Fique por dentro de 6 principais ferramentas de Inbound Marketing

11 de março de 2019
PUBLICADO EM blog
11 de março de 2019 Marcelo Rama

Um bom profissional de marketing deve estar sempre antenado às tendências e novidades do mercado, uma vez que a cada dia surgem novas tecnologias. Pensando em empresas, expandir a atuação, buscar novos consumidores e gerar valor à marca é essencial. Se você também está em busca disso, precisa conhecer as principais ferramentas de Inbound Marketing.

O Inbound é um conjunto de estratégias que vem mudando a forma de atuação das organizações e gerando muitos resultados. Pensando nisso, criamos este artigo com as principais ferramentas envolvidas, que podem ajudar na execução e organização do trabalho. Vamos conferir?

O que é o Inbound Marketing?

Antes de falarmos nas ferramentas de Inbound Marketing nós precisamos definir muito bem esse conceito. A base do Inbound está em atrair os potenciais clientes por meio de conhecimento, oferecendo uma boa experiência. O foco deixa de estar nos produtos para ser colocado no cliente, em atender as suas necessidades e expectativas.

O coração do Inbound Marketing é a criação de conteúdo. Materiais relevantes para o público, com uma linguagem adequada, que gerem valor. Percebe-se que cada vez mais as empresas estão investindo em blogs, redes sociais, e-mail marketing, busca orgânica e outros. Esse é um efeito do Inbound!

Quais são as principais ferramentas de Inbound Marketing?

Para aplicar o Inbound Marketing você deve pensar em diferentes frentes e canais. Para isso as ferramentas são necessárias. Então, agora, vamos focar no ponto principal deste conteúdo e apresentar aquilo que você deseja realmente conhecer para alavancar os resultados da sua empresa!

1. WordPress — Blog

Uma das principais ferramentas de Inbound Marketing é o WordPress. Ele é a plataforma de criação de sites, blogs e aplicativos. É uma plataforma de código aberto e bastante intuitiva.

O WordPress é a solução mais utilizada no mundo para a criação de sites, por isso, é fácil encontrar um programador que tenha esse conhecimento e, assim, você não terá dificuldades para manter as páginas atualizadas e bem configuradas.

Outro ponto importante dessa ferramenta é a possibilidade de inserir novos recursos por meio de plugins. Um dos exemplos de plugins é o Yoast. Ele é focado em SEO — Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca. As técnicas de SEO são aquelas que podem colocar seus conteúdos nas primeiras posições da busca orgânica.

O Yoast faz uma análise das suas páginas e mostra o que fazer para melhorar e ganhar mais pontos com o Google, Bing e demais buscadores.

2. Pipedrive — CRM

As ferramentas de Inbound Marketing devem ser planejadas para todos os processos. As estratégias devem atrair os potenciais consumidores, fazê-los interagir com os conteúdos, deixar seus dados de contato, buscar mais conhecimento até o momento da compra e, finalmente, fechar o pedido. Após isso ainda há o trabalho de pós-venda com o intuito de fidelizar e gerar recorrência nas vendas.

Analisando essa jornada de compra é interessante buscarmos uma solução para trabalhar os dados dos leads, ou seja, um CRM — Customer Relationship Manager.

Um dos principais CRMs do mercado é o Pipedrive. Ele tem uma plataforma simples, intuitiva e bastante interessante para o usuário. Você pode inserir as informações de cada lead e ainda encaixá-lo em posições de acordo com a jornada de compra.

Utilizando um CRM seu processo de venda fica bem organizado e você poderá identificar melhores práticas e tomar as decisões na hora certa, aumentando a taxa de conversão.

3. RD Station — Automação de marketing

O RD Station é outra grande ferramenta de Inbound Marketing. A empresa brasileira criou uma solução bem completa para automação de marketing, contemplando fluxos de nutrição, criação de e-mail marketing, landing page e outros recursos.

Com o RD as ações de marketing podem ser bem simplificadas, automatizando a rotina e garantindo um bom atendimento e nutrição aos seus leads e clientes.

4. MailChimp — E-mail marketing

O MailChimp é uma plataforma gratuita para a criação de e-mail marketing. É uma das soluções mais usadas em todo o mundo para essa aplicação e apresenta diversas possibilidades.

Você pode criar designs diferentes para os e-mails, fazer testes de abertura e cliques e manter toda a sua base de contatos bem engajada.

5. SEMrush — Palavras-chave

Fazer uma boa pesquisa de palavra-chave é um passo inicial para a criação dos conteúdos, que por sua vez representa o coração do Inbound Marketing, como já falamos.

Para criar conteúdos de sucesso é preciso entender o que e como o seu público busca as informações, encontrando os termos e o tipo de linguagem. A partir daí você estabelece os assuntos e cria os conteúdos. Suas páginas também devem receber estrategicamente as palavras-chave para um bom trabalho de SEO.

Então, para encontrar quais são as palavras-chave mais adequadas você pode usar o SEMrush. Essa é uma das principais ferramentas de Inbound Marketing porque mostra um relatório do termo que você está considerando para o conteúdo. Ele indica o volume de buscas, a competitividade no mercado, a estimativa de lances para anúncios e até dá dicas de termos relacionados.

6. Google Analytics — Análise de dados

Por fim, não podemos nos esquecer do Google Analytics. Afinal, é essencial para qualquer negócio, principalmente para comércio eletrônico a utilização dessa ferramenta.

O Analytics cria uma análise completa das suas páginas, mostrando o fluxo de visitantes, o comportamento deles dentro do site, o tempo que eles passam navegando pelas páginas, os conteúdos mais acessados e muito mais.

É importante salientar que o marketing sempre deve ser direcionado por números e resultados para que tenha bons efeitos. Para isso, contar com o Analytics faz muito sentido!

O Google Analytics vale também para quem não tem um e-commerce. Ele pode ser utilizado para analisar dados e outras conversões diferentes de compras, como geração de leads, entender o comportamento dos visitantes de uma página, origem, entre outros.

Portanto, neste artigo nós conhecemos as 6 principais ferramentas de Inbound Marketing que você deve estudar e utilizar no seu negócio para conseguir atrair, converter, fechar as vendas e fidelizar seus consumidores.

Cada ferramenta mostrada tem uma função e importância, então não deixe de considerar cada uma! Sabemos que implantar tudo isso pode gerar um grande trabalho. Por isso, contar com a ajuda de uma empresa especializada pode fazer toda a diferença, uma vez que os profissionais têm toda a experiência e capacidade para gerar as melhores estratégias.

Então, se você quer começar agora mesmo a explorar essas e outras ferramentas de Inbound Marketing, entre em contato conosco e vamos criar um belo plano de ações!