Identidade visual da empresa: 7 razões para contratar uma agência

16 de julho de 2018
PUBLICADO EM blog
16 de julho de 2018 Marcelo Rama

Você já parou para pensar na importância de ter uma identidade visual da empresa? Se a resposta para essa pergunta for não, é hora de ler este texto para entender como essa questão pode ser o diferencial que falta para a sua marca crescer no mercado!

Existem diversos fatores que fazem a diferença no sucesso de uma empresa com o seu público-alvo. A identidade visual é um deles, e precisa ser elaborada por uma agência de qualidade para atingir os objetivos esperados.

Quer transformar a sua empresa em uma marca reconhecida? Então continue a leitura e confira 7 razões para contratar uma agência e começar a conquistar os seus objetivos!

O que é a identidade visual de uma empresa?

Qual seria a identidade própria da sua marca? Qual a imagem que ela passa quando a vemos nas ruas, canais de televisão, revistas ou internet? O que sua marca desperta no seu público?

Identidade visual é aquilo que torna você singular, ou seja, é um conjunto de elementos, principalmente gráficos, que faz com que sua marca se torne única e seja representada visualmente de forma simples e clara.

É a forma mais fácil de as pessoas lembrarem do seu negócio pela representatividade que sua identidade visual carrega.

Por meio de logotipos, mascotes, cores etc., é possível mostrar onde e como é sua atuação no mercado e para qual público você é direcionado.

Qual é a importância de elaborar uma identidade visual da empresa?

Independentemente da área em que a sua companhia atua, ela tem um público-alvo e precisa ser encontrada para obter lucros. Contudo, para que os possíveis consumidores encontrem o seu negócio, o principal ponto de partida é a criação de um material fácil de ser reconhecido e que fortaleça a lembrança da marca.

A identidade visual da empresa vai além do logotipo, ela representa todos os elementos relacionados à comunicação, principalmente gráfica. Isso envolve as cores, fontes, mascotes, papelaria corporativa, layouts das redes sociais etc.

Ao construir uma identidade visual, as empresas conseguem se posicionar no mercado como uma marca relevante e melhoram a lembrança de imagem do público.

Algumas vantagens são:

Atração

Atrair o público correto e ainda aumentar o potencial de simpatia de outros consumidores é uma das vantagens em se ter uma boa identidade visual.

Uma loja sem uma identidade visual específica não irá atrair clientes! Afinal, as pessoas se perguntarão: o que será que se vende naquele local? Serão poucas as que irão entrar para realmente tomar conhecimento dos produtos!

A mesma coisa vale para a sua marca! O que ela vende? Qual seu ramo de atuação? Pra quem ela é destinada? A identidade visual é capaz de atrair o seu público-alvo!

Fortalecimento

Além de atrair o público é necessário se fortalecer perante a ele. Uma identidade visual clara e com logotipo único faz com que você seja lembrado no seu ramo de atuação.

Esse fortalecimento pode levar sua marca a ser tida como referência de determinado produto. Veja o exemplo da Gillette, ela produz lâminas de barbear e, provavelmente, você já substituiu o nome correto do produto pelo nome da marca! Você tira fotocópias ou Xerox? Você compra Cotonetes ou hastes flexíveis?

Veja o quanto essas marcas são fortes! Isso nos mostra que a identidade visual junto ao marketing foi muito bem trabalhada e a marca acabou virando um sinônimo direto do produto.

Expansão

Com uma boa identidade visual você expande seu público! O alcance visual da sua marca se torna muito maior! É mais fácil se lembrar de um logo, de um jargão ou de um mascote do que da marca como um todo.

Aposto que você sabe a marca que possui o famoso jargão: “todo mundo usa!”, ou do produto que traz a “energia que dá gosto” e se lembra de sanduíches quando vê uma imagem do famoso mascote Ronald Mcdonald!

Claro que esses exemplos são virais! E para buscar essa expansão contar com uma agência especializada em publicidade é o grande diferencial.

Fidelização

A facilidade em reconhecer sua marca, ter empatia por ela e isso aliado ao bom serviço prestado, consequentemente, irá levar seu público a se tornar um consumidor fiel.

É nesse ponto que a melhor publicidade acontece, aquela que é passada de pessoa para pessoa. Onde a recomendação boca a boca leva você a muitos clientes.

Ficar marcado no subconsciente das pessoas as leva a recomendar a marca, descrevendo todos os seus pontos positivos.

O que é o efeito Halo?

Você conhece a expressão “a primeira impressão é a que fica”? Essa é a base desse fenômeno em nosso subconsciente. Em resumo, esse efeito se baseia na teoria de que quando precisamos fazer alguma avaliação a respeito de uma marca, a primeira experiência relacionada a essa empresa é a que pesa mais no julgamento.

Dessa forma, a primeira impressão transmitida por uma empresa é o seu logo, fachada, redes sociais, ou seja, a sua identidade visual. Quando um consumidor tem uma boa experiência com esses materiais da sua marca, as chances de se tornar um cliente são altas.

Com certeza você tem memórias afetivas com comercias ou mascotes. Isso é fruto de um grande trabalho de publicidade em sintonia com a identidade virtual de uma empresa.

É quase certo que você se recorda dos comerciais da Bombril, onde foi popularizado a marca da lã de aço! E a propaganda da Brastemp como seu famoso jargão: “não é assim uma Brastemp!” que acabou virando sinônimo de qualidade! E quem não morreu de amores e fofura, claro, com os mamíferos da Parmalat?

Viu como a impressão que se passa é importante? A avaliação do público será tão positiva quanto a imagem que você conseguir passar!

Quais são as vantagens de contratar uma agência para elaborar esse serviço?

Existem diversos benefícios que uma marca pode garantir ao contar com o auxílio de profissionais especializados para trabalhar com a identidade visual da empresa.

Pensando nisso, separamos uma lista com algumas vantagens de contratar uma agência para desenvolver a sua identidade visual e garantir melhores resultados! Vamos lá?

1. Contar com profissionais preparados

Uma agência conta com o trabalho de pessoas capacitadas que possuem conhecimento para desenvolver os melhores serviços aos seus clientes. Portanto, pode ter certeza que o material elaborado por essa empresa vai ser de alta qualidade e especialmente criado para agradar o seu público-alvo.

Uma identidade visual de qualidade demanda estudo de mercado, público e como o seu consumidor se comporta, uma vez que esses dados são essenciais para elaborar uma comunicação atraente.

2. Atender as demandas específicas da sua empresa

Você sabe quais são as cores que mais atraem a atenção no psicológico do seu consumidor? Qual é a melhor tipografia para transmitir a imagem que a sua marca deseja? Todas essas informações são estudadas por uma agência na hora de criar uma identidade visual.

3. Obter recursos tecnológicos para suprir as necessidades do mercado

Os softwares atuais proporcionam infinitas possibilidades aos profissionais de criação e, dessa forma, ao contar com o serviço de uma agência completa você estará em contato com as melhores ferramentas para desenvolver a identidade visual da empresa com uma qualidade incomparável.

Em um mundo onde o visual está se tornando o grande responsável pela conquista de novos clientes, a sua marca não pode ficar para trás e perder a oportunidade de trabalhar com grandes profissionais.

4. Trabalhar para enfatizar o posicionamento da marca

Você deseja transmitir uma imagem mais séria ou descontraída da sua empresa? Utilizar uma linguagem mais informal ou investir em um público mais sofisticado?

Essas decisões influenciam na identidade visual da empresa e podem ser essenciais para desenvolver o posicionamento da marca perante o público-alvo. Uma agência vai auxiliar a descobrir qual é a melhor forma de se conectar com as pessoas corretas.

5. Reinventar o conceito da sua marca

Atualmente, as mudanças ocorrem muito rápido e é preciso ficar atento para acompanhar as inovações e tendências, inclusive quando se trata da identidade visual da empresa.

Sempre existem pontos a serem melhorados, aperfeiçoados e otimizados na comunicação visual de uma empresa. Um exemplo disso são os ajustes do Google que acontecem constantemente. Sem contar as versões especiais do seu logotipo que são divulgadas em datas comemorativas.

6. Usufruir de profissionais criativos que trabalhem com a simplicidade

Embora chamativa e atraente, a identidade visual da empresa precisa ser construída de maneira mais descomplicada para ficar gravada na mente do consumidor com facilidade.

Com os recursos tecnológicos disponíveis, é possível construir uma identidade visual visando elementos simplificados e originais, fazendo com que a sua marca seja única no mercado.

Uma agência vai ser capaz de construir elementos simples e coesos conforme as necessidades da sua empresa, proporcionando retornos expressivos com facilidade.

7. Economizar com funcionários

A elaboração da identidade visual da empresa precisa ser realizada por um profissional, portanto, sem uma agência completa você teria de contratar um funcionário ou uma equipe para realizar esse trabalho.

Contratar uma agência de publicidade capaz de formular a identidade visual de sua empresa é um investimento! Afinal, com isso você conseguirá atingir um público maior.

Aliando as estratégias de marketing com a imagem que a empresa deseja transmitir por meio de logos, flyers, redes sociais etc. a experiência do usuário será muito mais agradável, gerando mais vendas e, logo, um maior retorno financeiro.

Qual a hora de se reinventar?

A identidade visual de uma empresa não deve ser mudada a todo momento. Afinal demora-se muito tempo para consolidar um logotipo e atrelá-lo diretamente aos seus negócios.

Entretanto, modernizá-los pode ser fundamental para que sua identidade visual continue viva. E qual é esse momento? Qual a hora de repaginar seu logotipo ou seu mascote?

Alteração nos serviços prestados ou produtos oferecidos

Com o passar dos anos o portfólio da sua empresa cresceu, os tipos de serviços prestados ou os produtos oferecidos sofreram grandes expansões, juntamente o crescimento da marca em si.

Talvez esse seja hora de repensar se sua identidade visual está em consonância com seu leque de serviços e produtos atuais.

Parceria com empresas no mesmo ramo

Sua empresa se uniu com outra no mesmo ramo com a intenção de buscarem mais mercado e consequentemente maior diversidade de público. Se cada empresa tiver seu logotipo talvez esse objetivo não seja cumprido.

Que tal apostar em uma reformulação dos logos, mascotes etc., mostrando a nova abordagem das marcas?

Identidade desatualizada em termos de design

O tempo passou, sua marca que surgiu há décadas e ainda continua firme e forte no mercado, comi a mesma identidade visual.

Nesse tempo, as ferramentas de design foram aprimoradas juntamente com o avanço em questões de como se fazer publicidade.

Dar uma nova roupagem a sua identidade visual pode ser uma excelente estratégia de marketing! É claro que não são necessárias mudanças bruscas! Preservar o que já está consolidado na mente do público é fundamental.

O lance aqui, seria apenas uma modernização, talvez uma leve mudança de traços aliada com uma alteração nos tons das cores, alterações sutis com o intuito de se renovar!

Observe que, criar e viralizar a identidade visual de uma empresa está longe de ser uma tarefa fácil. É essencial contar com boas empresas do ramo de publicidade e propaganda. Afinal, um logo que, sem a intenção, cause algum constrangimento a uma parcela da população, irá manchar a reputação da sua marca por um bom tempo.

Sendo assim, ao contratar uma agência a sua empresa não vai precisar se preocupar com outra burocracia, a não ser criar a melhor identidade visual que esteja adequada às suas necessidades.

As agências oferecem diversos serviços para ajudar o desempenho da sua empresa. Contar com esses profissionais é essencial na busca por melhores resultados, lucros e clientes satisfeitos com a sua marca, superando as expectativas e criando novas oportunidades.

Finalizando, não podemos deixar de lembrar que a identidade visual da empresa demanda um monitoramento contínuo. Desde a sua criação até uma possível necessidade de atualização, contar com uma agência para realizar esse serviço otimiza o processo.

Gostou do nosso post sobre as razões para se contratar uma agência que desenvolva a identidade visual da sua empresa? Então entre em contato conosco e veja quais as soluções que podemos oferecer a você!