Ações com foco em divulgação online já tomam grande parte do mercado de marketing em todo o globo. A praticidade na divulgação de negócios, baixo custo de investimento em relação a outros canais e grande alcance do público são pontos que fizeram com que as redes sociais se tornassem a primeira opção de empresas na publicação de anúncios.
Mesmo as redes sociais mais simples, entretanto, exigem boas práticas de anúncios. O Facebook — plataforma mais cobiçada e utilizada pela maioria das companhias — tem suas regras e conhecê-las é essencial para quem quer aproveitar o melhor do canal.
Entenda de vez como funciona o Facebook para empresas e como utilizá-lo com eficiência!
Facebook para empresas
As redes sociais já fazem parte do cotidiano da sociedade, sendo o Facebook uma das mais presentes na vida das pessoas: em 2016, a plataforma contou com o acesso diário de 1.13 bilhão de pessoas, sendo 1.03 bilhão via mobile.
Tais dados só evidenciam o que todo empreendedor com visão de negócio já sabe há algum tempo: investir na publicação de anúncios no Facebook é uma das melhores formas de aumentar a visibilidade online e fazer com que a empresa se conecte ao público, aumentando seu reconhecimento.
Os casos de sucesso são muitos e o próprio site faz questão de divulgar empresas que se beneficiaram ao anunciar nele, tendo auxiliado a promoção de pequenas, médias e grandes empresas.
A Central de Recursos para marcas do Facebook
O próprio Facebook possui em sua plataforma um guia com diretrizes e regras gerais para sua no marketing de empresas, compilado em sua “Central de Recursos para Marcas”.
O guia contém informações específicas para além daquelas contidas em seus termos e políticas gerais. Em certas ocasiões, ele determina que é necessário consultar o Facebook para “discutir, descrever sua presença, exibir seu endereço, indicar que seu produto está integrado no site do Facebook ou descrever seus produtos ou serviços e sua relação com a marca.”
A importância de utilizar a marca Facebook com responsabilidade
Saber o que é ou não possível de se fazer com a marca do Facebook é essencial para empreendedores que desejam evitar dor de cabeça, imposição de multas e problemas com a lei.
Quem anda na linha sai na frente, uma vez que pode usar logotipos e atalhos (como o botão curtir, ícone do polegar, etc.) em seus próprios sites e arrebatar mais seguidores em sua página no site.
As melhores práticas de anúncios no Facebook
Não basta investir valores desenfreadamente sem uma boa estratégia: é preciso que o empreendedor entenda o que é mais apelativo para o público. Siga as regras de publicação do Facebook e conte com um sistema que apoie e avalie ações ao longo de sua vida útil.
Conheça as melhores práticas para a publicação de anúncios no Facebook.
Aposte em conteúdo feito para mobile
Os dados não mentem: conteúdos elaborados considerando um design voltado especialmente para smartphones e tablets tendem a satisfazer melhor o público, que consome os conteúdos do Facebook principalmente por meio de apps.
A própria rede, por sua vez, já admitiu que cerca de 84% de sua receita com anúncios vêm do mobile, o que faz com que priorize aqueles que funcionem melhor neste formato. Vale investir.
Invista em vídeos
Os vídeos são responsáveis pelo significante aumento da permanência do usuário na plataforma, motivo pelo qual o Facebook acompanhou a tendência e passou a investir pesado em conteúdo neste formato.
Por isso, acertam aqueles que produzem vídeos e lives no Facebook e apostam neles como meio de aumentar a duração da exibição de seus anúncios, ganhando maior visibilidade.
Acompanhe as medições fornecidas pelo site
As informações geradas pelo próprio Facebook constituem métricas a serem constantemente acompanhas pelo responsável pelos anúncios, embasando a continuação de exibição desses ou alteração de rumo de ações de marketing.
Como boas práticas aumentam o alcance dos anúncios
A política de anúncios do Facebook permaneceu a mesma durante anos: a chamada “regra dos 20%” fazia com que o site rejeitasse qualquer anúncio que tivesse em sua imagem número superior a 20% de texto adicional ou excessivo.
Para auxiliar o anunciante, dispõe inclusive de ferramenta para que ele possa fazer o upload e ter sua imagem avaliada, o Text Overlay. Slogans e logotipos, imagens que contam com sobreposições (a exemplo de marcas d’água) e números são todos considerados texto para tal fim.
Nova regra de anúncios
No ano de 2016, entretanto, o Facebook fez uma revisão da regra, passando a aceitar imagens cuja quantidade de texto ultrapasse 20% de seu tamanho.
Entretanto, é aí que as boas práticas de anúncios entram e fortalecem a veiculação daqueles que sabem como se utilizar da plataforma e extrair dela o melhor possível: os anúncios que excederem os 20% até então permitidos não contarão com a mesma visibilidade daqueles que estiverem dentro da antiga regra.
Utilizar imagens com quantidades excessivas de texto, assim, acaba por prejudicar o alcance da mensagem publicitária, comprometendo a performance do anúncio e a estratégia de marketing adotada como um todo.
O anúncio será avaliado como baixo, médio ou alto. O próprio Facebook alerta aos que excederem os 20% sobre a possibilidade de menor alcance da imagem e o post pode ser adaptado a fim de ter melhor desempenho.
Conte com o auxílio de agências especializadas para veicular anúncios
Contar com agências de marketing que já entendem por completo o funcionamento dos anúncios em redes sociais e como atingir o público (especialmente pelo Facebook) é essencial para quem quer ter um bom desempenho.
Investir no auxílio de profissionais qualificados não é gasto, afinal, uma campanha mal executada pode ocasionar em grande perda de dinheiro e crescimento para o seu negócio. Boas agências sabem como elaborar projetos adequados, acompanhar métricas em tempo real e elaborar soluções para entregar resultados acima da média.
E então, entendeu como o auxílio de agências especializadas é vital para a veiculação de anúncios no Facebook para empresas? Conheça os serviços prestados pela DDWB e garanta a ajuda de profissionais de qualidade para a elaboração de uma estratégia de marketing de sucesso para o seu negócio.