Entenda o que é phygital e como impactará a comunicação e o Marketing!

15 de março de 2021
PUBLICADO EM blog
15 de março de 2021 Marcelo Rama

Você já ouviu a palavra phygital? Esse conceito deve ser conhecido para que você não só possa lidar com as tendências, como consiga oferecer uma experiência especial ao consumidor.

Ele surge como uma evolução da presença do digital em nossa rotina. Quer entender melhor o que significa e o impacto para a comunicação das empresas e para o Marketing? Confira o post completo!

O que é phygital?

O termo phygital pode ser entendido como uma junção das palavras “physical” e “digital”. E traduz exatamente a mistura desses dois universos, ou seja, o envolvimento entre os universos online e offline, entre o palpável e o virtual.

Em tempos de isolamento, nos quais a transição para o digital foi acelerada, pudemos perceber uma série de atividades que passaram a ser realizadas majoritariamente pela internet. E essa não foi nem uma questão de conforto, mas de segurança.

Diante desse novo cenário, as empresas precisam pensar em ações para promover seus produtos e serviços, alcançando seus clientes atuais e futuros, além de promover um atendimento excelente, independentemente do canal escolhido para contato.

Como o phygital promete gerar mudanças na comunicação e no Marketing?

Por representar uma mudança de comportamento do consumidor e estabelecer novas conexões entre empresas e público, o phygital deve transformar a maneira com que as organizações se comunicam e divulgam seus serviços e produtos.

Nova relação com o entretenimento

Havia uma crença de que as mídias substituiriam umas às outras. Por exemplo, podemos observar uma queda no consumo de jornais e revistas impressos, com preferência pelo digital.

Porém, o offline e online podem ser conjugados para uma melhor experiência do público. Quer um exemplo fácil? Reality Shows apresentados na TV aberta, que também têm transmissão online, e dentro da própria plataforma abrem espaço para os espectadores votarem nos seus candidatos favoritos.

Opções de venda em vários canais

Uma das propostas mais interessantes do phygital é a possibilidade do uso de diversos canais para compras. Você pode fazer a compra online e retirar o produto físico posteriormente na loja, ou, até mesmo, ter direito a algumas ofertas especiais em supermercado com o uso do QR Code ou do aplicativo.

Outra tendência é a atuação do vendedor como consultor, tirando dúvidas sobre os produtos e sugerindo itens que possam complementar a compra, já que o cliente consegue fazer boa parte do processo online e de maneira independente.

Novas estratégias de Marketing

O Marketing pode aproveitar de maneira muito positiva o phygital como material para ações. A estruturação de grupos de interesse pelos produtos, a realização de lives para apresentação, ou uma experiência multicanal, que aproveite a facilidade do smartphone envolvendo algo sensorial, são alguns caminhos que podem ser tomados.

Entender melhor os clientes

Os consumidores estão mais exigentes, e isso implica um maior conhecimento das empresas em relação ao seu público para que consigam atender as demandas.

Além de promover experiências criativas, o phygital pode ser aproveitado como ferramenta para coleta de dados e compreensão do comportamento do consumidor, gerando assim ideias mais alinhadas ao objetivo e com mais chances de trazerem um bom resultado.

Quando o phygital deve chegar?

Você já ouviu falar no Amazon Go? Esse serviço, com unidades em Seattle e Chicago (EUA), baseia-se em lojas físicas com o check out feito automaticamente pela tecnologia “Just Walk Out”, capaz de detectar os produtos retirados e devolvidos à prateleira, e também de rastreá-los no seu carrinho de compras virtual e fazer a cobrança no meio de pagamento registrado.

Por que citamos esse exemplo? Simplesmente para mostrar que o phygital já está presente, e não se trata de uma hipótese para uma realidade futura.

Com isso em mente, é essencial preparar o seu negócio para a tendência, evitando assim que a sua empresa fique para trás por não acompanhar essa nova fase tecnológica e de relação de consumo.

Além disso, o conceito já está sendo aplicado em anúncios, em experiências para o consumidor, em atendimentos, e até mesmo em eventos.

Como se preparar para o phygital?

A adoção do phygital requer uma mudança na cultura da empresa. Saiba como preparar a sua organização para isso.

Atualize o modelo operacional

A transição para o phygital requer mais do que intimidade com a tecnologia; ela exige rapidez para que os processos possam acompanhar as demandas do consumidor e o ritmo das mudanças no mundo.

Pense em uma estratégia de armazenamento de dados

As empresas recorrem ao banco de dados para registrar atividades e informações sobre os clientes. Se a sua organização ainda não conta com uma estrutura planejada para isso, é importante conversar com a equipe de TI e pensar em como esses dados serão organizados, armazenados e acessados.

Trabalhe a interação digital

Uma das primeiras demandas de um universo phygital é o atendimento por vários canais, mantendo a integração entre as informações para que haja uma continuidade no processo. Independentemente de como o cliente decida contatar a empresa naquela ocasião, a qualidade do atendimento deve permanecer alta.

Repense a estrutura física

Com a ligação entre o físico e o online, seu estabelecimento deve ter o espaço ideal para trabalhar as duas realidades. Para isso, vale pensar em detalhes que viabilizem a comunicação, como a qualidade da conexão com a internet e o acesso a carregadores de energia.

Algo corriqueiro, como ficar sem a bateria do smartphone, pode limitar a experiência do consumidor na sua loja.

Desenvolva soluções e comunicação digital

Mesmo que o seu negócio tenha uma cultura mais tradicional, vale pensar em estratégias para chegar ao consumidor no meio online. E isso vai além de pensar nas redes sociais da marca.

O desenvolvimento de aplicativos, ou o uso de uma comunicação direta que ofereça cupons de descontos exclusivos para pessoas que estão em determinado shopping, por exemplo, usando a geolocalização, podem ser ótimas ferramentas para envolver o público e fortalecer a interação com a loja dentro de uma abordagem phygital.

E você, o que acha do phygital e quais mudanças pretende operar para que o conceito já esteja presente na sua realidade corporativa? Lembre-se de tentar explorá-lo ao máximo para alcançar excelentes resultados e manter a relevância da sua marca.

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