26 de janeiro de 2016 Marcelo Rama

DDWBEsse formato de campanha com certeza deveria estar presente em qualquer e-commerce. É o formato de campanha mais importante e com o segundo melhor ROI(retorno sobre o investimento) do Google Adwords, perdendo somente para o Google Shopping, que foi citado no post anterior.

Com esse formato de campanha, conseguimos impactar o cliente com banners dinâmicos; e estes vão apresentar para o seu cliente informações como: produto, preço e imagem daquele produto que ele havia visto recentemente em seu site. Esse banner é gerado para todos os formatos disponíveis, e é ajustado automaticamente para qualquer site que faça parte da rede de display do google.

A rede de display do Google possui mais de um milhão de websites, vídeos e aplicativos onde seus anúncios podem ser exibidos, sendo assim, a chance de impactar novamente esse cliente é altíssima.

Para configurar essa conta você precisa ter um feed cadastrado no Google Merchant com todos os seus produtos, vincular a conta ao Google Adwords e instalar as tags dinâmicas do Google Adwords em seu site, dependendo de qual plataforma você utiliza, essa funcionalidade já estará disponível para você habilitar automaticamente, apenas informando os dados de sua conta do google adwords, essas tags vão monitorar as páginas visualizadas e os produtos que o seu cliente está visualizando. Com elas instaladas corretamente conseguiremos acompanhar os clientes da seguinte forma:

Visitantes em Geral
Essa é a lista dos usuários que acessaram o seu site e ainda não visualizaram nenhum produto.
Nessa Lista normalmente iremos trabalhar com um valor de CPC menor.

Pessoas que visualizaram produtos
Essa é a lista de todos os usuários que já visualizaram um produto anteriormente em seu site, o usuário vai ser impactado com os produtos que ele já demonstrou interesse.
Nessa lista já conseguimos trabalhar com um valor de CPC um pouco maior.

Usuários que abandonaram o carrinho de compras
Essa lista é muito poderosa, devemos trabalhar com um lance de CPC bem agressivo, porque impactaremos o usuário que já chegou até o carrinho de compra com o produto desejado e acabou desistindo por algum motivo. Ele vai ser impactado com um banner que vai conter exatamente esse produto, aumentando muito a chance de conversão. O lance deve ser alto para que você ganhe a concorrência com os demais anunciantes da rede de display.

Antigos Compradores
– Excelente lista também, vamos atingir diretamente os seus clientes, usuários que já realizaram uma compra em sua loja, essa lista tem um ROI muito bom e deve ter um lance agressivo também.

Para deixar essas listas ainda mais otimizadas, depois que você definir o lance por listas, ainda pode realizar ajustes de lance através das informações demográficas como sexo, idade e Status parental (Com filhos, Não tem Filhos e Desconhecido)

Esse formato de campanha possui uma inteligência incrível e deve ser implementada com prioridade em sua campanha caso você tenha uma loja virtual, logo após a campanha do Google Shopping.

Essa campanha pode ser utilizada para campanhas de diversos negócios como: Ensino, Vôos, Hotéis e Alugueis, Empregos, Imóveis, Viagens e Varejo .

Para saber mais sobre esse formato de campanha, acesse o link abaixo:
https://support.google.com/adwords/answer/6077124?hl=pt-BR