Quer melhorar sua visibilidade online? 9 dicas para colocar em prática!

27 de fevereiro de 2017
PUBLICADO EM blog
27 de fevereiro de 2017 Marcelo Rama

Conquistar uma boa visibilidade online é um fator fundamental para o sucesso de qualquer negócio que invista no marketing digital para atrair a atenção de seus clientes. Isso ficou ainda mais evidente durante a pandemia de Covid-19, em que o mundo digital foi a alternativa mais segura para os usuários interagirem, fazendo com que muitos migrassem para lá. Os que ignoraram o espaço certamente teriam lucrado muito mais.

Muitas empresas enfrentam dificuldades na conquista desse objetivo, o que atrapalha a organização na hora de alcançar resultados positivos, já que a visibilidade online também é uma maneira de manter um relacionamento com o cliente e facilitar a procura por produtos e serviços — a maioria só compra em loja física depois que pesquisa a marca digitalmente, segundo pesquisas.

Se você encara esse problema em seu negócio, está no lugar certo. No post de hoje, mostraremos 9 dicas para melhorar a sua visibilidade online. Acompanhe!

1. Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais já fazem parte do dia a dia das pessoas e, independentemente de sua área de atuação, elas são grandes aliadas na tarefa de fortalecer a sua visibilidade online.

Essas páginas ajudam a melhorar o relacionamento com seus clientes, respondendo dúvidas de forma rápida e objetiva. Além disso, as redes sociais permitem que a sua marca faça parte da rotina do seu público por meio de publicações que fortalecem a sua imagem.

Para ter sucesso em sua estratégia de promoção nas redes sociais, é preciso lembrar de que você não deve falar apenas sobre sua empresa e seus produtos. O ideal é abordar temas que sejam do interesse de seus clientes, mesmo que esses assuntos não tenham relação direta com o seu negócio.

2. Construa um blog para sua empresa

Um blog corporativo é uma ótima ferramenta para melhorar a visibilidade online de uma empresa. Por meio dele, você será capaz de ajudar seus clientes com as dúvidas e os problemas que eles enfrentam no dia a dia, apontando sugestões e ensinando boas práticas para que conquistem seus objetivos.

Além de aumentar o tráfego do seu site, oferecendo conteúdo de qualidade para o seu público, você posicionará a sua empresa como uma autoridade no mercado, se destacando diante dos seus concorrentes e reforçando sua presença digital.

3. Invista nos links patrocinados

Os links patrocinados também são uma ótima opção para as empresas que desejam melhorar a sua visibilidade online. Por meio dessa estratégia, você garante a presença da sua organização nos resultados de busca sempre que alguém procurar pelos seus produtos e serviços no Google.

Além disso, há a possibilidade de publicar anúncios em milhares de sites filiados ao principal buscador da internet, impactando clientes em potencial que navegam por outros endereços virtuais. Dessa forma, você mantém a sua marca ativa no dia a dia das pessoas.

4. Aposte no remarketing

Muitas empresas investem pesado em estratégias para atrair visitantes para o seu site ou loja virtual. Mas o que fazer quando um cliente abandona a sua página sem finalizar a sua conversão? A resposta está no remarketing, uma estratégia que permite exibir anúncios específicos apenas para os usuários que visitaram seu site, mas não se converteram ao final do processo.

Assim, é possível estimular o interesse de cliente em sua oferta, transmitindo a sensação de que o seu negócio está presente em todos os sites que ele visita, aumentando a sua visibilidade online.

5. Conte com a ajuda de especialistas para melhorar sua visibilidade online

Gerenciar sua estratégia de promoção nos meios digitais não é uma tarefa fácil. São vários os elementos que demandam a sua atenção de forma simultânea e pequenos erros prejudicam todos os seus resultados. Por isso, o ideal é contar com a ajuda de profissionais especializados na execução de estratégias para melhorar a visibilidade online de um negócio.

Uma agência de marketing digital, por exemplo, já conhece as melhores práticas do mercado e os erros mais comuns que devem ser evitados para conquistar resultados. É sem dúvidas um dos melhores investimentos que a sua empresa pode fazer para se destacar no meio digital.

6. Acompanhe os concorrentes

Isso faz parte de uma estratégia chamada de benchmarking, que analisa pontos fortes e fracos, bem como oportunidades e ameaças da concorrência. Essas são informações essenciais para formular estratégias mais certeiras de visibilidade online.

Afinal, o ideal é que você ofereça todos os recursos positivos que a concorrência faz no meio online — por exemplo, se ela faz delivery, faça o mesmo —, desde que seja realizado um estudo prévio em relação aos prós e contras para que você não se prejudique.

Ao mesmo tempo, é importante focar em superar a concorrência, oferecendo sempre além do que ele já faz, para que isso seja visto como um diferencial competitivo e que você seja escolhido no lugar do outro.

7. Atente-se ao SEO

O SEO, que significa Otimização para Motores de Busca em tradução livre, quando bem trabalhado, permite que seu site ou blog ocupe as primeiras posições nas buscas do Google, e essa é uma das principais formas de visibilidade online alcançadas.

Afinal, a probabilidade de os clientes procurarem por determinado assunto e escolherem as últimas opções trazidas pelos buscadores, passando até para as páginas seguintes, é baixa. Por isso, estude e saiba como o SEO favorece ou prejudica seu blog ou site.

8. Produza conteúdo relevante

Uma das maneiras de trabalhar o SEO positivamente e favorecer o seu posicionamento no Google é apostar em conteúdos de qualidade, que tenham autoridade, veracidade, linkagem para páginas relevantes e sejam bem-avaliados. Além disso, precisam estar alinhados com a atualidade, focados no público-alvo, usar imagens de qualidade, entre outros detalhes.

Além de sites e blogs, o conteúdo relevante também é recomendado em qualquer outro meio digital, como as redes sociais, que precisam primeiramente atrair e depois impactar positivamente os clientes para que eles acompanhem suas páginas. Isso faz com que o algoritmo enxergue como um apreço pelo que você produz e favorece o aparecimento dele na timeline do usuário.

Quanto maior a frequência com que isso ocorre com o seu público, juntamente À interação na página — como comentários, curtidas, compartilhamento, salvamentos etc. —, mais visível ela se torna também para outros públicos, o que eleva a visibilidade online.

9. Faça parcerias

No mundo digital, existem inúmeros perfis, tanto pessoais como profissionais. Diante disso, é preciso entender que nem sempre marcas conseguem visibilidade online sozinhas, sem se associarem a outros perfis, como o de digital influencers, que atualmente são uma das principais estratégias adotadas no marketing digital. Então, não menospreze essa opção e considere a parceria com esses profissionais.

Caso contrário, se você insistir em estratégias que não são avaliadas como adequadas para aumentar a visibilidade online nem se esforçar para concretizar qualquer uma delas, sua marca tende a se tornar praticamente invisível também no mundo offline e ter uma queda nas vendas.

Você ainda tem dúvidas sobre como melhorar a visibilidade online da sua organização? Acesse nosso outro post sobre visibilidade online e se aprofunde no assunto!