Diante o momento que vivemos, se torna necessário reavaliar as formas de trabalho. O home office se tornou uma alternativa para os diversos tipos de negócio. Por isso, adaptar a sua rotina para conseguir trabalhar de forma remota é fundamental para vencer alguns dos desafios do isolamento social.
Nem todas as empresas e profissionais têm a flexibilidade necessária para atuar dessa forma. Mas para o setor de tecnologia e comunicação, por exemplo, muitas vezes é possível abraçar o trabalho remoto e realmente conseguir ter uma boa execução trabalhando de qualquer lugar.
Existem algumas práticas de home office para profissionais de marketing que podem aumentar a produtividade e melhorar o desempenho no dia a dia.
Confira!
As melhores práticas de home office para profissionais de marketing
O home office para profissionais de marketing pode trazer diversos benefícios. Para isso, é necessário, no entanto, ter alguns cuidados para conseguir ter uma boa performance.
Reserve um local confortável e com boa estrutura
O primeiro cuidado necessário para os profissionais de marketing que vão trabalhar com home office é ter um local reservado para o trabalho. Nada de misturar o sofá ou a cama com o dia de trabalho: uma boa produtividade exige uma mesa organizada, em um lugar tranquilo da casa, com uma cadeira confortável.
Esses detalhes serão fundamentais para manter não só a concentração, como também a qualidade de vida e a saúde dos profissionais.
Defina horários de trabalho
Ter horários de trabalho bem definidos também é uma excelente estratégia para conseguir manter a produtividade e a qualidade do trabalho.
Trabalhar em casa pode fazer com que as pessoas percam um pouco da noção de tempo e acabem começando a trabalhar mais cedo ou terminando os trabalhos além do horário comercial.
Para que isso não prejudique sua qualidade de vida e nem a do seu trabalho, estabeleça horários: limite os horários de trabalho, defina o horário de almoço e uma possível pausa para o lanche.
Utilize ferramentas de auxílio
Ferramentas de auxílio e tecnologia podem ser excelentes alternativas nesse momento. Existem diversas plataformas que ajudarão os profissionais a organizarem suas tarefas, suas prioridades, aumentando a produtividade e permitindo uma melhor gestão de tempo.
Além disso, também existem ferramentas que ajudam a melhorar a comunicação entre os colaboradores, possibilitando o compartilhamento de documentos, ideias e perspectivas a respeito das tarefas que estão sendo executadas.
Defina prioridades e um cronograma
Estabelecer as prioridades do trabalho é uma forma de manter a produtividade e entregar ainda mais performance todos os dias.
Então, defina semanalmente um cronograma de atividades. Selecione as tarefas por ordem de prioridade mas tenha em mente que pode ser necessário, em alguns momentos, reajustar esse cronograma.
Mesmo sujeito a alterações, é importante tê-lo estabelecido para nortear o seu dia a dia e garantir que todas as obrigações sejam cumpridas da melhor forma possível.
Cuide da saúde mental
O cuidado com a saúde mental é fundamental para melhorar os resultados e garantir que o profissional consiga conciliar o trabalho remoto com a vida pessoal.
Como foi dito anteriormente, não é raro encontrarmos situações em que o trabalho remoto se mistura com a vida pessoal e acaba fazendo com que os profissionais percam o tempo e o interesse em se cuidar.
Mantenha uma rotina com coisas que te fazem bem, como ler um livro, assistir um filme ou ter algum momento para se dedicar a uma atividade que realmente gosta.
Isso é importante não só para relaxar mas também para conseguir separar os momentos de trabalho e de vida pessoal, por exemplo.
Faça uma gestão do trabalho
É importante avaliar como está o seu trabalho. Se você está começando a fazer home office agora, é importante perceber quais estão sendo suas maiores dificuldades, o que está sendo mais fácil, onde estão seus maiores gargalos e, a partir daí, avaliar o que precisa ser melhorado nas próximas semanas para que a sua performance e resultados sejam cada vez melhores.
Essa gestão do trabalho também irá ajudar a reduzir a quantidade de horas extra e garantir que você consiga performar bem, mantendo sua rotina sem prejudicar a vida pessoal.
Tenha disciplina
A disciplina é importante e talvez um dos maiores desafios do home office. Isso porque, dentro de casa costumamos ter várias distrações que podem ser prejudiciais à performance no trabalho. Por isso, é importante que o profissional consiga ter disciplina para executar suas tarefas com tranquilidade.
Para quem está começando o home office agora, é o momento de identificar quais são as suas maiores distrações, quais são os maiores desafios e o que pode estar prejudicando a performance no trabalho remoto. Identificando as distrações, é hora de agir para evitá-las para manter o foco e a disciplina.
Sendo disciplinado no cumprimento dos horários definidos, como citado anteriormente, você terá grandes chances de garantir a execução do seu cronograma semanal. O home office, apesar de estar sendo imposto em um momento delicado, é um movimento muito comum em várias partes do mundo, e o Brasil começou a abraçar esse modelo de negócio já há algum tempo.
Muitas empresas ainda têm uma certa resistência para implantar o trabalho de forma remota e confiar que, mesmo fora dos padrões de escritório e de gestão in loco, todos os profissionais envolvidos atuarão com qualidade e com foco em resultados.
A realidade é que, com tanta tecnologia, também é possível garantir uma boa gestão e resultados, mesmo transformando a realidade da empresa. Só é necessário confiar no trabalho remoto e no potencial de seus colaboradores.
Seu home office mais confortável!
O segredo para conseguir trabalhar bem é garantir as melhores práticas de home office para os profissionais de marketing e executá-las com cuidado. Sempre observe como você está desempenhando suas funções e quais são os seus desafios. Assim como nas estratégias de marketing, é interessante realizar alguns “testes A/B” nesse momento de adaptação, para encontrar aqueles detalhes que farão toda a diferença daqui para a frente.
Quer continuar aprendendo sobre como se adaptar a esse momento? Que tal conseguir manter a qualidade do trabalho e construir uma empresa de sucesso mesmo em um momento de incertezas? Assine nossa newsletter e receba as dicas diretamente na sua caixa de entrada!