia na frente e inove para se torar uma página forte. Eles também vão priorizar conteúdos multimídia em vídeo ou imagens.
Qualidade
Esse será uma das peças-chave para o sucesso da fanpage. Engajamento e interação passarão a ser mais importantes que cliques. Se os usuários comentam, ficam no post por um certo tempo e lendo, significa que o conteúdo tem qualidade.
Parece assustador, mas com a popularização do facebook, pode-se dizer que essa mudança será bem vinda, principalmente por conta do aumento da quantidade de conteúdo pobre sendo postado. Quem ganha com isso serão os usuários, e você, se seguir nossas dicas!