No início da publicidade online, o e-mail marketing era visto como uma forma de comunicação em massa, com mensagens enviadas para destinatários que não consumiam o produto oferecido.
Após ser considerado sinônimo de spam e publicidade intrusiva, o e-mail marketing precisou ser remodelado e reformulado para conquistar a atenção dos leitores. Os profissionais da área estudaram novas estratégias de abordar os clientes com mensagens mais pessoais e com um conteúdo apropriado para o perfil de cada consumidor.
Hoje em dia, essa ferramenta se tornou uma ótima opção de comunicação direta com o cliente, por meio do envio de mensagens expressivas e coesas. Assim, mesmo com toda a evolução da tecnologia e das estratégias utilizadas para ganhar a atenção do cliente, o e-mail marketing se destaca como um dos mecanismos mais eficientes e que mais apresentam resultados positivos, sem a necessidade de um investimento muito alto.
Se o objetivo é aumentar as vendas, gerar leads, entregar informação ou fidelizar os clientes, o e-mail marketing não pode ficar de fora da sua estratégia. A lista de vantagens alcançadas por marcas e empresas que utilizam esse recurso é grande e, entre elas, estão a capacidade de alcance do público correto, feedback do cliente, lembrança da marca pelos consumidores e um retorno financeiro representativo.
Por isso, vamos apresentar neste texto os benefícios de investir em estratégias de e-mail marketing, explicando os resultados que são obtidos a partir da utilização dessa estratégia da forma correta, e a importância de investir com o planejamento e auxílio de uma agência de marketing digital. Boa leitura!
Por que investir em e-mail marketing?
Para auxiliar na hora de entender os benefícios de utilizar essa ferramenta, separamos algumas das inúmeras vantagens adquiridas por empresas e marcas que investem em e-mail marketing para se comunicar com o seu público-alvo.
Ampla abrangência
Segundo uma pesquisa realizada pela Radicati, em 2015, havia 2,5 bilhões de usuários de e-mail no mundo todo. A tendência é que esse número ultrapasse os 2,9 bilhões até 2019, representando mais de um terço da população mundial.
Outro dado interessante é que o e-mail é o canal de comunicação utilizado com mais frequência por usuários da web, segundo pesquisas da Channel Preferences Survey. Superando as porcentagens das redes sociais, aproximadamente 91% dos entrevistados responderam que acessam seus e-mails diariamente.
Com essa informação, é possível afirmar que as chances de que o seu consumidor receba e abra o seu e-mail no dia em que foi enviado são superiores em relação a qualquer outro modelo de contato direto por meio de redes sociais.
Alcance mensurável
Diferentemente das outras estratégias de marketing digital, a comunicação direta realizada por intermédio do e-mail marketing é única, uma vez que, ao enviar a sua mensagem para cem usuários, todos receberão a informação (a menos que o endereço eletrônico enviado esteja com algum erro).
Esse alcance já não pode ser confirmado quando posts em redes sociais são realizados, uma vez que nem todos os seus seguidores lerão o conteúdo publicado. Por exemplo, o Facebook construiu algoritmos que definem as publicações mais relevantes para cada usuário.
Maiores chances de aproximação com o público-alvo
Por conta da impessoalidade das propagandas encontradas na internet e nas ruas, o e-mail marketing se destaca em meio às estratégias utilizadas para conquistar a atenção do público por meio de um tratamento diferenciado.
Quase como uma competição, a disputa para conseguir a consideração de cada comprador fica cada vez mais acirrada: são incontáveis os anúncios de publicidade promovidos diariamente para quem acessa a web. Nesse cenário, ganha quem consegue promover o contato direto com o consumidor, recorrendo a mensagens interativas e capazes de manifestar o interesse da empresa pela necessidade de cada cliente.
Demonstrar preocupação é essencial na hora de se comunicar com o público, para fazer com que ele se sinta importante. Essa estratégia possibilita que o relacionamento com o cliente se torne mais próximo e intimista, conquistando a sua atenção e fidelidade.
Com isso, o e-mail marketing se torna ainda mais interessante. Direcionado individualmente para cada perfil de usuário, essa ferramenta permite que a mensagem ideal seja enviada no timing perfeito para conquistar a sua atenção. É possível utilizar essa estratégia para o envio de mensagens informativas e lembranças de datas comemorativas, como feriados e aniversários, por exemplo.
Meio de comunicação eficaz
Segundo um estudo realizado pela McKinsey&Company, utilizar o e-mail marketing ainda é cerca de 40 vezes mais eficaz do que as redes sociais. A pesquisa também aponta que essa ferramenta, além de conquistar novos clientes, acelera a velocidade da finalização da compra, com resultados superiores aos registrados com as mídias sociais.
Possibilita um diálogo diferenciado
Com o e-mail marketing, é possível criar uma relação ainda mais profunda e pessoal com o consumidor, buscando uma interação com um retorno mais detalhado sobre as intenções do cliente.
Com um e-mail, é possível enviar textos, imagens e até mesmo gifs, deixando cada mensagem em um formato único e pessoal para todos os contatos. Como nem todo o público está no mesmo nível de interação com o seu negócio, é possível traçar diferentes objetivos de comunicação para cada tipo de cliente, estimulando o lead a passar para o próximo estágio do funil de venda em cada mensagem enviada.
Melhor custo-benefício
Com todos esses benefícios, investir em e-mail marketing se torna uma opção ainda mais vantajosa como uma estratégia de comunicação, garantindo um retorno vantajoso a partir do contato com o cliente.
Para executar uma estratégia de e-mail marketing, são necessários apenas três itens fundamentais: um domínio, uma ferramenta de e-mail marketing e alguém especializado para realizar essa tarefa.
Comparado com as outras estratégias de comunicação com o cliente na publicidade, o e-mail marketing é o recurso que apresenta o melhor ROI — sigla em inglês que significa retorno sobre investimento — sem exigir muito dinheiro e com a possibilidade de gerar um alto volume na sua receita.
Quais as melhores práticas e o que esperar delas?
Depois de entender os motivos pelos quais investir em e-mail marketing é uma solução eficiente para conseguir alavancar as vendas, conquistar novos clientes e fidelizar os antigos compradores, é necessário saber como utilizá-lo a seu favor. Fique de olho nas melhores práticas:
Saber com quem se comunicar
Disparar mensagens para usuários aleatoriamente e sem realizar uma pesquisa de público-alvo é um desperdício de tempo, uma vez que o receptor das informações não terá interesse no conteúdo recebido. Para uma estratégia eficaz, é necessário pesquisar e estudar o seu consumidor antes de enviar a primeira mensagem para a sua caixa de e-mail. Só assim será possível obter o resultado almejado.
Tendo isso em vista, conheça o seu cliente, procure entender as suas necessidades e preferências, saiba os dias e horários de maior frequência online. Fazendo isso, será possível construir uma linguagem de interação e criar os melhores conteúdos para serem enviados.
Não tenha dúvida: o consumidor gosta de se sentir único e especial. Por essa razão, conhecer seus interesses e desejos facilitará na hora de conquistar a sua atenção em meio a tantas chamadas de publicidade que são anunciadas diariamente.
Traçar objetivos diferentes
Nem todos os clientes estão no mesmo estágio de compra. Por isso, é importante definir objetivos distintos para cada um. Para isso, é possível utilizar o Inbound Marketing e as suas etapas de atração, conversão, fechamento e encantamento, atendendo o cliente em cada estágio até a confirmação da compra e a sua fidelização com a marca.
Com essa estratégia, é possível se conectar com o seu público-alvo de uma maneira mais pessoal, gerando leads qualificados, aumentando as vendas e produzindo uma lembrança de marca para futuras compras.
Engajar o público por meio do marketing de conteúdo
A utilização do marketing de conteúdo para atrair potenciais clientes e fazer com que as pessoas se cadastrem na sua newsletter é uma estratégia inteligente e eficaz para o crescimento da lista de destinatários.
O marketing de conteúdo é usado para aumentar a rede de compradores e possíveis clientes mediante publicação de conteúdos que sejam relevantes para os consumidores. Ou seja, o objetivo é gerar uma imagem positiva da sua marca ou empresa, assim como aumentar as chances de realizar novos negócios.
Manter a lista de destinatários atualizada
Para obter resultados positivos com o investimento em e-mail marketing, é necessário enviar as mensagens para os endereços eletrônicos corretos. Assim, quando um e-mail não é enviado com sucesso, o recomendável é que se realize outra tentativa de envio e, caso o erro persista, o endereço de contato deve ser retirado da lista de destinatário.
Também é essencial oferecer uma opção de descadastramento para que o cliente tenha a liberdade de escolha de continuar a receber as informações enviadas ou não.
Enviar newsletter
A newsletter já é muito conhecida como uma das estratégias de e-mail marketing de maior sucesso, principalmente por blogs e e-commerces. Esse tipo de e-mail consiste em informativos semanais ou mensais, com as principais publicações e novidades promovidas pela marca ou empresa nesse período.
Uma forma de garantir a leitura do seu conteúdo é investir na qualidade do material enviado para o cliente. Inclua conteúdos relevantes e de fácil entendimento, levando o consumidor a clicar em links que o direcionem para outras páginas para conhecer mais sobre o assunto abordado.
Segmentar os leads
Como falamos anteriormente, nem todos os seus clientes estão no mesmo estágio do funil de vendas. Por isso, é necessário nutrir cada consumidor conforme a sua posição até que ele realize a compra.
Dependendo de cada objetivo definido, é possível separar o público conforme o seu estágio e nutrir as pessoas com informações segmentadas, que sugiram que o lead siga evoluindo dentro do funil de vendas e aumentem as chances de ele continuar se comunicando com a marca ou empresa.
Solicitar um retorno dos clientes
Ao enviar uma mensagem para o seu consumidor, é esperado algum tipo de retorno. Esse feedback poderá ser realizado em forma de acesso ao site, compartilhamento em redes sociais, finalização da compra ou até mesmo uma resposta no próprio e-mail.
A partir desse feedback, é possível mensurar o quão efetiva está sendo a utilização da estratégia de e-mail marketing com os seus clientes e quais são as maneiras de aproximação mais eficazes na hora de se comunicar.
Dizer ao seu público o que fazer em seguida aumentará as taxas de conversão. Nesse sentido, ser claro, direto e específico com o leitor facilita o entendimento e otimiza o tempo de leitura até a realização do call to action especificado no e-mail enviado.
Utilizar a evolução da tecnologia a seu favor
Com a explosão do uso de smartphones e a facilidade do acesso mobile, muito se especulou sobre o fim do e-mail e a sua substituição por aplicativos de mensagens instantâneas online. No entanto, os usuários continuam a acessar as suas contas de correio eletrônico via celular, fortalecendo ainda mais o e-mail marketing.
Sendo assim, é importante personalizar o material do e-mail para que ele possa ser visualizado facilmente nas telas de smartphones. O ideal é que o conteúdo esteja configurado na vertical e com um design atrativo aos olhos do leitor.
Quais erros devem ser evitados?
Algumas pessoas acreditam que o e-mail marketing é uma estratégia relativamente fácil de colocar em prática e acabam cometendo alguns erros primordiais que prejudicam o desempenho da campanha e causam um impacto negativo no resultado. Veja quais são:
Comprar listas de e-mails prontas
Nenhuma agência de marketing digital permitirá que os disparos de conteúdos via e-mail sejam realizados para listas de endereços adquiridas online. Esse tipo de comportamento gera bloqueios dos servidores por spam e ninguém quer ter as suas mensagens sendo enviadas direto para a caixa de lixo eletrônico dos clientes, não é mesmo?
Com uma lista de e-mails comprada, os resultados apresentados são ruins e não haverá retorno no investimento realizado, uma vez que a comunicação não será direcionada para o público correto. A forma mais eficaz de se construir uma lista de contatos eficiente é com a divulgação da sua newsletter nas redes sociais e oferecer conteúdos e ofertas exclusivas em troca do endereço eletrônico do seu consumidor.
Não utilizar um serviço especializado para o envio do e-mail marketing
O e-mail transicional não foi criado para suportar o envio de mensagens em massa, como as plataformas especializadas nesse tipo de serviço. Por essa razão, muitas empresas que cometem esse erro se deparam com os seus e-mails bloqueados ou sinalizados como spam pelos destinatários.
Portanto, antes de começar a enviar mensagens para vários destinatários como cópia oculta —acreditando que essa ação vai gerar bons resultados como o e-mail marketing —, é necessário recorrer a outros recursos com ferramentas específicas para essa estratégia de comunicação.
Deixar de elaborar um cronograma de envios
Para conquistar um cliente, é necessária a construção de um relacionamento com ele, e isso só acontece quando se mantém uma comunicação entre ambas as partes. Enviar mensagens esporadicamente sem planejamento e com conteúdos que não estejam de acordo com os interesses do consumidor não produzirá os resultados esperados para a estratégia de e-mail marketing.
O ideal é que seja criado um planejamento com um cronograma de datas e horários específicos para que os e-mails sejam disparados. Em outras palavras, os horários precisam estar em sintonia com a rotina de acessos do consumidor, aumentando as chances de ele abrir a mensagem recebida no momento certo.
Enviar uma mensagem com o assunto impreciso e desinteressante
O primeiro contato com um e-mail que acaba de chegar à caixa de entrada é o assunto. Em vista disso, é crucial que esse título seja interessante e intrigante. Com essa estratégia, as chances de o destinatário abrir a sua mensagem em vez de simplesmente enviá-la direto para o lixo ficam ainda maiores.
Para deixar o contato ainda mais pessoal, dependendo da ferramenta de e-mail marketing utilizada, é possível incluir o nome do destinatário do título, atraindo quase que instantaneamente a sua atenção para o conteúdo recebido.
Não acompanhar os resultados
Uma das maiores qualidades do marketing digital é a possibilidade de medir os resultados com uma precisão avançada e esse privilégio não pode ser desperdiçado. Após a realização de uma campanha envolvendo o e-mail marketing, portanto, é crucial que se analise todos os dados coletados pela plataforma.
As principais informações a serem avaliadas são as taxas de abertura, taxa de cliques nos hiperlinks inseridos e usuários que optaram por não receber novas mensagens ou sinalizaram o seu e-mail como spam.
Por que contar com uma agência?
Auxílio de profissionais capacitados com novas perspectivas
Uma agência de marketing digital conta com a capacidade de profissionais qualificados para projetar performances e soluções assertivas, aumentando as chances de que o resultado apresentado após a realização da campanha seja positivo.
Com a colaboração dos especialistas, é possível obter novas ideias e perspectivas a respeito das principais necessidades do consumidor. Essa junção de novas visões proporciona a oportunidade de criar estratégias diferenciadas de conteúdos de e-mail marketing para cada perfil de consumidor, separando o público por meio dos estágios do funil de vendas.
Sobretudo, as agências de marketing digital contam com especialistas em planejamento, análise de mercado, criação para web, redação, análise de dados etc. Juntos, esses profissionais formam uma equipe motivada para proporcionar os melhores resultados para cada campanha.
Suporte necessário para manter o planejamento em dia
A assistência de uma agência parceira garante que a programação seja seguida conforme o cronograma inicial, evitando atrasos na hora de realizar o envio dos e-mails marketing para os destinatários. Sem esse suporte, podem ocorrer demoras durante o processo de criação e finalização, atrasando todo o planejamento definido e prejudicando o timing da estratégia.
Empresas e marcas que não contam com o auxílio de agências digitais têm uma carga elevada de trabalho, podendo prejudicar o desempenho de algumas estratégias por falta de tempo hábil para produzir o material necessário.
Datas estipuladas para a finalização de conteúdo e preparação do envio precisam ser seguidas à risca do planejamento e, por isso, é necessário o apoio de profissionais capacitados e direcionados especificamente para realizar esse tipo de tarefa.
Em agências, os profissionais capacitados são designados para coordenar a agenda de envios das mensagens, direcionando para que a lista de contatos receba e-mails especiais para celebrações importantes como aniversários e feriados. Além de estreitar ainda mais o relacionamento com o cliente, isso faz com que ele se sinta importante por ser lembrado nessas datas.
As agências produzem um relatório completo dos resultados
Ao final de cada campanha realizada, é possível mensurar todos os resultados obtidos com a utilização da estratégia de e-mail marketing. Ao contratar uma agência especializada nesse serviço, ela fica responsável por analisar esses dados e apontar os pontos positivos e negativos a serem aperfeiçoados para os próximos envios.
Com um estudo detalhado das métricas registradas, é possível verificar os meios mais eficientes de aproximação com o consumidor, o que inclui o tipo de linguagem utilizada, as cores mais atraentes, informações de maior relevância, ofertas mais acessadas e a frequência de abertura das mensagens enviadas.
Essa avaliação também é capaz de apresentar o ROI da marca ou empresa com a utilização das estratégias de e-mail marketing, detalhando os dados sobre o retorno de receita gerado a cada valor que foi investido.
Com todas as informações apresentadas neste post, ficou ainda mais fácil de entender a importância da utilização do e-mail marketing para alavancar as vendas, conquistar novos clientes, gerar novos leads e garantir que o público-alvo se fidelize com a empresa ou marca.
A falta de tempo necessário para o planejamento de uma campanha eficiente pode ser facilmente superada com o auxílio de profissionais capacitados para realizar um projeto exitoso.
A DDWB é uma agência especializada em Inbound Marketing e mídia de desempenho localizada em São Paulo. Com 12 anos no mercado, a empresa se especializou na área digital, que hoje é o foco do trabalho realizado pelos profissionais que fazem parte da organização.
Oferecendo novos direcionamentos, ideias e ações diferenciadas para desenvolver estratégias e soluções assertivas para aprimorar o marketing da sua empresa, a DDWB possui uma sólida experiência para produzir resultados de sucesso para todos.
Agora que você entende melhor sobre e-mail marketing estratégico, entre em contato com a gente, solicite um orçamento e veja quais são as nossas opções de trabalho mais adequadas às suas necessidades. Ficaremos muito felizes em atendê-lo!