9 dicas para o desenvolvimento de conteúdo relevante na web

15 de abril de 2019
PUBLICADO EM blog
15 de abril de 2019 Marcelo Rama

O desenvolvimento de conteúdo relevante é a peça-chave para as empresas que querem trabalhar no universo online, aumentar as oportunidades de negócio e transformar-se em referência no mercado.

Para isso, é preciso ter atenção a alguns detalhes que nortearão a criação desses materiais e definirão o sucesso das suas estratégias de comunicação.

Separamos alguns detalhes que precisam estar bem-alinhados antes do início da produção e que garantirão que o conteúdo relevante atenderá às necessidades do seu público.

Continue a leitura!

1. Defina sua persona

Para criar um conteúdo relevante, é preciso entender quem é o seu público-alvo e que tipo de conteúdo essas pessoas consomem.

Para isso, é preciso definir suas personas e identificar quais são suas maiores necessidades, dúvidas e como a sua empresa pode ajudar cada uma delas.

As personas são, por sua vez, perfis semi-fictícios dos seus clientes ideais. É possível, de fato, que a sua empresa tenha mais de uma persona, e por isso é preciso traçar seus perfis e atentar-se para conteúdos relevantes para cada um desses grupos.

2. Faça uma boa pesquisa de palavras-chave

Como agora você já conhece as suas personas, é hora de fazer uma boa pesquisa de palavras-chave.

Um dos erros mais comuns cometidos pelas empresas é, ao fazer a pesquisa de palavras-chave, não considerar a persona. É preciso que você conheça o seu público o suficiente para saber quais são os termos de busca mais utilizados por eles e, com base nisso, criar conteúdos focados nessas palavras-chave, para garantir o ranqueamento das páginas e o aumento das visitas orgânicas no seu site.

O monitoramento de palavras-chave também precisa ser constante: acompanhe o desempenho do conteúdo relevante criado para cada termo e otimize esses materiais para garantir melhorias nos resultados.

3. Direcione o conteúdo para o público certo

Ao fazer a pesquisa de palavras-chave, é preciso considerar também a jornada de compra de cada uma das suas personas, identificando os momentos de consciência, consideração e decisão de compra.

Essas diferentes etapas ajudarão a criar conteúdos relevantes que trabalhem cada um desses momentos, fazendo com que o material chegue à pessoa certa, com a informação adequada e no momento correto.

4. Considere a escaneabilidade do texto

A escaneabilidade do conteúdo também é um fator que precisa ser considerado. Além de influenciar diretamente no ranqueamento, está ligada à experiência do usuário.

Quanto mais escaneável for o seu conteúdo, melhor será o aproveitamento do seu leitor a respeito dele, pois é mais fácil identificar quais são os temas e intertítulos trabalhados ao longo do material.

Para criar um conteúdo de valor para o seu público, saiba dividi-lo em intertítulos com os temas devidamente separados, facilitando a leitura.

5. Ofereça algo novo para o público

Sempre que for produzir conteúdos mais complexos, é preciso oferecer algo novo e interessante para o seu público.

E-books, planilhas e webinars, por exemplo, são conteúdos interessantes e que podem agregar ao seu público, além de ajudar a gerar leads relevantes para o seu negócio.

Neste momento, não se esqueça de fazer uma landing page para coletar informações relevantes em troca do conteúdo diferenciado.

6. Abrace estratégias de SEO

As estratégias de SEO são fundamentais para garantir que o conteúdo relevante produzido pela sua empresa será bem aproveitado e alcançará todo o seu potencial.

Além da pesquisa de palavras-chave, que é fundamental, é preciso trabalhar também a experiência do usuário, conseguir links externos e garantir que o tempo de carregamento das suas páginas esteja cada vez menor.

7. Otimize seus materiais já publicados

A produção de conteúdo relevante também significa a otimização dos materiais já publicados. Neste momento, é preciso fazer uma análise de como está a performance de cada um dos materiais já publicados e escolher, estrategicamente, aqueles que podem ser otimizados para trazer cada vez mais resultados para a sua empresa.

Nessa otimização, é possível:

  • aumentar o conteúdo com informações ainda mais relevantes;
  • atualizar o material;
  • inserir imagens e infográficos;
  • incluir vídeos;
  • rever os intertítulos para trabalhar melhor a palavra-chave.

Após fazer essas alterações, é necessário manter um monitoramento para descobrir se o desempenho dos conteúdos está melhorando e descobrir em que tipo de material seu público está mais interessado.

8. Esteja presente nas redes sociais

Estar nas redes sociais, além de melhorar o relacionamento da sua empresa com o público, pode ajudar a ter insights valiosos sobre temas de conteúdo a ser produzido.

Isso pode acontecer porque são nesses canais que os clientes e prospects tirarão suas dúvidas, farão reclamações e elogios.

Dessa forma, se você estiver capacitado a analisar estrategicamente cada um desses comentários, é possível encontrar formas de otimizar a sua empresa, melhorar seus resultados e produzir conteúdos que realmente respondam às necessidades e dúvidas do seu público nos mais diversos momentos da jornada de compra.

9. Trabalhe Guest Posts

Os Guest Posts ajudam a turbinar o seu blog e gerar ainda mais relevância para as suas páginas.

Neste momento, você precisa encontrar empresas que trabalhem no mesmo mercado que você, mas que não são concorrentes. Os Guest Posts são conteúdos escritos pelas empresas convidadas e costumam acontecer em trocas: sua empresa escreve para o blog do parceiro, e o parceiro para o blog da sua empresa.

Um dos benefícios mais marcantes dessa prática é a conquista de links externos, ideal para a melhoria da relevância das suas páginas diante os mecanismos de busca.

Outra vantagem é a conquista de links externos, vindos de páginas com um assunto complementar ao seu, o que ajuda, também, a melhorar a relevância do seu negócio.

Produzir conteúdo relevante significa entender o seu mercado e conhecer o seu público-alvo. Com um bom material, é possível educar seus possíveis clientes e melhorar o rendimento da sua empresa por meio de resultados orgânicos e duradouros.

Para as empresas que querem destaque nas plataformas online, trabalhar uma comunicação assertiva e direcionada melhorará o relacionamento com os clientes e criará um grupo de pessoas fidelizadas e defensoras do seu negócio.

Se você busca conteúdos que ajudarão a melhorar a performance da sua empresa e otimizar seus resultados, siga-nos nas redes sociais e receba artigos direto na sua timeline. Estamos presentes no FacebookInstagram e Linkedin!