Estratégias de marketing para lojas virtuais: por que contratar uma agência?

2 de julho de 2018
PUBLICADO EM blog
2 de julho de 2018 Marcelo Rama

Criar boas estratégias de marketing para lojas virtuais é fundamental para alcançar o sucesso. Com esse objetivo, as agências especializadas são grandes trunfos para que as empresas alavanquem suas vendas e coloquem suas marcas em destaque.

O mercado online é altamente competitivo. Os benefícios desse tipo de empreendimento atraem novos negócios a cada dia, aumentando a disputa pela preferência do público. Junto a isso, os consumidores se tornaram mais exigentes, sendo mais difícil conquistar a fidelização.

Neste artigo vamos lhe mostrar os motivos de contar com a ajuda de uma agência no seu negócio. Boa leitura!

Aplicar as técnicas de SEO

SEO — Search Engine Optimization — consiste nas técnicas de otimização das páginas para a busca orgânica, a não paga. Esse trabalho é fundamental para posicionar a sua empresa entre as primeiras posições dos buscadores, como o Google.

Depois que é inserido um termo no campo de pesquisa, as primeiras opções recebem uma maior atenção dos usuários, ou seja, cliques. Com isso, o tráfego no site aumenta, o que pode elevar as vendas.

Para alcançar esses resultados é preciso conhecer e aplicar bem as técnicas, como a utilização de links internos e externos, uso estratégico das palavras-chave em cada página do site, organização dos conteúdos, otimização das imagens, etc. Uma agência possui todo o conhecimento e experiência necessários para esse trabalho, de forma a garantir os resultados.

Criar anúncios no Google Adwords

O Google Adwords é a plataforma de criação de anúncios do Google. É muito importante saber utilizar essa ferramenta, pois as campanhas podem elevar, e muito, a atração de novos consumidores à empresa.

Nesse caso, estamos falando de investir um certo valor em campanhas. Por isso, seu investimento deve ter um bom retorno, tudo o que os profissionais da agência são capazes de realizar.

Eles identificam as melhores opções dentre vários recursos possíveis. Analisam os valores ideais para aplicação e mantém um acompanhamento frequente, para ajustar a campanha de acordo com os resultados obtidos.

Utilizar estratégias de Inbound Marketing

Ao falar de estratégias de marketing para lojas virtuais, não podemos nos esquecer do Inbound Marketing. Essa metodologia consiste na atração do público por conteúdo, priorizando uma ótima experiência do usuário.

Os consumidores estão mais exigentes e não aceitam mais aquelas vendas forçadas, ações invasivas e interruptivas. Isso fez com que cada empresa criasse uma jornada de compra, um caminho que todo cliente deve percorrer até o fechamento de um pedido.

A agência é capaz de entender quem é o seu público-alvo, levantando as características e necessidades para criar a melhor jornada, com alto desempenho e conversão em vendas.

Enviar campanhas de e-mail marketing

O envio de e-mails é uma das principais estratégias de marketing para lojas virtuais. Ela é bem antiga, mas ainda consegue gerar ótimos efeitos.

Porém não confunda essa ação com envio de spam. Estamos falando de montar uma estratégia bem fundamentada, planejada e alinhada com a jornada de compra.

Seus leads e clientes receberão as mensagens certas no momento mais adequado, fortalecendo os relacionamentos, garantindo uma boa experiência e gerando novas e recorrentes vendas.

Estar presente nas redes sociais

As redes sociais são grandes ferramentas para as organizações. Se bem utilizadas, elas são capazes de atrair novos consumidores, estreitar relacionamentos, apresentar as novidades da marca, acompanhar a concorrência, servir como canal de atendimento e muito mais.

Para isso, não basta criar uma página ou perfil nas principais redes e simplesmente aguardar que as vendas aumentem, não é assim que funciona! É preciso estar presente, acompanhar e interagir com o público, responder às mensagens, postar conteúdo de qualidade.

Há campanhas de mídias de performance, focadas em gerar vendas com publicidade nas diversas redes.

Para uma melhor utilização, as plataformas possuem relatórios de acompanhamento para que cada ação seja monitorada, o que permite avaliar as melhores estratégias e criar um plano de otimização.

Com o nascimento de novas redes e tendências a cada dia, contar com uma agência pode potencializar os resultados e garantir uma melhor utilização das redes sociais.

Analisar a concorrência

Uma prática muito importante para qualquer empresa, independente do nicho, é analisar a concorrência. Saber o que seus concorrentes estão fazendo e os resultados que estão alcançando, lhe possibilita atuar rapidamente no mercado, criando planos para evitar uma queda não esperada nas vendas.

Você pode identificar novas tendências, encontrar boas ações que já foram testadas e estão sendo utilizadas e, ainda, avaliar como o seu planejamento estratégico está desempenhando diante das outras opções de mercado.

Essa análise não deve ser feita de qualquer forma. É preciso definir muito bem quais dos seus concorrentes merecem ser analisados, os pontos de observação e a frequência.

Mensurar os resultados

Por fim, nenhuma ação é realmente eficaz se ela não é controlada de perto. Mensurar os resultados é crucial para quaisquer que sejam as estratégias de marketing para lojas virtuais.

Um importante indicador é o ROAS. Ele avalia o retorno sobre o investimento publicitário. A diferença dessa métrica para o ROI é que são considerados somente os valores aplicados na campanha publicitária.

No Google Adwords, por exemplo, se você não monitora o retorno dos seus investimentos, pode estar colocando dinheiro e tempo em uma ação que não gera grandes lucros, enquanto boas oportunidades são deixadas de lado.

Nas redes sociais, esse efeito é semelhante. Existe o Facebook Ads ou Instagram Ads, em que você pode criar uma campanha patrocinada, elevando o alcance e segmentando os alvos. Mas de nada esses recursos adiantam, se eles não forem mensurados.

Não pense que esse acompanhamento vale só para os investimentos diretos. Em uma campanha de e-mail marketing, você deve sempre avaliar as taxas de abertura e cliques dos e-mails, a fim de encontrar o que é mais eficiente para o seu público.

Portanto vimos que, para criar estratégias de marketing para lojas virtuais, é preciso ter um bom conhecimento de cada recurso, cada possibilidade. As ferramentas têm um impacto direto nas vendas. Ou seja, uma boa utilização pode gerar vendas e lucros incríveis, tornando a sua empresa uma das referências no mercado.

Para isso, contar com a ajuda de uma agência especializada é muito interessante. Ela já tem muita experiência e está sempre focada em acompanhar as novidades e aplicá-las nos planos estratégicos de seus clientes, entregando resultados concretos.

Gostou do nosso conteúdo? Também quer criar as melhores estratégias de marketing para lojas virtuais? Então entre em contato conosco e vamos construir uma sólida parceria!