Você sabia que o trabalho de Inbound Marketing, focado no relacionamento com o seu Lead/cliente e não diretamente na venda, pode ser a estratégia ideal para aumentar as conversões da sua loja virtual?
Um bom profissional de e-commerce sabe que manter uma boa relação com seu cliente é a chave para aumentar suas vendas e mantê-lo fiel. Só que esse cliente já não é o mesmo de alguns anos atrás: as pessoas estão muito mais exigentes, tem muito mais opções de negócios e costumam buscar constantemente melhores alternativas.
Por essa razão, as estratégias de propaganda antigas já não fazem mais o mesmo efeito e por isso surgiu uma nova maneira de divulgar sua marca: o Inbound Marketing! Diante dessa nova realidade, ele foca em manter um excelente relacionamento com o cliente e não mais na venda em si! Essa pode ser a estratégia perfeita para aumentar as conversões no seu endereço virtual e levá-lo rumo ao sucesso.
Preparamos 4 dicas de Inbound Marketing e como utilizá-las para o sucesso do seu e-commerce, confira:
Assim como no Inbound Marketing, os clientes de e-commerce passam pelas quatro etapas do processo de compra:
Esse é um método muito comum utilizado pelas empresas de e-commerce que querem investir em inbound marketing. Ele estreita a relação com o cliente através da geração de conteúdo de qualidade. Podem ser necessários alguns poucos meses de produção contínua para você começar a sentir os resultados, mas depois que isso acontece, os posts irão gerar tráfego sucessivamente para o seu e-commerce, além de diminuir os custos para seduzir seu consumir e também alongar o ciclo de vendas dos seus itens.
Por isso, preste atenção especialmente em dois quesitos:
Prefira qualidade e não quantidade! Na hora de escolher um tema para o seu post, pense nas pessoas que você quer atingir e que tipo de conteúdo seria interessante para elas. Não publique nada apenas para cumprir tabela, tenha um objetivo bem claro do que você deseja atingir com aquela postagem.
Publique sempre conteúdos exclusivos e feitos pela sua equipe. Não copie e cole artigos de outras pessoas, mesmo que citando a fonte. Poste conteúdos feitos exclusivamente pela sua empresa e aproveite essa produção para também publicar guest posts.
Conseguiu encantar seu público com um conteúdo exclusivo e de ótima qualidade? Parabéns! Agora chegou o momento de realmente começar o processo de interação. Para isso, é necessário desenvolver uma landing page, que será utilizada para coletar dados do seu público e, em troca, oferecer a ele um conteúdo premium.
Dica: preste atenção em quais Landing Pages os Leads estão convertendo. Com isso, você terá informações mais precisas para montar uma campanha de E-mail Marketing focada nas necessidades dele, ou seja, conseguirá segmentar melhor seus Leads.
Para que sua página tenha uma boa taxa de conversão, você terá que novamente pensar em algo relevante para o seu Lead. Porém, dessa vez o conteúdo terá que ser um pouco mais denso ou até mesmo uma oferta do seu produto, como por exemplo um eBook ou um cupom de desconto.
Portanto, na hora de montar a sua página, pense com nitidez em quais são os seus objetivos e, consequentemente, quais são as informações necessárias para atingi-lo.
Após descobrir quem é seu Lead e o que interessa a ele, está na hora de começar um relacionamento mais estreito através do uso de e-mail marketing.
Você sabia que, para lojas virtuais, esse é um dos canais que apresentam maior taxa de conversão? Há bem pouco tempo o e-mail marketing foi considerado uma forma ultrapassada de propaganda. Porém os números provaram que isso é um tremendo erro e essa forma de divulgar continua sendo um dos melhores investimentos que um profissional de ecommerce pode ter, senão o melhor! Foi isso que disse um estudo realizado pela Experian Marketing Services, o qual revelou que 2,53% dos e-mails acabam gerando vendas. No entanto, é preciso ter alguns cuidados. Não faça SPAM: as pessoas odeiam isso e o tiro pode sair pela culatra!
- Não faça SPAM: tenha certeza que sua empresa tem autorização para enviar e-mails para os seus contatos e que os assuntos enviados são de interesse do seu público para que eles sejam lidos na caixa de entrada e não passem a cair no SPAM;
- Atenção com a frequência: se você enviar e-mails demais, mesmo que autorizados, seu lead pode ficar incomodado e até bloqueá-lo.
- Segmente seus leads: não envie a mesma campanha para toda sua base.
- Tenha um call to action eficiente: Ela convida o seu cliente a seguir para a próxima etapa de maneira eficiente com uma frase imperativa ou uma pergunta chave.
- Gere valor: o seu contato precisa saber que seus e-mails são importantes e que irão agregar algum valor para a empresa dele. Por isso, sempre deixe claro quais são os seus benefícios.
E, por fim, para ter confiança de que essas táticas estão gerando efeitos para a sua empresa, é preciso monitorar e analisar tudo o que está sendo realizado.
Vai dizer que não é bom entrar em uma loja onde você é atendido pelo nome e os vendedores já sabem quais são as suas preferências? Através do monitoramento e análise você também pode oferecer isso para os seus clientes de e-commerce. Esse trabalho fará com que as taxas de conversão sejam ainda mais altas!
Veja quais foram os conteúdos que tiveram mais acessos, conversões e engajamento. Quais foram os e-mails com maiores taxas de abertura e cliques, analise os horários que eles foram disparados e então você terá embasamento para replicar o que está dando certo e melhorar o que não está trazendo tanto resultado.
Pronto! Agora você possui recursos do inbound marketing para começar uma boa relação com seu público e aumentar suas vendas on-line! Só não se esqueça que uma boa estratégia é aquela que possui um monitoramento constante para avaliar dados, conhecer cada vez mais seu público e otimizar o que quer que seja que não esteja funcionando como deveria. Tenha sempre em mente que visitantes são interessantes, mas o resultado de vendas é o que realmente interessa ao adotar o inbound marketing para ampliar seu negócio!
Preparado para colocar a mão na massa hoje mesmo? Seu e-commerce já tem um blog para divulgar conteúdos atrativos? Que tipo de informação pedirá em suas landing pages? Comente aqui e compartilhe suas experiências e impressões conosco!