A tecnologia está em constante evolução, por isso é necessário estar sempre atento às tendências em redes sociais para o próximo ano. Se antecipar e conhecer quais serão as estratégias que vão garantir a atenção do consumidor é o movimento ideal para a garantia de bons resultados.
Nesse sentido, o poder das redes sociais é inestimável. Elas são capazes de mudar os rumos dos negócios a partir de estratégias eficazes e sem a necessidade de grandes investimentos. No entanto, é necessário estar atento às novas tendências e atualizações, evitando ficar para trás.
Na medida em que as tendências em redes sociais aparecem, as empresas precisam adaptar as suas estratégias conforme a preferência do público e, assim, seguir conquistando a atenção dos consumidores.
Para te ajudar a saber quais são as tendências em redes sociais para o ano que vem, a gente separou abaixo algumas apostas certeiras para você ficar de olho. Continue a leitura e se prepare para traçar novas metas!
Os conteúdos vão se tornar mais personalizados
A evolução das análises de dados permite uma definição cada vez mais precisa do público-alvo de cada empresa, proporcionando a possibilidade da criação de um conteúdo personalizado e baseado nos interesses de cada consumidor.
Os usuários se interessam por interações personalizadas, uma das principais características do marketing de conteúdo. Com a utilização dessa estratégia, as empresas conquistam melhores resultados ao demonstrarem a importância de cada cliente, construindo uma conexão emocional e gerando a fidelização entre consumidor e marca.
Os vídeos vieram para ficar
Com o crescimento massivo dos vídeos em 2017, é esperado que esse meio de se comunicar com o público se torne ainda mais utilizado no próximo ano. Os vídeos instantâneos proporcionados pelo Instagram e Snapchat estão entre os grandes responsáveis por esse crescimento do engajamento do público com os vídeos.
Para você ter uma ideia, mais de 200 milhões de pessoas utilizam o Instagram Stories todos os dias. Isso significa que, se uma empresa pretende conectar-se de uma forma mais pessoal com o seu público por meio de vídeos, é necessário começar a investir na produção de conteúdo para essa rede social.
Uma das estratégias que mais chamam a atenção dos usuários são vídeos para redes sociais que mostram os bastidores das marcas e como funciona a rotina dos funcionários. Empresas que produzem vídeos assim garantem a confiança do seu público, estreitando ainda mais o relacionamento entre ambos.
O número de acessos via mobile vai crescer ainda mais
Quando foi lançado, o Facebook foi criado apenas para a utilização via desktop. Com a evolução da tecnologia e o crescimento do número de pessoas com smartphones e internet, uma versão mobile foi desenvolvida. Em razão disso, segundo pesquisas, em 2020, cerca de 59% dos usuários do Facebook utilizarão a rede apenas em sua versão mobile.
Investir em materiais exclusivos para os consumidores que buscam conteúdo apenas durante a utilização dos seus aparelhos móveis é uma das tendências em redes sociais que fará a diferença em 2018.
Os chatbots vão evoluir
Uma das grandes tendências em redes sociais são os chatbots dentro de aplicativos de mensagens. Configurados por meio de comandos específicos ou inteligência artificial, eles oferecem soluções rápidas e práticas para clientes que buscam suporte das marcas online.
Uma das principais vantagens de utilizar essa ferramenta é a diversidade de funções que podem ser exercidas. Além de funcionar como um suporte ao cliente 24 horas por dia, os chatbots são capazes de coletar dados, analisar informações sobre a saúde dos usuários, aumentar as vendas e aproximar o relacionamento com o consumidor.
Haverá mais investimento das marcas em digitais influencers
Hoje em dia, os consumidores valorizam as propagandas que são realizadas com mais autenticidade. Empresas e marcas que buscam digitais influencers que fazem parte do cotidiano dos usuários garantem uma divulgação eficiente.
Ainda assim, é necessário definir quais são os objetivos e perspectivas da marca antes de finalizar uma parceria com um digital influencer. Com esse planejamento finalizado, a escolha do melhor profissional vai se tornar mais eficiente, proporcionando um ROI (Retorno Sobre Investimento) positivo.
A evolução da realidade aumentada para mobiles vai surpreender
De forma prática, rápida e interativa, a realidade aumentada proporciona novos engajamentos para o público das marcas. A princípio, essa ferramenta vai se destacar para os jogos mobile, mas se espera que, em 2018, essa tecnologia evolua para as redes sociais como forma de interação.
É esperado ainda para o próximo ano que as marcas ofereçam ferramentas para que os usuários possam visualizar seus produtos em suas casas por meio da realidade aumentada, proporcionando uma nova experiência aos consumidores.
A Geração Z vai se tornar o novo foco das marcas
Segundo uma pesquisa realizada pela Goldman Sachs, a geração Z possui mais valor para as marcas do que os Millennials. Esse grupo está chegando no mercado de trabalho aos 20 anos e aumentando o seu poder de compra, se tornando o público ideal para as empresas.
Uma das mais fortes tendências em redes sociais para 2018 é o foco na Geração Z, principalmente nos aplicativos como Snapchat e Instagram, os favoritos desse grupo.
As redes sociais similares vão continuar recebendo atenção
Mesmo oferecendo as mesmas funções como o Stories, as redes sociais como Instagram, Snapchat e Facebook devem continuar recebendo a mesma atenção das campanhas de marketing das marcas.
Isso acontece porque apesar de similares, as redes possuem usuários com comportamentos diferentes. Enquanto o Snapchat segue o favorito da Geração Z, o Instagram avança na frente com os Millennials e o Facebook é o preferido da Geração X.
O ideal é ter um nicho de público estruturado e utilizar a rede social que melhor se adapta ao perfil do seu consumidor, sempre utilizando ferramentas de métricas e monitoramento dos resultados obtidos.
Por fim, se o seu desejo é conquistar o consumidor com uma boa campanha nas redes sociais, é ideal contar com a ajuda de uma agência de marketing digital, especializada em Inbound Marketing e Mídia de Performance para obter os melhores resultados.
Buscando sempre integrar as suas ações em conjunto com os clientes, além de criar estratégias unificadas para as necessidades de cada marca, uma agência pode oferecer um atendimento personalizado e especializado em bons resultados.
O que você achou das tendências em redes sociais para 2018 que listamos neste post? Se você curtiu o conteúdo, continue a leitura em nosso blog, confira as tendências em marketing digital para o próximo ano e fique por dentro do que vem por aí!