Devo anunciar meus produtos no Google Shopping?

22 de janeiro de 2016
PUBLICADO EM blog
22 de janeiro de 2016 Marcelo Rama

Antes de responder se você deve anunciar no Google Shopping, precisamos primeiro explicar o que é o Google Shopping. Trata-se de uma ferramenta com a qual é possível anunciar os produtos e aumentar o faturamento da sua empresa de maneira rápida, sendo uma excelente oportunidade para vender em ambiente online.

Funciona na forma de um sistema, responsável pela exibição de produtos pertinentes à consulta feita pelo usuário na busca do Google. Participando dele, você pode apresentar suas ofertas para uma grande audiência, com fotos do produto e reviews sobre ele, garantindo maior visibilidade na rede.

Em resumo, é uma espécie de comparador de preços com grande audiência. Quer saber mais e se aprofundar no assunto? Então, continue a leitura!

Devo anunciar no Google Shopping?

Se você possui uma loja virtual, a resposta, com certeza, é “sim”! O Google Shopping é uma ferramenta que permite fazer uma campanha extremamente relevante, com seus produtos aparecendo de maneira destacada nos resultados do buscador mais popular do mundo, o Google.

Ele pode ser um diferencial para sua empresa, dando a ela maiores oportunidades de chegar até o consumidor. Isso pode representar um maior número de vendas, fazendo com que seu negócio apresente melhores resultados, competindo de maneira igual mesmo com concorrentes maiores na divulgação dos seus produtos.

Quando uma pessoa faz a pesquisa, o Google integra o Shopping aos resultados patrocinados, identificando o produto por meio de foto, nome, preço e apresentando a loja que cria a oferta. Para o consumidor, é um mecanismo facilitador, que torna mais simples a busca pelo que precisa e pelos melhores preços. Basta comparar os valores entre as empresas e clicar sobre a opção que desejar. Em seguida, ele é direcionado à página do anunciante.

Como são os investimentos?

Os investimentos são baixos, por serem controlados, o que faz com que o Google Shopping seja um recurso amplamente utilizado pelas principais empresas do mercado. O Custo por Clique (CPC) é um grande atrativo, pois costuma ter um custo muito mais baixo do que os anúncios na rede de pesquisa. Isso sem falar da qualificação do acesso, outra vantagem importante.

Com esse recurso, o cliente que acessar seu site já vai ter visualizado o produto e o preço, antes de efetivar o clique. Isso aumenta muito a chance da conversão, o que favorece muito o retorno sobre o investimento (ROI) da sua campanha.

Outro ponto positivo a ser destacado é o fato de que você não precisa criar um anúncio para cada produto, pois o Google se encarrega de gerenciar isso automaticamente, inclusive escolhendo as palavras-chaves certas para cada campanha.

Parece bom? Pois saiba que isso pode economizar significativas horas de trabalho. Imagine que sua loja trabalhe com 200 produtos, por exemplo. Ainda assim, o Google garante o gerenciamento para você.

Em situações em que exista a necessidade de alterações no preço dos produtos, outra vantagem: o processo pode ser feito automaticamente, usando seu XML.

Você também consegue fazer com que as otimizações da sua campanha sejam realizadas de maneira automática, com a análise do ROI por categorias, marcas ou até mesmo produto por produto, para reajuste do valor do CPC. Basta fazer sua campanha, ao criar uma conta no Google Merchant, e subir seus produtos por meio de um Feed.

Como começar?

O processo é relativamente fácil. O mais recomendado é que sua plataforma de comércio eletrônico tenha um XML dos seus produtos. Assim, eles serão atualizados automaticamente de forma que os preços e o estoque estejam alinhados com sua campanha, evitando investimentos em produtos que estejam esgotados ou, ainda, que seus anúncios sejam reprovados, caso o preço oferecido na página de destino seja diferente do anúncio.

Porém, se sua loja virtual for pequena, com poucos itens, e você ainda não tiver o XML, pode subir os produtos usando uma planilha do Google Docs, trabalhando com os principais atributos de cada item, tais como nome, imagem e preço, entre outros.

Mas atenção: para que sua conta seja aprovada, você precisa seguir as políticas do Google Shopping, como ter um carrinho de compras com um protocolo de segurança (HTTPS) e também seguir as especificações do Feed.

Quais são as principais vantagens?

Tráfego

Seu produto pode ser encontrado em qualquer lugar do mundo por uma pessoa que estiver pesquisando sobre o que ele oferece. Essa é uma grande vantagem de trabalhar com uma ferramenta do Google: você tem a audiência dele ao seu lado. Estima-se que o site receba mais de 100 bilhões de buscas por mês, algo que certamente dá visibilidade ao seu negócio.

Com a quantidade cada vez maior de pessoas usando a internet em busca de soluções em termos de pesquisas e compras, ter essa ferramenta ao seu dispor é uma vantagem excelente. Com o Google Shopping, é possível dar destaque ao seu produto, independentemente do porte da sua empresa. Esse é um diferencial importantíssimo do marketing digital em relação ao tradicional.

Segurança

Confiar numa das empresas que, nos últimos anos, tem apresentado as possibilidades mais interessantes, criativas e seguras do mercado não parece um erro. O Shopping é uma das soluções que o Google oferece a seus usuários. Portanto, é na credibilidade da organização que podemos ver outra boa vantagem em aderir à plataforma.

O Google só abre espaço para anúncio no Shopping para lojas que ofereçam ambiente seguro, com HTTPS no carrinho de compras e uma política clara de troca e devolução. Do contrário, os produtos do cliente são reprovados. Além disso, são reprovados também os produtos que tiverem informações erradas de preço na página de destino.

Pagamento

O que torna o Google Shopping uma ferramenta interessante do ponto de vista econômico é que, com ele, é possível ter maior controle sobre os gastos realizados. Como os pagamentos se dão por clique, é você quem define seu orçamento, determinando exatamente o valor que pode ser gasto na plataforma.

Assim, sempre que alguém clicar no seu anúncio, o valor gasto pela sua empresa estará dentro do que foi inicialmente estabelecido. Isso possibilita o planejamento de ações mais compatíveis com o perfil do seu negócio e que permitam a ele um crescimento mais racional.

Trabalhar com valores mais controlados de gastos já é uma realidade no marketing digital. É preciso que as empresas saibam fazer uso disso para terem maiores benefícios em suas campanhas.

Praticidade

O consumidor que estiver em busca do produto que sua loja oferece, não encontrará muitas dificuldades para realizar o processo com o Google Shopping. Ao clicar na sua opção, ele será guiado diretamente à página de venda do site da sua empresa, seguindo um atalho que torna a conversão facilitada.

Tudo de maneira muito rápida e direcionada. A ideia é sempre tornar a ação do consumidor mais ágil. Quando o tempo entre a observação da oferta e a efetivação da compra é reduzido, todos saem ganhando, tanto o vendedor quanto o consumidor.

Experiência do usuário

Outra vantagem a ser considerada é que, com o Google Shopping, a procura do usuário acaba se tornando mais objetiva, o que faz com que ele encontre as soluções mais relevantes para seus interesses com certa facilidade.

É importante destacar que, no fim do processo, isso gera benefícios para sua loja. Imagine que o negócio seja fechado e você consiga vender seu produto para um novo cliente. Nesse caso, toda essa agilidade disponibilizada pelas funcionalidades da plataforma do Google será transferida para sua empresa. E ela será muito bem-vista pelo consumidor.

Para que anunciar no Google Shopping?

Se a sua empresa ainda não percebeu o potencial da internet como ferramenta tanto para divulgar quanto para vender, então é hora de rever alguns dos seus conceitos. Independentemente do equipamento utilizado, seja PC, notebook, tablet ou smartphone, ela é um canal em que os clientes definitivamente procuram os produtos, o que faz com que empresas que ainda não investem em recursos para ocupar um espaço interessante nesse meio acabem ficando para trás.

Essa procura é mais democrática do que parece, permitindo que mesmo empresas pequenas invistam em soluções digitais interessantes. O Google Shopping funciona como um site de comparação de preços em que você anuncia seus produtos, podendo obter destaque de acordo com a relevância.

Saber usar essa ferramenta, além de permitir que sua empresa esteja sempre competindo de igual para igual com a concorrência, também é algo que permite que ela se posicione de maneira interessante no meio digital, uma busca que cada dia mais se apresenta como fundamental.

Entendeu agora os motivos que fazem com que anunciar no Google Shopping seja de grande importância para o sucesso? Então, entre em contato com a gente. Podemos ajudar você com essa ferramenta!