Entenda como o branding influencia os resultados da sua empresa

27 de abril de 2017
PUBLICADO EM blog
27 de abril de 2017 Marcelo Rama

Você já parou para pensar de que forma as pessoas percebem a sua empresa? O branding, popularmente tratado por gestão de marca, é um conjunto de ações estratégicas que tem como principal objetivo proporcionar boas percepções e experiências para o consumidor.

As organizações bem-sucedidas não se destacam da concorrência apenas pela venda de produtos e serviços, mas pela confiança conquistada ao longo dos anos com a ajuda desse recurso. Com um trabalho focado em resultados, elas conseguiram fazer com que o cliente enxergasse um valor emocional que está acima de qualquer preço.

No post de hoje, você vai entender a importância do branding e conhecer alguns motivos para adotá-lo nas suas campanhas de marketing. Continue a leitura!

A importância do branding para o sucesso da empresa

Para você ter uma ideia da importância do branding, ele pode garantir a sobrevivência de uma marca mesmo em momentos críticos da economia. É claro que, para isso acontecer, é preciso saber gerenciar a comunicação e evidenciar os diferenciais da organização.

As ações de branding são fundamentais para a construção desse valor e podem fazer com que a sua empresa seja única na mente dos consumidores. Com ele é possível alcançar melhorias significativas, como melhor posicionamento e mais engajamento com o público-alvo.

Além de proporcionar experiências positivas e fidelizar clientes, o branding envolve todos aqueles que, de maneira direta ou indireta, contribuem para o sucesso do seu negócio, como colaboradores, líderes do setor, fornecedores, imprensa, entre outros.

5 motivos para começar a investir em branding

1. Aumentar o reconhecimento da marca

O trabalho de branding faz com que o cliente se lembre da marca com facilidade e a recomende para amigos e familiares. Isso acontece por diversos motivos — entre eles está o cuidado com a identidade visual da empresa, principalmente o logotipo. Ele simboliza a própria personalidade da marca.

2. Gerar mais credibilidade e confiança

Ter uma boa reputação no mercado ajuda a transmitir a mensagem de que a sua empresa é formada por profissionais competentes. As ações de branding acentuam essa percepção e estimulam a credibilidade e a confiança necessárias para agregar valor à venda.

3. Fidelizar clientes e conquistar novos

Um plano de ação bem elaborado favorece o relacionamento entre empresa e consumidor a ponto de criar uma espécie de vínculo afetivo entre ambos. O resultado disso são clientes fiéis e a possibilidade de conquistar novos seguidores da marca.

4. Proporcionar vantagem competitiva

Para se diferenciar dos outros é preciso desenvolver campanhas consistentes, capazes de promover iniciativas para que a sua empresa conquiste melhores resultados. Nesse sentido, o branding é como um enorme holofote que ilumina a fachada da sua empresa no meio da noite.

5. Inspirar as pessoas

Quando clientes, colaboradores, funcionários e parceiros compreendem a essência da marca, eles se tornam mais receptíveis aos projetos que a sua empresa já desenvolve e aos que pretende colocar em prática.

Percebeu o potencial que o branding tem para melhorar os resultados da empresa? Invista nessa ideia e faça com que os seus clientes sejam verdadeiros defensores do seu negócio.

Se você gostou deste artigo, aproveite para ler também: 7 ferramentas para facilitar a rotina de gerentes de marketing!