Estar sempre atualizado com o que há de novo no mercado é essencial para qualquer profissional da área de marketing que queira inovar e criar campanhas assertivas, que atinjam o seu público-alvo e gerem alto engajamento.
O Facebook Canvas é uma novidade que pode facilitar a vida de quem trabalha com marketing digital. Desenvolvido, especialmente, para dispositivos móveis, ele permite que anunciantes ofereçam uma experiência diferenciada e mais completa para clientes em potencial.
Ainda não conhece a ferramenta? Continue a leitura e entenda de vez como ela funciona e quais são as possibilidades que apresenta para os anunciantes!
O Facebook Canvas
O Facebook Canvas é uma opção de publicidade em tela cheia, disponibilizada pela rede social em 2016. A ferramenta foi especificamente projetada para melhorar a visualização de anúncios em dispositivos móveis, que funcionem com o sistema iOS ou Android, e está disponível para todos os anunciantes que usam o Power Editor.
O Canvas vai muito além de anúncios básicos com imagens e textos, tendo em vista que permite um nível maior de interatividade e imersão. A ferramenta possibilita que o anunciante combine elementos de texto, vídeo e imagens em sua tela, criando uma espécie de pequena landing page no feed do usuário e uma experiência mais atrativa.
Um de seus objetivos é permitir a criação de conteúdos mais chamativos para que seja possível tirar proveito de recursos disponíveis em smartphones e dispositivos semelhantes, como o acelerômetro (no qual o usuário pode apenas deslizar a imagem para os lados com uma simples inclinação do aparelho).
Já dentro da ferramenta, a publicidade a ser veiculada é completamente personalizável, para que o anunciante possa desenvolver um conteúdo multimídia que seja a sua cara e atinja mais assertivamente seu público-alvo. Botões com call to action, imagens em carrossel e imagens estáticas são alguns dos recursos que podem ser utilizados.
Da mesma forma, a ferramenta permite que os conteúdos sejam carregados mais rapidamente, mesmo em conexões mais lentas, evitando que o usuário se frustre por não conseguir acessá-lo assim que desejar e, consequentemente, aumentando o tempo que passa visualizando o anúncio.
Como utilizar a ferramenta
Antes mesmo de começar a usar o Canvas, é necessário que o anunciante tenha uma estratégia de ação bem definida. Saber qual tipo de experiência será passada para o público, ter à mão os ativos criativos (como textos, imagens e vídeos próprios) e conhecer os modelos oferecidos pela plataforma é essencial.
A ferramenta é bem simples e pode ser facilmente operada. O anúncio (seja personalizado ou feito com modelo pronto) deve ser criado no gerenciador de anúncios, ou por meio da central de criativos, caso já tenha sido publicado. Sempre a partir do Power Editor.
Quando o anunciante já tiver uma publicação e quiser associar seu Canvas a ela, basta:
- acessar o compositor da página criada para o Canvas e a lista suspensa de foto/vídeo;
- selecionar a opção “Criar novo Canvas” e em seguida “Selecionar um campo de Canvas”;
- selecionar o Canvas a ser utilizado no menu suspenso;
- concluir a ação e clicar em “Publicar”.
O próprio Facebook fica responsável por medir números e fazer pequenos relatórios quanto à performance do anúncio, servindo como verdadeiro termômetro para que o anunciante saiba, em tempo real, se sua estratégia está ou não funcionando (e possa tomar providências, em caso negativo).
As possibilidades do Facebook Canvas para anunciantes
Uma ferramenta, feita sob medida, para este tipo de audiência é indispensável, tanto para a rede quanto para os anunciantes. Dados do próprio Facebook noticiam que 82% de sua renda com publicidade em 2016 partiu de anúncios visualizados por dispositivos móveis.
O Canvas oferece uma experiência diferente daquela que ocorre em anúncios comuns, permitindo, inclusive, que o anunciante conheça métricas desenvolvidas para a ferramenta, como média de rolagem e tempo médio de visualizações. Com esses dados, ele pode ajustar a campanha e modificá-la em tempo real, alterando sua direção.
Suas peculiaridades fazem com que seja uma excelente maneira de expandir o alcance da marca do anunciante, uma vez que:
- incentiva a ação com uma página de destino móvel;
- permite que exponha produtos em layout de grade para que o usuário possa pesquisar sobre o anunciante no mesmo local ou em layout “estilo de vida”, pondendo explorar por conta própria a ação;
- permite que ele apresente melhor seu negócio, marca ou serviço de maneira mais envolvente.
Cases de sucesso do Facebook Canvas
Muitos anunciantes já utilizaram a plataforma, criaram boas experiências e tiveram ações bem sucedidas, conforme conta o próprio Facebook.
A Burberry, por exemplo, gigante no setor de vestuário e moda, utilizou a ferramenta para criar um lookbook interativo com demonstrações de presentes para o fim de ano, pensando em facilitar a vida de usuários que optam por fazer suas compras pelo celular e contam com dispositivos móveis para elaborarem suas pesquisas.
A Coca-Cola também utilizou o Facebook Canvas para apresentar seus novos produtos (uma série especial de garrafas de alumínio) e alcançou, apenas com a ferramenta, quase 16 milhões de espectadores e um tempo médio de visualização de seu anúncio de 18 segundos — números excelentes para qualquer campanha na rede.
A ASUS utilizou a plataforma para criar uma campanha diferenciada, a “end bad gifts”, no final de 2015, obtendo resultados excepcionais, como um aumento de 12% na visualização de seus anúncios. Além disso, todos os usuários que clicaram no Canvas acompanhavam-no por pelo menos 12 segundos e cerca de 70% dessas pessoas acessaram o site da empresa em seguida.
A L’Occitane também optou por utilizar o Canvas e obteve resultados acima da média ao criar um conteúdo que informava sobre o funcionamento de seus produtos e principais ingredientes utilizados em sua confecção. Só com a estratégia, já conseguiu um aumento de 11% na lembrança do anúncio em relação aos demais.
Entendeu como o Facebook Canvas funciona e já se sente pronto para utilizá-lo no futuro? Curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Instagram e no LinkedIn para não perder mais nenhuma dica sobre as últimas tendências em marketing digital disponíveis no mercado!