8 estratégias de SEO para aumentar as vendas no e-commerce

19 de novembro de 2018
PUBLICADO EM blog
19 de novembro de 2018 Marcelo Rama

Existem diversas ações que auxiliam no crescimento das vendas no e-commerce. Além de um bom relacionamento com o cliente, as estratégias de SEO também são essenciais para alcançar os resultados desejados.

A revolução da internet e a quantidade de pessoas cada vez mais conectadas fez com que novos negócios surgissem na rede. Em 2015, o número de comércios online já ultrapassava a quantidade de 450 mil estabelecimentos.

Entre tantas opções de e-commerces, a concorrência pela atenção do usuário só tem aumentado. Por isso, as empresas estão cada vez mais interessadas em estratégias como o SEO.

Quer saber por quê? Continue a sua leitura e saiba como essas ações auxiliam o seu negócio!

O que significa SEO?

Conhecido como SEO, o Search Engine Optimization é responsável por auxiliar as empresas na corrida para alcançar o topo dos resultados disponibilizados nos mecanismos de busca.

Muitas marcas novas acreditam que é difícil conseguir otimizar as estratégias de SEO para competir com nomes mais conhecidos, no entanto, essas técnicas são mais simples do que aparentam.

O SEO é um conjunto de ações que visam otimizar sites, blogs e páginas da web. Com a utilização desses recursos, as empresas conseguem alcançar bons rankings orgânicos nos mecanismos de busca, como o Google, gerando autoridade e tráfego em seus endereços na internet.

Com a disputa cada vez mais acirrada para atrair novos consumidores e transformá-los em clientes fidelizados, o marketing digital começou a crescer junto com as tecnologias, e o SEO se tornou indispensável para quem deseja conquistar o seu espaço em meio à concorrência.

A estratégia é essencial para quem deseja atrair visibilidade, gerar tráfego, converter leads e alcançar as principais metas do seu comércio online. Um dos principais motivos que transformaram o SEO em uma ferramenta essencial para uma empresa é o fato de que pelo menos 90% dos usuários acessam os resultados apresentados na primeira página dos mecanismos de busca.

Como o SEO é capaz de auxiliar nas vendas de um e-commerce?

Agora que apresentamos a definição do termo Search Engine Optimization, vamos explicar como essas estratégias conseguem melhorar os resultados de um comércio eletrônico, aumentando a geração de receita e atraindo novos acessos todos os dias.

Imagine a quantidade de acessos que o seu site consegue atrair ao aparecer nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa em mecanismos de buscas? Essa é uma das principais razões pelas quais uma boa estratégia de SEO consegue melhorar as vendas de um e-commerce.

Existem diversos benefícios que são gerados a partir de uma boa estruturação de técnicas de SEO dentro de um comércio eletrônico. Abaixo, fizemos uma lista com as principais vantagens.

Aumento do tráfego

Quanto melhor for a sua colocação nos mecanismos de busca, mais acessos o seu e-commerce vai conquistar. Isso significa que novos usuários vão entrar em contato com os seus serviços ou produtos todos os dias.

Além disso, o tráfego vai ser de pessoas que estão realmente interessadas ou que possam vir a se interessar futuramente, mas que precisam ser convertidas em leads e trabalhadas por todos os estágios do funil até a compra.

Independentemente da área de atuação, é essencial trabalhar com estratégias de SEO para aumentar o tráfego, contudo, quando falamos de e-commerce, esse processo se torna indispensável, uma vez que todas as transações acontecem no meio digital.

Retorno Sobre Investimento (ROI)

Obter retorno em alguma ação é tudo o que o empresário deseja — e com as estratégias de SEO, é possível conquistar ainda mais! Com o ROI, é possível calcular os acessos convertidos em vendas, ficando mais fácil compreender se o valor investido é o suficiente para obter os resultados esperados.

Site mais acessível

Antes de conseguir alcançar bons resultados nos mecanismos de pesquisa, é necessário realizar alguns ajustes em seu site para que as estratégias de SEO sejam aplicadas da maneira correta. Com essas mudanças, é possível oferecer uma página mais fácil de manusear, melhorando a navegação de pessoas com dificuldades de uso da internet ou, até mesmo, com deficiência.

Uma das principais alterações que precisam ser estruturadas é a construção de um site responsivo, ou seja, uma página que se ajuste a diferentes tamanhos de dispositivos — computadores, notebooks, tablets ou smartphones. Essas funcionalidades também são responsáveis pela diminuição na taxa de abandono de carrinho, favorecendo as vendas do e-commerce!

Relevância no mercado

Quando uma empresa começa a aparecer com mais frequência nos mecanismos de busca, ela conquista a confiança do público, ganhando mais destaque em sua área de atuação e fazendo com que os consumidores passem a preferir os seus produtos e serviços por se tratar de um e-commerce mais renomado digitalmente.

Quais são as melhores plataformas para um e-commerce?

Existem diversas opções de empresas que fornecem suporte quando você deseja abrir um comércio eletrônico, no entanto, é preciso muito cuidado na hora de definir qual é a melhor opção para as suas necessidades.

Um dos principais nomes quando se trata desse assunto é o VTex, a maior plataforma de e-commerce da América Latina. Desenvolvida no formado Cloud Commerce, todo o seu processamento é realizado de maneira conectada na nuvem. Além disso, com essa ferramenta é possível alcançar 30% mais tráfego orgânico para os seus clientes.

Outro nome também conhecido para esse papel é a Magento, uma plataforma que apresenta um sistema de código aberto, oferecendo uma facilidade que beneficia aqueles que têm conhecimentos de programação e codificação.

Quais são as principais estratégias de SEO?

A seguir, preparamos algumas dicas para implementar esse recurso em seu e-commerce e provocar o crescimento das vendas! Quer saber como? Então, confira os próximos itens.

1. Invista em palavras-chave

Um dos principais responsáveis por fazer com que um site apareça nas primeiras posições de um mecanismo de busca é a utilização de um vocabulário ideal, que esteja de acordo com a linguagem utilizada na sua área de atuação.

A pesquisa de palavras-chave precisa ser realizada com atenção e cuidado, dessa forma, apenas as expressões mais utilizadas e bem estruturadas vão fazer parte das suas páginas. Isso vai garantir que os usuários certos encontrem o seu e-commerce durante uma pesquisa em sites como o Google.

Uma segmentação errada de palavras-chave pode levar um público diferente do seu a acessar o site, fazendo com que as estratégias não gerem os resultados esperados e prejudiquem as vendas. Contudo, com um planejamento correto e boas escolhas de expressões, você vai conquistar o aumento no tráfego e no número de conversões, gerando receitas e lucros.

2. Crie personas

Quem é o consumidor ideal do seu e-commerce? Como essa pessoa se comporta dentro e fora da internet? Qual é o principal interesse desse usuário ao realizar uma busca no Google? Essas informações são essenciais para criar conteúdos voltados especialmente para atender às demandas, às necessidades e aos desejos desses consumidores.

As personas são modelos de clientes ideais do seu comércio. Nos perfis criados, é preciso incluir informações como gênero, idade, grau de escolaridade, profissão, hobbies, expectativas, desejos e quaisquer outros dados que possam ser relevantes para criar produtos e estratégias de atendimento e acertar a linguagem ideal para a sua marca.

3. Otimize suas URLs

Lembra das palavras-chave que citamos no primeiro tópico? Inserir esses termos nas URLs do seu site também é uma estratégia de SEO importante, tanto para melhorar os seus resultados nos mecanismos de busca como para facilitar a lembrança do cliente caso ele deseje voltar a acessar a mesma página.

Para otimizar as suas URLs, é preciso evitar números e símbolos, além de criar endereços óbvios, que reforcem o conteúdo que vai ser apresentado ao usuário durante a sua navegação em determinada página.

4. Utilize o link building

Essa estratégia é fundamental para melhorar a sua classificação dentro dos mecanismos de busca, contudo, nem todo mundo conhece a sua importância ou entende a necessidade de construir um bom link building.

Para começar, é preciso entender que a expressão link building significa o trabalho de conseguir links de outros sites, ou seja, quando outros endereços da web ou lojas incluem o seu e-commerce por meio de um hiperlink em suas páginas.

Quando a sua página é recomendada por outros sites, os mecanismos de busca começam a atribuir valor ao seu endereço, transformando o seu e-commerce em uma autoridade entre a concorrência. Isso melhora a relevância e a popularidade de uma empresa.

O link building precisa ser feito da maneira correta para resultar em números positivos para uma empresa, sendo assim, é necessário que esse endereço esteja inserido em textos escritos corretamente e que tenham alguma relação com o hiperlink colocado.

5. Pratique e-mail marketing

O envio de correios eletrônicos de qualidade é uma ótima ferramenta para atrair clientes para as suas páginas de compra. Essa estratégia é uma das principais responsáveis pelo marketing digital ser tão importante para as taxas de conversão de uma empresa.

Crie e-mails com conteúdos relevantes e atraentes, estruturando uma mensagem que leve o seu destinatário a realizar a ação desejada no CTA (Call to Action), que pode ser efetuar uma compra, acessar uma landing page, seguir as suas redes sociais etc.

Veja o que inserir em um e-mail marketing:

  • e-books;
  • aplicativos;
  • direcionamento para tutoriais;
  • testes gratuitos de ferramentas;
  • webinars;
  • mensagens de agradecimento após a compra.

Quando uma empresa envia mensagens eletrônicas aos seus usuários e os direciona para uma landing page, gerando novos acessos, o Google identifica que o conteúdo disponibilizado é relevante. Dessa forma, a autoridade da empresa perante a concorrência começa a crescer e se destacar.

6. Construa boas landing pages

Quando você consegue convencer o usuário a acessar uma determinada página, esse endereço é conhecido como landing page. Esse site também é conhecido como página de conversão.

Essas páginas precisam ser estruturadas da maneira correta, com todas as informações necessárias visíveis assim que o usuário acessa o endereço. Outra estratégia importante para conquistar a confiança desses visitantes é inserir depoimentos de outros clientes.

7. Use imagens, muitas imagens

As fotos são excelentes recursos para atrair a atenção e convencer o visitante a adquirir um produto. Além disso, esses registros também podem ser utilizados como uma maneira de mostrar ao usuário que o artigo tem qualidade e um bom acabamento.

Em casos de e-commerce, é provável que você já tenha imagens em seu site, contudo, é sempre interessante inovar e oferecer ao usuário a melhor visão possível dos seus produtos. Algumas das funcionalidades que podem ser utilizadas são:

  • fotos de todos os ângulos;
  • opções de zoom;
  • visão 360°;
  • imagens iluminadas.

8. Cuidado com o Black Hat

As estratégias de SEO são extremamente importantes para uma empresa que deseja conquistar bons resultados no mercado, sendo assim, algumas pessoas já desenvolveram maneiras de burlar as configurações dos mecanismos de busca sem precisar implantar esses recursos.

Contudo, quem opta por fraudar o sistema pode sofrer punições. Por exemplo, o Google começa a impedir que o endereço do e-commerce apareça na primeira página de resultados para os usuários, prejudicando o seu posicionamento e visibilidade.

Sendo assim, siga corretamente as estratégias de SEO que listamos no decorrer do texto que os resultados vão aparecer. Dessa forma, você transformará o seu e-commerce em uma empresa renomada, com clientes fidelizados e cada vez mais acessos.

Qual é a melhor maneira de identificar problemas atuais em meu site?

O seu comércio eletrônico não está proporcionando os resultados esperados para a marca, mesmo com as estratégias de SEO? Quais são os KPIs do e-commerce que precisam ser levados em consideração na hora de avaliar os números? Existem algumas maneiras de descobrir o que pode estar dando errado e prejudicando o desempenho da empresa.

O primeiro passo é rever os principais recursos do Search Engine Optimization e conferir se as medidas implementadas no seu site estão de acordo. Isso inclui uma ortografia escrita corretamente, páginas responsivas, imagens de qualidade, URLs configurados sem símbolos ou números, um CTA intrigante e um público-alvo que tenha interesse em seus produtos ou serviços.

Além disso, existem ferramentas que auxiliam os e-commerces a avaliar se as suas páginas estão configuradas conforme as exigências dos mecanismos de busca. Confira algumas a seguir.

Think With Google

O mobile está cada vez mais presente nas estratégias dos e-commerces. O surgimento de novos dispositivos e usuários cada vez mais conectados aos seus smartphones revolucionou os acessos em sites.

Pensando nisso, o Google desenvolveu o Test My Site, uma plataforma Think With Google que possibilita uma análise da velocidade do seu endereço da web usando um dispositivo mobile.

Google Search Console

Que tal perguntar ao próprio Google o que ele acha do seu site? A empresa oferece o Search Console como um recurso amigável, principalmente para quem está começando. Com essa ferramenta, você encontra o Fetch as Google, que permite enxergar a sua URL da mesma maneira que o mecanismo de busca.

No Search Console você também encontra o PageSpeed Insights, um dispositivo que mede a velocidade do seu site, tanto em computadores e notebooks quanto em smartphones e tablets. O resultado é apresentado com uma pontuação que varia de 0 a 100; quanto maior for o seu número, melhor. Essa plataforma é ideal para corrigir alguns erros de SEO que possam ser prejudiciais — e o melhor: não é necessário pagar nada para usar.

Check My Links

Quer saber se os links externos e internos inseridos no seu site estão funcionando corretamente? Essa ferramenta faz esse trabalho para você, sem custos adicionais.

O Check My Links funciona como um verificador de endereços da web corrompidos. Ele possibilita fazer as verificações necessárias na sua página antes de publicá-la para todos os usuários.

Para facilitar a visualização de quem está conferindo a veracidade dos hiperlinks, o recurso destaca em verde os endereços corretos e, em vermelho, os sites corrompidos ou com problemas.

SEO Report Card

Imagine a possibilidade de analisar o seu site perante a concorrência, sem pagar nada? O Report Card fornece esse serviço para quem deseja entender o que pode ser melhorado para se destacar no mercado.

Para conseguir acesso a essa ferramenta, basta preencher o seu cadastro na plataforma e conferir informações como:

  • análise da classificação do seu site;
  • criação de links;
  • acompanhamento da inclusão de palavras-chave;
  • acessibilidade do endereço da web;
  • métricas de confiabilidade;
  • indexação.

Website Grader

Precisa gerar relatórios sobre métricas? O Website Grader, uma plataforma do HubSpot, consegue disponibilizar um documento com os seguintes dados:

  • preparação para dispositivos móveis;
  • facilidade para encontrar o seu site;
  • segurança da página;
  • tamanho do site e velocidade.

A ferramenta é gratuita e, para acessar esses dados, é necessário inserir apenas a URL do site e o seu e-mail.

SEO Overview Varvy

Em menos de um minuto, o Overview permite elaborar um relatório completo incluindo desde a força do seu domínio até uma contagem de menções nas redes sociais. A ferramenta fornece dados completos a respeito da qualidade das imagens inseridas, links, SEO, velocidade e análise do engajamento nas suas páginas.

Durante a análise, a plataforma marca os trechos com símbolos verdes, Xs vermelhos e, também, pontos de exclamação em amarelo. Cada um deles representa um problema ou trecho a ser ajustado. Outra vantagem é o recurso de visão detalhada da imagem, que oferece um estudo sobre o texto alternativo e a quantidade de palavras utilizadas.

Embora ainda não seja possível saber tudo o que o Google sabe — ou conhecer todas as técnicas utilizadas pelo mecanismo para definir o ranking de resultados apresentados em uma pesquisa —, com essas ferramentas é mais fácil alcançar os seus objetivos. Acompanhar os seus números, formular relatórios de desempenho e analisar o comportamento dos visitantes do seu site é essencial para desenvolver estratégias de SEO cada vez mais completas.

Como uma agência de marketing digital auxilia na obtenção de resultados?

Agora que apresentamos as estratégias de SEO e explicamos como acompanhar o desempenho do seu e-commerce no nicho de atuação, precisamos falar sobre um assunto extremamente importante, mas que nem todos os empresários valorizam na hora de traçar objetivos.

Contar com o auxílio de profissionais capacitados para trabalhar da melhor maneira e atrair o seu público-alvo sem investimentos desnecessários e com retornos comprovados por meio de relatórios é essencial para crescer e alcançar as suas metas.

Ao trabalhar com uma equipe preparada para atender às suas necessidades, um e-commerce consegue otimizar o seu tempo para cuidar de outros departamentos sem precisar se preocupar em acompanhar cotidianamente os números de acessos ou novas estratégias de alcance. Além disso, os profissionais de uma agência conseguem construir o público-alvo correto, definir a persona adequada e observar se a linguagem utilizada está de acordo com o comportamento desses usuários na internet.

Outra vantagem de contratar uma empresa especializada em marketing digital é a oportunidade de expandir as suas campanhas, com novas ideias e profissionais criativos que proporcionam outras visões para o seu e-commerce. Com esse trabalho em conjunto, você pode confiar que as suas estratégias vão estar de acordo com as tendências do mercado.

No entanto, para que tudo isso dê certo e você consiga aproveitar os resultados que uma agência é capaz de oferecer, é preciso contratar a empresa ideal. Escolha uma agência que conte com profissionais capacitados, campanhas reconhecidas e resultados comprovados. Dessa forma, é possível ter certeza de que todos os envolvidos vão estar dispostos a alcançar as suas expectativas e crescer junto com o seu e-commerce.

Para finalizarmos, devemos ressaltar que as estratégias de SEO que apresentamos no decorrer do texto devem ser planejadas com antecedência e com o entendimento de que os resultados são esperados em médio e longo prazo. O retorno que aparenta ser demorado é, na verdade, uma linha de crescimento, com objetivos a serem alcançados conforme as expectativas e a possibilidade de demanda da empresa.

Alinhar estratégias de SEO com pessoas competentes é a chave para completar o seu e-commerce e garantir a posição zero do Google. Sendo assim, escolha a melhor agência para o seu negócio, elabore um planejamento completo com as expectativas e os objetivos de curto, médio e longo prazo da sua empresa e comece a investir nos próximos resultados que você vai conquistar no mercado!

O que você achou deste texto sobre estratégias de SEO? Gostou? Então, confira o e-book que preparamos com tudo o que você precisa saber sobre leads para o seu e-commerce!