Entenda como alavancar as vendas da sua loja virtual

25 de março de 2019
PUBLICADO EM blog
25 de março de 2019 Marcelo Rama

O marketing digital é uma das ferramentas mais poderosas de que uma loja virtual dispõe. Ganhar em performance, melhorar resultados e fidelizar clientes exige que o gestor saiba exatamente o que fazer para atrair seu público-alvo e proporcionar a ele uma experiência completa e acima da média.

Assim sendo, uma das melhores maneiras de alavancar as vendas de uma loja virtual é investir em mídias de performance: além de veicular propagandas que atingirão exatamente o seu segmento de mercado, elas oferecem um excelente custo-benefício para qualquer instituição.

Ficou interessado pela estratégia? Siga a leitura e saiba como alavancar as vendas da sua loja com as mídias de performance e entenda como elas podem beneficiar o seu negócio e permitir que ele se expanda cada vez mais.

Entenda o que são as mídias de performance

As mídias de performance compreendem aqueles tipos de anúncios virtuais que não são pagos tendo como base um valor predeterminado, mas sim um valor que pode variar de acordo com a performance da propaganda.

Nesse sentido, o preço do anúncio pode depender tanto do número de vezes que ele foi visto numa página, como da quantidade de vezes em que clicaram nele ou mesmo pela quantidade de leads que tenha gerado.

Esse tipo de mídia envolve anúncios em sites, banners em outras páginas, links patrocinados no Google, posts pagos em redes sociais etc. Isso faz com que se torne uma das melhores opções para empresas que desejam gerar mais visibilidade, lançar novos produtos e se firmar em seu segmento de mercado.

As campanhas de marketing que trabalham com mídias de performance devem contar com anúncios segmentados corretamente, já que apenas atingindo o público-alvo desejado é possível alcançar um bom resultado.

Campanhas que dispõem de anúncios desse tipo, quando associadas a ações estratégicas de marketing digital, são excelentes facilitadoras para alavancar as vendas da loja virtual e ganhar espaço no mercado em seu segmento. Além disso, elas também permitem que os resultados sejam mensuráveis.

Isso porque, com a análise da performance das propagandas, (como o número de cliques, visualizações e interações completadas) será possível ter uma visão bastante ampla do quão eficaz foi a campanha e se os resultados estão de acordo com o esperado.

Assim, com as mídias de performance, é possível projetar um ROAS bastante realista, sendo o auxílio de uma agência especializada bastante útil nesse sentido: ela analisará a realidade da empresa e poderá fazer uma estratégia de crescimento saudável de acordo com as possibilidades atuais de cada cliente.

Conheça algumas vantagens das mídias de performance para lojas virtuais

Muito embora focar em tráfego orgânico seja extremamente importante para gerar leads qualificados e para a fidelização do público, aliar essa estratégia a outras pode fazer toda a diferença quando o objetivo é alavancar as vendas de uma loja virtual.

Investir em mídia de performance é uma excelente opção para quem busca geração de tráfego, medir métricas corretamente, gerar leads e atingir seu público-alvo — tudo isso com um custo-benefício excelente. A seguir, entenda mais sobre os principais benefícios dessa estratégia.

Gera tráfego

O tráfego na página aumenta de acordo com a quantidade de cliques recebidos nos anúncios. Existem duas maneiras de otimizá-lo: refinando o custo recebido a cada clique ou aumentando o valor a ser investido.

Na primeira opção, seria necessário pagar um valor menor por cada clique no anúncio, o que poderia acabar diminuindo lances. Já na segunda alternativa, será necessário aumentar o orçamento direcionado para campanhas online — dinheiro do qual nem todo gestor dispõe.

É possível utilizar a mídia de performance nos dois casos e efetivamente aumentar o tráfego do seu site: assim, você conseguirá tanto pagar apenas pelos cliques recebidos quanto utilizar o aumento no orçamento de maneira inteligente.

Permite que se faça uma análise da eficiência da estratégia

Utilizar mídia de performance é uma excelente alternativa, independentemente da opção realizada: o tráfego pode ser monitorado constantemente e a estratégia pode tomar outro rumo a qualquer momento caso a campanha não alcance o resultado esperado.

Contudo, mais importante que ter métricas para se analisar em tempo real é saber exatamente quais serão úteis para a sua loja virtual. Por isso, é bastante importante contar com o auxílio de uma agência para garantir que as KPIs escolhidas são eficazes para o negócio e serão bem gerenciadas.

Auxilia na geração de leads

A eficiência da mídia de performance reside no direcionamento dos anúncios da loja virtual para o público-alvo desejado, no tempo e lugar certos. São utilizadas as redes e os mecanismos de busca mais usados pelos clientes para que seja possível alcançá-los no horário em que eles mais acessam a internet e de acordo com seu perfil de navegação.

Nesse sentido, é fundamental que o e-commerce tenha uma estratégia de leads. Isso porque o e-mail marketing ainda é para a maior parte dos casos a ação com o maior retorno sobre o investimento (ROAS).

Por essa razão, criar um planejamento de marketing personalizado e investir nele é uma das melhores maneiras de criar leads e de converter clientes em potencial em consumidores ativos.

Aumenta a penetração do conteúdo no público-alvo

Como já explicamos, os anúncios veiculados nesse tipo de estratégia são altamente segmentados e levam em consideração o perfil exato do público-alvo da empresa e o tipo de mercado em que ela está inserida.

Dessa forma, a mídia de performance é capaz de penetrar os conteúdos de maneira mais profunda do que as estratégias semelhantes, tendo um poder de convencimento maior em relação ao público de que a marca é a melhor disponível no mercado em termos de custo-benefício e qualidade.

Permite a realização de remarketing

Uma forma interessante para quem busca alavancar vendas usando mídias de performance é utilizar o remarketing dinâmico. Ele diz respeito a um tipo de remarketing inteligente, capaz de oferecer um produto exato que possa vir a atrair a atenção do cliente (por exemplo, em um abandono de carrinho).

Isso porque um e-commerce sem remarketing dificilmente consegue otimizar seus resultados: atualmente, a jornada de compra do cliente envolve cada vez mais sites diferentes e um grande número de pesquisas, de modo que apenas essa estratégia é capaz de trazer as pessoas certas novamente no seu site para realizar a conversão.

Tem excelente custo-benefício

As mídias de performance têm valor variável de acordo com o número de cliques que os anúncios recebem. São as informações sobre como o público-alvo interage com o meio digital que definirão as mídias mais apropriadas para se investir, o alcance e o custo da estratégia.

Por mais que o desejável seja que o investimento receba mais atenção e, consequentemente, tenha mais gastos, a mídia de performance ainda assim é uma estratégia que oferece um excelente custo-benefício: ter uma campanha que não custe tanto e que permita que o gestor saiba exatamente como ela se saiu é o sonho de qualquer investidor.

E então, entendeu como alavancar as vendas da sua loja virtual e já está pronto para investir em mídia de performance? Curta nossa página no Facebook e no LinkedIn e não se esqueça de nos seguir no Instagram para não perder mais nenhuma dica para otimizar os resultados do seu empreendimento com marketing digital!